prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Bahia’

Bahia tem 3.185 novos casos da Covid-19 e 100 mortes; ocupação dos leitos de UTI adulto é de 85% no estado De acordo com a Sesab, taxa de letalidade é de 1,88%. Desde o início da pandemia foram 791.481 casos confirmados, 760.511 são considerados recuperados, 16.084 estão ativos e 14.886

Confira dados atualizados da pandemia de Covid-19 em todo estado

Confira dados atualizados da pandemia de Covid-19 em todo estado

A Bahia registrou 100 óbitos e 3.185 novos casos da Covid-19, segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), neste sábado (27).

Apesar de os óbitos terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram contabilizados neste sábado. Desde o início da pandemia, foram registradas 14.886 mortes, representando uma letalidade de 1,88%.

Dentre os óbitos, 55,75% ocorreram no sexo masculino e 44,25% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,89% corresponderam a parda, seguidos por branca com 21,36%, preta com 15,20%, amarela com 0,50%, indígena com 0,13% e não há informação em 7,91% dos óbitos.

O percentual de casos com comorbidade foi de 67,98%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (74%).

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.185 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 3.662 recuperados (+0,5%).

De acordo com o boletim, dos 791.481 casos confirmados desde o início da pandemia, 760.511 já são considerados recuperados e 16.084 encontram-se ativos.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.113.134 casos descartados e 184.933 em investigação. Ainda de acordo com a Sesab, no estado, 45.236 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h deste sábado.

O boletim completo pode ser acessado pelo site da Sesab e pela plataforma disponibilizada pela Secretaria.

Outros dados

O boletim traz ainda informações sobre a vacinação e a situação da regulação de pacientes com coronavírus.

Às 15h deste sábado, 185 solicitações de internação em UTI Adulto Covid-19 constavam no sistema da Central Estadual de Regulação da Bahia.

Outros 127 pedidos para internação em leitos clínicos adultos Covid-19 estavam no sistema. Este número é dinâmico, uma vez que transferências e novas solicitações são feitas ao longo do dia.

Sobre a vacinação, a Bahia possui 1.329.720 vacinados, dos quais 306.330 receberam também a segunda dose, até as 15h deste sábado.

Leitos Covid-19

1.433 leitos são para atendimento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e estão com ocupação de 85% — Foto: Divulgação / Sesab

1.433 leitos são para atendimento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e estão com ocupação de 85% — Foto: Divulgação / Sesab

Segundo boletim deste sábado, dos 3.041 leitos ativos na Bahia, 2.264 estão com pacientes internados, o que representa taxa de ocupação geral de 74%.

Desse total, 1.433 leitos são para atendimento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e estão com ocupação de 85% (1.222 leitos ocupados). A taxa dos leitos de UTI pediátrica é de 56%, com 20 das 36 unidades ocupadas.

Conquista: Prefeitura divulga informações sobre toque de recolher a partir das 18h; confira

A prefeitura de Vitória da Conquista emitiu um comunicado para a imprensa recomendando que a população respeite o toque de recolher decretado pelo Governo do Estado, com início às 18h.

Confira:

Nota à Imprensa

A Prefeitura Municipal, por meio do Comitê Gestor, recomenda à população de Vitória da Conquista que respeite às medidas impostas pelo Decreto Estadual nº 20.324, publicado no dia 19 de março de 2021, determinando o toque de recolher das 18h às 05h. A orientação visa manter a ordem social, visto que o Governador do Estado comunicou que usaria a Força Policial para o cumprimento desse Decreto.
A Prefeitura Municipal informa, ainda, que busca manter o diálogo administrativo com o Governo do Estado, buscando o convencimento para a proposta de escalonar o horário de início e encerramento das atividades comerciais por setores, no município de Vitória da Conquista. Paralelamente, o Comitê Gestor está em diálogo com a Procuradoria Geral do Município para definir estratégias jurídicas que garantam o cumprimento do Decreto Municipal nº 20.816, publicado no último dia 03 de março, que delimita o toque de recolher a partir das 20h até às 05h.
Vale ressaltar que, de acordo as análises bioestatísticas da Covid-19, realizadas pelo corpo técnico do Comitê Gestor, as medidas adotadas pelo Decreto Estadual provocam aglomerações nas horas que antecedem o toque de recolher diário, uma vez que encurta o período de acesso ao comércio. Estes dados foram disponibilizados ao Governo do Estado, no último dia 11 de março.
Por fim, o Município esclarece que mantém postura e abertura ininterrupta de diálogo, visando assertividade e melhores direcionamentos para preservação da vida e da economia em nossa região.
Secom, 23 de março de 2021.

Governo e prefeituras de 43 municípios das regiões de Guanambi e Brumado restringem comercialização de bebida alcoólica

O Governo do Estado e prefeituras das regiões de Guanambi e Brumado definiram a restrição da comercialização de bebidas alcoólicas. Em decreto a ser publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (24), fica estabelecida a medida restritiva para a região de Guanambi no período de 23 de março até as 05h de 05 de abril. Na região de Brumado, a medida terá validade de 23 de março até as 05h de 26 de março.

Desta forma, fica vedada a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery) nos períodos citados. As ações visam conter aglomerações e avanço da pandemia do coronavírus nas regiões.

Os estabelecimentos comerciais deverão isolar seções, corredores e prateleiras nos quais estejam expostas bebidas alcoólicas.

As medidas valem para os seguintes municípios da região de Guanambi: Caculé, Caetité, Candiba, Carinhanha, Feira da Mata, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Iuiú, Jacaraci, Lagoa Real, Licínio De Almeida, Malhada, Matina, Mortugaba, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo e Urandi.

A região de Brumado inclui os seguintes municípios: Aracatu, Barra da Estiva, Boquira, Botuporã, Brumado, Caturama, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Érico Cardoso, Guajeru, Ibicoara, Ibipitanga, Ituaçu, Jussiape, Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas, Malhada de Pedras, Paramirim, Rio de Contas, Rio do Pires e Tanhaçu.

Governador anuncia abertura de 6 mil vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional

O governador Rui Costa anunciou na noite desta terça-feira (23), durante transmissão do Papo Correria, a oferta de 6 mil cursos gratuitos de qualificação e atualização profissional a partir da criação do programa Conectar – Qualificação e Trabalho.

A iniciativa do Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego Renda e Esporte (Setre), pretende oferecer cursos para impulsionar a retomada do setor produtivo e a aceleração do emprego e da renda, reduzindo os impactos da pandemia da Covid-19.

O secretário da Setre, Davidson Magalhães, participou da transmissão ao vivo e explicou que os interessados podem se inscrever até o dia 31 de março, no site do programa (www.conectarbahia.com.br). As inscrições são realizadas apenas pela internet, e os beneficiários terão direito a uma bolsa mensal de R$ 120 durante os dois meses de duração do curso. “A inscrição já pode ser realizada e este é um avanço para assegurar geração de emprego e renda, já que esse é um dos grandes problemas neste período de pandemia”, destacou o secretário.

O programa envolve um investimento de R$ 2,2 milhões e oferece 6 mil vagas em todo o estado. O público-alvo é formado por jovens egressos de escolas públicas, trabalhadoras autônomas cadastradas no Programa Contrate.Ba, mulheres chefas de família monoparental, trabalhadores e rodoviários desempregados, condutores de vans escolares e motoristas de transporte complementar.

Ao todo, são 11 cursos: Redes Sociais como Ferramenta de Marketing; Inglês EAD Básico e Pré-Intermediário; Unhas Artísticas e Manicure Profissional; Marketing Digital & E-commerce; Fotografia Digital; Digital Influencer; Cuidador de Idosos; Gastronomia com ênfase na culinária vegana; Marketing Digital para o Empreendedor; Profissional Organizer; e Reciclagem de Rodoviários e Motoristas de Vans.

Em função da crise sanitária, a formação ocorre na modalidade de Educação a Distância (EAD), com a construção de redes de conhecimento entre educandos, professores e tutores, por meio de fóruns, chats e outras atividades interativas.

Repórter: Jairo Gonçalves

Estudantes de toda a Bahia realizam compras com o vale-alimentação estudantil

Com a quinta parcela do vale alimentação estudantil no valor de R$ 55, por estudante, os 800 mil estudantes da rede estadual já estão realizando as suas compras de alimentos nos mais de 20 mil estabelecimentos, como supermercados, mercadinhos de bairros e padarias credenciados na rede Alelo, nos 417 municípios da Bahia, distritos e povoados. A iniciativa visa reforçar a segurança alimentar dos estudantes e de suas famílias. Nesta etapa, foram disponibilizados mais R$ 44 milhões que, junto com as demais parcelas, somam o investimento de R$ 220 milhões de recursos próprios do Governo do Estado.

Segundo a estudante Bruna Santos, 16, 1º ano, do Colégio Estadual de Jequié, em Jequié, as parcelas do vale-alimentação têm servido como complemento da renda familiar. “O benefício tem nos ajudado bastante, pois posso pegar vários alimentos e isso já economiza na despesa de casa. Foi o que eu fiz hoje: comprei leite, biscoito, café e outros”, disse. Sua mãe, Sandra Santos, também reconhece a importância do benefício. “É uma grande ajuda, pois ultimamente o gás está caro, as contas estão altas e, mais uma vez, este valor de R$ 55 veio em uma boa hora”, comentou.

O estudante Israel Ribeiro Santos, 17, 1º ano, do Colégio Estadual Félix Mendonça, assim que soube da liberação do valor foi realizar suas compras em um mercadinho local. “Esses alimentos adquiridos com o vale vão ajudar muito na despesa da minha casa, pois o meu pai ganha pouco e, às vezes, a feira que ele faz acaba rápido. Então, isso vai ajudar muito para complementar a nossa alimentação”, contou.

Os irmãos Ana Luiza Rodrigues, 16, e Luís Fabiano Rodrigues, 17, que cursam, respectivamente, o 2º e 3º ano no Colégio Polivalente de Itajuípe, no município de Itajuípe, também já fizeram as compras. “Foi muito bom receber esta parcela agora, pois fizemos uma compra com R$ 110, somando o valor dos nossos dois cartões, e que vai servir para toda a nossa família”, disse Ana Luiza. Luís Fabiano também celebrou a compra realizada. “Deu para comprar muita coisa que a gente gosta, como leite, suco, biscoito, tapioca e outros alimentos que já estávamos precisando”, afirmou.

O vale-alimentação é destinado, exclusivamente, para a compra de gêneros alimentícios, como feijão, arroz, macarrão, carne, frango, frutas, verduras, café e leite. Em caso de dúvida, o estudante deve entrar em contato com a escola onde está matriculado ou pelos canais da Ouvidoria (0800 284 0011 e e-mail ouvidoria@educacao.ba.gov).

Outras políticas de assistência estudantil

Além do vale-alimentação, o Governo da Bahia investe em mais dois programas de assistência estudantil, que somam mais de R$ 410 milhões, em 2021. Com o Programa Mais Estudo, bolsas de R$ 100 serão concedidas para 52 mil estudantes, que darão monitoria em Língua Portuguesa, Matemática e Educação Científica aos colegas.

O outro programa é o Bolsa Presença, que concederá R$ 150 reais para cada família de baixa renda, cadastrada no CaD Único e com filhos na rede estadual. O objetivo do Bolsa Presença é assegurar a permanência dos estudantes nas escolas, evitar o abandono e fortalecer o vínculo com a escola.

Foto: divulgação
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Urgente-Bahia tem 4.608 novos casos de Covid-19 em 24h; boletim registra 118 mortes De acordo com a Sesab, taxa de ocupação dos leitos de UTI adulto é de 86% na Bahia.

Bahia tem 4.608 novos casos de Covid-19 em 24h; boletim registra 118 mortes — Foto: Divulgação/Prefeitura de Lauro de Freitas

Bahia tem 4.608 novos casos de Covid-19 em 24h; boletim registra 118 mortes — Foto: Divulgação/Prefeitura de Lauro de Freitas

Foram registrados 4.608 novos casos de Covid-19 em 24h na Bahia, segundo boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) divulgado nesta terça-feira (16). De acordo com a Sesab, foram contabilizadas 118 mortes.

Apesar de terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro dos óbitos foram contabilizados no boletim desta terça. No total, 13.459 pessoas morreram vítimas da Covid-19 no estado, o que representa letalidade de 1,80%.

Veja a data das mortes registradas no boletim desta terça-feira (16).  — Foto: Divulgação / Secretaria Estadual de Saúde (Sesab)

Veja a data das mortes registradas no boletim desta terça-feira (16). — Foto: Divulgação / Secretaria Estadual de Saúde (Sesab)

Com os novos dados, a Bahia registrou 748.835 casos de Covid-19 desde o início da pandemia.

De acordo com a Sesab, 17.374 casos de Covid-19 estão ativos na Bahia. Ao todo, 44.467 profissionais da saúde tiveram diagnóstico positivo para a doença.

A Sesab informou também que na Bahia, até as 15h desta terça, 477 solicitações de internação em leitos de UTI adulto constavam no sistema da Central Estadual de Regulação. Além disso, haviam também 186 pedidos de regulação para leitos clínicos adulto.

O boletim informa também o número de vacinados no estado. De acordo com a Sesab, 739.357 pessoas foram vacinadas contra a Covid-19, dos quais 272.576 receberam também a segunda dose até as 15h desta terça.

leitos Covid-19

Segundo boletim desta terça, dos 2.773 leitos ativos na Bahia, 2.097 estão com pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação geral de 76%.

Desse total, 1.296 leitos são para atendimento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e estão com ocupação de 86% (1.120 leitos ocupados). A taxa dos leitos de UTI pediátrica é de 64%, com 23 das 36 unidades ocupadas.

Já as unidades de enfermaria adulto na Bahia estão com 67% da ocupação, e a pediátrica tem ocupação de 46%.

Em Salvador, dos 1.488 leitos ativos, 1.191 estão com pacientes internados, o que representa taxa de ocupação geral de 80%. A taxa de ocupação dos leitos de UTI adulto é de 87% e a pediátrica de 59%.

Os leitos clínicos para adultos estão com ocupação de 75%. Já nos leitos pediátricos, a taxa de ocupação é de 76%.

Os dados representam notificações oficiais compiladas pelo Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h desta terça.

O boletim completo pode ser acessado no site da Sesab e por uma plataforma disponibilizada pela secretaria.

Governo do estado da Bahia abre 102 novos leitos para Covid-19 nas últimas 48 horas

Em um esforço para reduzir a pressão na rede assistencial que atende pacientes com o diagnóstico de coronavírus (Covid-19), a Bahia abriu 102 novos leitos, sendo 30 de UTI, nas últimas 48 horas. Do total, 46 foram abertos em Salvador e 50 distribuídos entre os municípios de Feira de Santana, Caetité, Guanambi e Alagoinhas.

De acordo com o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, “estamos determinados a salvar vidas e para isso, o governador Rui Costa autorizou abrir o máximo de leitos possíveis. Somente o Hospital de Campanha Arena Fonte Nova, Hospital Metropolitano e Riverside injetarão na rede 500 novos leitos de UTI e clínicos”, afirma o secretário.

No desafio de assegurar as escalas de profissionais de saúde e a infraestrutura necessária para a abertura dos novos leitos, nas últimas 48 horas foram abertos novos leitos na Arena Fonte Nova (16), Hospital das Clínicas (30), Hospital Regional Dantas Bião (3), Hospital Estadual da Criança (23), Hospital Geral Clériston Andrade (10), Hospital do Câncer de Caetité (10) e Hospital Regional de Guanambi (10).                                                                                                                                                                                                                                                    SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
16/03/2021

Carro capota em rodovia do sul da Bahia e deixa dois mortos e dois feridos Caso ocorreu na noite de domingo (14), na BA-290, em trecho de Teixeira de Freitas. Feridos foram encaminhados para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas.

Duas pessoas morrem após motorista perder controle e capotar carro no extremo sul da Bahia

Duas pessoas morreram e outras duas ficaram feridas, após o carro em que estavam capotar na BA-290, trecho de Teixeira de Freitas, sul da Bahia, na noite de domingo (14).

De acordo com a polícia, o caso ocorreu por volta das 19h, sentido cidade de Medeiros Neto. O motorista do carro teria perdido controle da direção, e o veículo capotou várias vezes.

Corpos das vítimas foram removidos pelo DPT — Foto: Reprodução/TV Bahia

Corpos das vítimas foram removidos pelo DPT — Foto: Reprodução/TV Bahia

O Corpo de Bombeiros foi acionado para retirar as vítimas do veículo, que ficaram presas às ferragens. Os corpos do motorista e de um homem de 62 anos foram recolhidos pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) e serão periciados.

Os dois feridos foram encaminhados para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, contudo não há informações sobre o estado de saúde delas. As causas do acidente serão investigadas.

Confira mais notícias do estado no G1 Bahia.

Corpo de Bombeiros foi acionado para resgatar vítimas — Foto: Reprodução/TV Bahia

Corpo de Bombeiros foi acionado para resgatar vítimas — Foto: Reprodução/TV Bahia

Comerciantes fazem carreata em manifestação contra medidas restritivas na Bahia Grupo partiu da região do antigo Aeroclube de Salvador e foram até o monumento do Cristo, na Barra.

Comerciantes pedem o fim das medidas restritivas e reabertura do comércio na Bahia  — Foto: Matheus Andrade/Arquivo pessoal

Comerciantes pedem o fim das medidas restritivas e reabertura do comércio na Bahia — Foto: Matheus Andrade/Arquivo pessoal

Um grupo de comerciantes fez uma carreata na Avenida Octávio Mangabeira, orla de Salvador, na manhã deste domingo (14), em protesto contra as medidas de restrição decretadas pelo Governo da Bahia para tentar conter a disseminação da Covid-19.

Os manifestantes iniciaram a concentração na região do antigo Aeroclube de Salvador, na Boca do Rio, e seguiram o ato até a região do Cristo, no bairro da Barra.

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) informou que pouco mais de 100 carros acompanharam a manifestação e não houve retenção nas vias. O protesto começou por volta das 10h e foi encerrado às 13h.

Comerciantes pedem fim das medidas restritivas e reabertura do comércio na Bahia — Foto: Matheus Andrade/Arquivo pessoal

Comerciantes pedem fim das medidas restritivas e reabertura do comércio na Bahia — Foto: Matheus Andrade/Arquivo pessoal

Bahia tem 2.916 novos casos de Covid-19 em 24h; 80 mortes são contabilizadas De acordo com a Sesab, ocupação dos leitos de UTI adulto subiu para 89%. Em Salvador, a taxa também subiu de 80% para 82%.

Ocupação dos leitos de UTI adulto subiu para 89%. Em Salvador, a taxa também subiu de 80% para 82%. — Foto: Divulgação / Sesab

Ocupação dos leitos de UTI adulto subiu para 89%. Em Salvador, a taxa também subiu de 80% para 82%. — Foto: Divulgação / Sesab

Foram registrados 2.916 novos casos de Covid-19 nas últimas 24h na Bahia, segundo boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), deste domingo (14). De acordo com a Sesab, foram contabilizadas 80 mortes, que aconteceram em diversas datas.

A Sesab informou ainda que, na Bahia, até as 15h deste domingo, 495 solicitações de internação em leitos de UTI adulto constavam no sistema da Central Estadual de Regulação. Além disso, haviam também 255 pedidos de regulação para leitos clínicos adulto, 49 a mais do que foi registrado no sábado (13).

De acordo com boletim, dos 2.652 leitos ativos na Bahia, 2.072 estão com pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação geral de 78%.

Desses leitos, 1.245 são para atendimento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e estão com ocupação de 89% (1.111 leitos ocupados). A taxa de ocupação dos leitos de UTI pediátrica é de 72%, com 26 das 36 unidades em utilização.

Já as unidades de enfermaria adulto na Bahia estão com 68% da ocupação, e a pediátrica tem ocupação de 63%

Em Salvador, dos 1.434 leitos ativos, 1.173 estão com pacientes internados. A taxa de ocupação geral é de 82%. A taxa de ocupação da UTI adulto é de 88% e a pediátrica de 63%.

Os leitos clínicos para adultos estão com ocupação de 77%. Já nos leitos pediátricos, a taxa é de 70%.

Outros dados

 

De acordo com o boletim, 743.064 casos de Covid-19 foram registrados desde o início da pandemia no estado. Na Bahia, 44.336 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

O boletim informa também o número de vacinados na Bahia. Segundo a Sesab, 685.477 pessoas foram vacinadas contra a Covid-19, dos quais 261.256 receberam também a segunda dose até as 15h deste domingo.

Os dados representam notificações oficiais compiladas pelo Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h deste domingo.

O boletim completo pode ser acessado no site da Sesab e por uma plataforma disponibilizada pela secretaria.