prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Bahia’

Tristeza: Duas pessoas morrem em grave acidente na BR-101

Duas pessoas morreram em um grave acidente registrado entre carro de passeio e um caminhão, neste sábado (13), na BR-101, nas imediações do Posto Capebi, no município de Esplanada. Uma equipe de busca e salvamento do 19º Grupamento de Bombeiros Militar (19°GBM/Alagoinhas) retirou uma vítima que estava presa às ferragens.

Quando os bombeiros chegaram, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já tinha constatado a morte da vítima. Outra vítima também não resistiu e morreu no local do acidente, cuja causa ainda não foi esclarecida.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para a realização e perícia no local e demais procedimentos. O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) orienta que os motoristas mantenham a atenção redobrada em rodovias, respeitem o limite de velocidade e utilizem o cinto de segurança.

Fonte:. Achei Sudoeste

VITORIA DA CONQUISTA -“Virou Carnaval”: Mais uma noite de aglomerações na Avenida Olívia Flores

A Avenida Olívia Flores, em Vitória da Conquista, segue sendo um local para aglomerações.

Um dia após o Blog do Sena noticiar uma aglomeração em uma conveniência ocorrida na noite da última sexta-feira (12), nossa equipe foi novamente procurada por um motoristas que se deletaram com um novo tumulto no mesmo local.

A nova aglomeração foi registrada na noite do último sábado (13), quando dezenas de jovens se reuniram nas proximidades da mesma conveniência.

A maior parte dos presentes estavam sem máscara, favorecendo a transmissão do Coronavírus.

O local precisa com urgência de uma intervenção por parte do Setor de Posturas da Prefeitura, que vem realizando, em parceira com a Polícia Militar, abordagens a esses estabelecimentos e punindo aqueles que estão permitindo aglomerações em seus interiores.

O município já registra mais de 18 mil casos confirmados da doença, e 285 mortes.

 

Bancos não vão funcionar na segunda e na terça-feira que seriam de carnaval

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que o calendário de feriados bancários está mantido e, por isso, não haverá atendimento ao público nas agências na segunda (15) e na terça-feira (16) da próxima semana, que seriam segunda e terça de carnaval.

A medida tem como base uma resolução do Banco Central e não considera que muitos estados e municípios, como o Eunápolis e Porto Seguro, revogaram pontos facultativos e cancelaram as festas e desfiles de carnaval neste ano por causa da pandemia.

Na quarta-feira que seria de Cinzas, dia 17, o início do expediente bancário será às 12h, com encerramento em horário normal de fechamento das agências.

As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 15 ou 16 de fevereiro poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta-feira (17).

Diminui quantidade de conquistenses internados por Covid-19. Média de casos diários sobe


O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deste sábado (13), informa que foram registrados 124 novos casos de Covid-19 em Vitória da Conquista nas últimas 24 horas, elevando o total para 18.742. Em fevereiro, já foram confirmados 1.293 casos, uma média de 99,46 por dia, maior que as médias dos meses anteriores. Nesta semana foram 616 casos, com um óbito, mantendo-se o total de 285, sendo 11 em fevereiro. Não houve registro de mortes hoje.

Evolução da Covid-19 em Vitória da Conquista  – Semana
Dia 7 8 9 10 11 12 13 T
Casos 22 65 97 157 84 67 124 616
Óbitos 1 1

Dos 18.742 casos de conquistenses infectados pelo novo coronavírus, 18.133 já estão recuperados, segundo a SMS. Ainda há 324 pacientes sintomáticos que seguem em recuperação, sendo que 34 estão internados em Vitória da Conquista, dois, em outros municípios; e 288 em tratamento domiciliar.

O número de moradores de Vitória da Conquista internados caiu consideravelmente nos últimos dias. De acordo com o boletim da secretaria de saúde municipal, 28 estão ocupando os leitos SUS exclusivo para pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19 na cidade, 21 em UTI e 7 em leitos clínicos. É o mesmo número de ontem e abaixo de quinta-feira (11) e bem menos que no dia 10.

Dia 10  UTI ENFERMARIAS Dia 11 UTI ENFERMARIAS
34 23 11 29 22 7
36,17% 32,9% 14,1% 34,93% 31,4% 9%

 

Dia 12 UTI ENFERMARIAS  Dia 13 UTI ENFERMARIAS
28 21 7 28 21 7
33,33% 30% 9% 33,33% 30% 9%

Também caiu muito a quantidade de moradores do município em internação hospitalar em outras unidades da cidade e de fora. Esse total chegou a ser 62 pessoas, com 59 internadas em Conquista e três em outras cidades. Neste sábado, eram 40, com 38 em hospitais locais e dois fora.

DATA TOTAL INTERNADOS NA CIDADE INTERNADOS FORA
29 62 59 3
9 57 55 2
10 57 55 2
11 41 39 2
12 40 38 2
13 40 38 2

Neste momento, 84 pacientes estão internados em parte dos 148 leitos disponíveis (78 enfermarias e 70 leitos de UTI) na rede SUS reservados para Covid-19. Além de 28 moradores de Vitória da Conquista, também estão internados residentes de 32 municípios.

Fonte Blog do Giorlando Lima

URGENTE-Bahia registra 3.587 casos de coronavírus nas últimas 24 horas

Boletim epidemiológico da Sesab aponta o registro de novos 64 óbitos, mas que ocorreram em diversas datas e só foram contabilizados neste sábado. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) deste sábado (13) sobre a Covid-19 trouxe o registro de 64 óbitos em decorrência da doença. Apesar das mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram contabilizados hoje. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.587 casos de pessoas infectadas pelo coronavírus (taxa de crescimento de +0,6) e 3.182 recuperados (+0,5%).

Dos 627.265 casos confirmados desde o início da pandemia no estado, 601.598 já são considerados recuperados e 14.993 encontram-se ativos. Já o número total de óbitos desde o início da pandemia é de 10.674, representando uma letalidade de 1,70%. Dentre os óbitos, 56,59% ocorreram no sexo masculino e 43,41% no sexo feminino.

Segundo a Sesab, a existência dos registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.

Alta de casos
Na última semana, os números demonstraram uma tendência de crescimento dos óbitos e de quadros clínicos mais graves, o que tem ampliado a taxa de ocupação nas UTIs. Neste cenário, o Governo da Bahia abriu novos leitos de terapia intensiva nos municípios de Camaçari, Seabra e Barra nos últimos dias e estão previstas ampliações nas cidades de Ilhéus e Porto Seguro, em um esforço para reduzir a pressão na rede assistencial.

Vacinação
A Bahia possui 372.098 vacinados contra o coronavírus até às 15 horas deste sábado (13), e é um dos estados do país com o maior número de imunizados contra a doença. A Sesab realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

Articulação entre mandatos do PCdoB-BA leva água a distrito de Caetanos

A comunidade Caldeirão, localizada na cidade de Caetanos, foi contemplada com sistema de abastecimento de água encanada nesta semana, o que beneficia cerca de 150 famílias. A obra, resultado do diálogo entre os mandatos do PCdoB-BA, foi inaugurada pelo prefeito de Caetanos, Paulo de Reis, e contou com o apoio de recursos conquistados pela deputada federal Alice Portugal e pelo deputado estadual Fabrício Falcão.

“O que me traz sempre a Caetanos é trabalho, é mais uma obra que inauguro, uma coisa que é uma realidade concreta hoje, de um sonho de mais de trinta anos, que é a água em Caldeirão beneficiando mais de mil pessoas. Investimento que trouxe através do governador Rui Costa junto com a deputada Alice Portugal para fazer a barragem do Parará”, afirmou Falcão, ao citar também a importância do Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) para esse evento.

Na inauguração dessa demanda histórica da comunidade, estiveram presentes, além do deputado estadual e do prefeito da cidade, o vereador e presidente da Câmara, Ednas Justino, e outros parlamentares do PCdoB-BA.

“Mais uma grande ação do mandato da gente, água nas torneiras do povo do distrito de Caldeirão é uma realidade, fruto do nosso mandato em conjunto com nossos deputados e nosso governador”, declarou Paulo de Reis.

Ônibus pega fogo e fica destruído após pneu estourar na Bahia; pista está totalmente interditada

Um ônibus interestadual que saiu de São Paulo para o Ceará pegou fogo e ficou destruído nesta sexta-feira (12), na BR-135, no trecho da cidade de Riachão das Neves, no oeste da Bahia.

Segundo o G1, ninguém ficou ferido. O 17º Grupamento de Bombeiros Militar (17º GBM) informou que o motorista disse que o fogo começou na parte traseira do veículo, após um dos pneus estourar.

A rodovia foi interditada para controlar as chamas e eliminar a grande quantidade de fumaça.

Não há informações de quantas pessoas estavam no veículo.

A interdição atinge os dois sentidos da via.

Debate sobre emancipação feminina é tema de encontro territorial do PCdoB

Mulheres filiadas e simpatizantes do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) que residem na região sudoeste da Bahia vão debater o tema emancipação feminina em um encontro regional online no próximo dia 26 de fevereiro, às 19h. Estão confirmadas as participações dos deputados Alice Portugal e Fabrício Falcão, ambos do PCdoB. A iniciativa é uma das etapas territoriais para a realização da 3ª Conferência Nacional do PCdoB sobre Emancipação das Mulheres.

A principal proposta da conferência é debater a vida real das mulheres, impactada pela pandemia e a crise política e econômica, além de apontar estratégias para a ampliação e qualificação de mulheres em espaços de decisão política e nos processos eleitorais. Apesar de as mulheres representarem mais de 50% da população brasileira, possuem baixa representatividade no Congresso Nacional, em assembleias e câmaras legislativas e na esfera executiva.

Com o avanço da extrema-direita no país e os discursos de discriminação contra as mulheres sendo reforçados pelo presidente da república, o PCdoB realiza a conferência numa tentativa de mobilizar mulheres e homens na luta contra o machismo e a opressão. “É para mostrar que a gente não está discutindo teoria, a gente está discutindo a vida real da mulher que mora num bairro periférico. É uma questão que atinge a todas”, disse a secretária nacional da Mulher do PCdoB, Vanessa Graziottin.

O evento é gratuito, aberto ao público em geral e será realizado de forma virtual por meio da plataforma Google Meet. De acordo com Graziottin, a conferência “não é das mulheres, mas sobre a emancipação das mulheres. Temos, inclusive, cota de gênero de 30% dos delegados que serão obrigatoriamente de homens, porque a luta pela emancipação das mulheres é de todos”.

SERVIÇO

3ª Conferência Nacional do PCdoB sobre Emancipação das Mulheres

Etapa Regional Sudoeste/BA

Data: 26 de fevereiro (sexta).

Horário: 19h

Evento online

Inscrições: (71) 99902-9412 / (77) 99132-0316 – WhatsApp

Mirante: Prefeito Wagner herda da gestão passada frota sucateada e falta de equipamentos

Logo nos primeiros dias da sua gestão, o novo prefeito de Mirante, Wagner Ramos (PSD), esteve pessoalmente no pátio de veículos da prefeitura e encontrou uma frota totalmente sucateada e sem o mínimo de condições para trabalho. O ex-gestor, Lúcio Meira (PT), teria causado ainda outro grave problema, a devolução ao Governo do Estado de uma retroescavadeira que pertencia ao município.

A devolução teria acontecido após a não reeleição de Lúcio. O equipamento, avaliado em cerca de R$ 300 mil, beneficiava agricultores familiares e a sua devolução prejudicou diretamente o início dos trabalhos da nova gestão na zona rural. O prefeito Wagner, que também faz parte da base do Governo Rui Costa, garante que não medirá esforços junto governador para que o equipamento retorne ao município.

Em vídeo nas redes sociais, Wagner expôs a precariedade dos veículos e da estrutura da prefeitura e lamentou o abandono e descaso do ex-prefeito com os bens públicos. “É com muita tristeza que chego aqui e encontro essa prefeitura totalmente sucateada e maltratada”, disse.   

Governador celebra aprovação de MP que estabelece prazo para Anvisa liberar vacinas

O governador Rui Costa participou de debate virtual promovido pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri) no qual se discutiu o tema ‘Um Plano B para a Vacina: respostas em nível subnacional’ na tarde desta quinta-feira (11). Na ocasião, o governador destacou a importância das relações internacionais e diplomáticas entre os entes subnacionais para o desenvolvimento do país e o empenho por novas tecnologias e possibilidade de troca de conhecimento científico.

Rui aproveitou para destacar a busca do estado baiano por parcerias com laboratórios internacionais que estavam trabalhando na produção de uma vacina contra o novo coronavírus desde o início da pandemia. A decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de suspender a exigência do teste de fase 3 para liberar o uso emergencial de vacinas no Brasil foi lembrada e celebrada pelo governador.

Entretanto, o chefe do executivo baiano ressaltou a importância da aprovação no Congresso Nacional da Medida Provisória (MP) que estipula prazo para que a Anvisa se posicione sobre uso de vacinas contra a covid-19 que já tenham autorização para uso emergencial em outros países. O texto aprovado aguarda sanção do presidente da República.

“Eu sou crítico da política da Anvisa de exigir que seja feito o reestudo no Brasil de todas as fases para aplicação de vacinas que já estão sendo utilizadas em outros países. É uma redundância desnecessária que atrasa a retomada do desenvolvimento econômico e a geração de empregos e acesso a produtos de saúde que vão melhorar saúde e qualidade de vida das pessoas Embora a Anvisa solicite que o presidente vete o texto, há um desejo de todos que estão ansiosos pela vacina porque isso permitirá que vacinas já utilizadas fora possam ser compradas e aplicadas no Brasil”, afirmou Rui.

O governador ainda citou a atuação dos Consórcios de Saúde das diferentes regiões do país que têm trabalhado pela realização de parcerias para aquisição de vacinas que, futuramente, estejam disponíveis no mercado. “A ansiedade é grande pela liberação de novas vacinas pela Anvisa ou pela sanção presidencial que permitirá que, ultrapassado o prazo dado à Anvisa para autorização do uso da vacina, o estado poderia adquirir o imunizante. Isso facilitaria muito porque teríamos mais agilidade na aquisição e rapidez na vacinação da população”, acrescentou.

Cultura

No debate, Rui lembrou também o impacto da pandemia para os trabalhadores da Cultura. “Os artistas de teatro, música, dança estão parados e sem renda. O povo em geral está privado de arte presencial e há ainda mais uma privação importante que é o acesso à educação. As aulas virtuais não atendem aos alunos de baixa renda. Além dos impactos na geração de emprego e renda, a população está ansiosa para o retorno a um ritmo mais acelerado de vacinação. Com isso, nós poderíamos voltar mais rapidamente às aulas e recuperar o ano perdido. Voltar e disponibilizar o acesso à cultura e arte de forma presencial, mas evidente que precisamos de vacina para esse retorno à normalidade”.

Processo de vacinação

O governador ainda ressaltou que cabe ao Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, a atribuição de conduzir o processo de vacinação no país. “Cabe ao Ministério da Saúde o papel de coordenador e definidor de políticas gerais de vacinação. Sempre foi dessa forma ao longo de muitos anos, em vários tipos de governos políticos, com diversos perfis ideológicos. Mesmo no período do regime militar, a política de imunização de vacinação continuou. Em nenhum momento na história do Brasil, até então, foram lançadas dúvidas sobre a importância e a necessidade de vacinação. Infelizmente, vivemos esse momento e o papel dos estados e municípios ganha relevância”, finalizou.

O debate teve a participação do jornalista Fernando Gabeira, da diretora executiva do Cebri, Julia Dias Leite, e dos conselheiros da entidade, Marcos Azambuja e Joaquim Falcão.

Repórter: Jairo Gonçalves