prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Destaque1’

Apreensões de maconha em rodovias baianas crescem 22%

...

 O prejuízo ao tráfico de drogas ultrapassa R$ 180 milhões.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu mais de 13 toneladas de maconha nas rodovias que cortam o estado da Bahia no ano passado, o que representa um crescimento de 22% comparado a 2020. A quantidade seria suficiente para produzir cerca de 30 milhões de cigarros, o que equivale ao dobro da população baiana. Ao total das 14,7 toneladas de drogas recolhidas, o prejuízo ao tráfico de drogas ultrapassa R$ 180 milhões. Além disso, 165 pessoas foram detidas nas operações de 2021.
 A grande quantidade de maconha recolhida chega a representar 93% do total de todas as drogas, o que pode ser explicada por diversos fatores. Para Mário Henrique, policial da PRF, a maconha ser a droga mais consumida no país e possuir um baixo valor agregado, fazem com que ela acabe sendo a mais encontrada nas rodovias.
“No ano passado foram quase 14 toneladas apreendidas, que deram um prejuízo de R$ 30 milhões para o narcotráfico. Já a cocaína, com apenas 870 quilos apreendidos, causou um prejuízo de R$ 150 milhões ao crime organizado”, explica Mário Henrique sobre o preço baixo da droga. “Pelo fato do valor da maconha ser menor, tem mais droga circulando e, consequentemente, mais apreensões”, acrescenta.
Sandro Cabral, professor de Estratégia e Gestão Pública do Insper e licenciado da UFBA, lembra que a Bahia está próxima do chamado polígono da maconha, formado por cidades de Pernambuco que possuem intensa produção e tráfico da droga: “O estado está próximo de regiões produtoras, isso ajuda a explicar o volume das drogas. A Bahia acaba sendo o elo de ligação entre o nordeste setentrional e o eixo sul-sudeste do país”.
 A maior apreensão de 2021 no estado ocorreu em 16 de setembro, em Vitória da Conquista. Na ocasião, 2.770 quilos de maconha foram encontrados em meio a um carregamento de feno. Segundo a PRF, o motorista relatou que trazia a droga de Ourinhos, em São Paulo, e que o destino era a cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Ele receberia 6 mil reais pelo transporte. Depois de serem apreendidas nas rodovias, as drogas são encaminhadas para a polícia judiciária, que decide o destino final. Na maioria das vezes o material é incinerado.
Rota da maconha
Como a Bahia é o quinto maior estado do Brasil e faz divisa com oito estados da federação, acaba funcionando como “corredor de estradas”, ficando propensa a ter drogas circulando no território, de acordo com Sandro Cabral. Sobre as localidades em que são feitas as maiores apreensões, o policial Mário Henrique faz dois destaques: “Além de Vitória da Conquista, em Feira de Santana há um grande entroncamento, com saídas para várias cidades e estados. Naquele anel viário também são feitas quantidades expressivas de apreensões”.
A cientista social e pesquisadora através da Iniciativa Negra, Luciene Santana, explica que as operações feitas em rodovias costumam ter uma baixa letalidade e serem efetivas por serem estudadas anteriormente. “Na Iniciativa Negra, nós acreditamos que a forma de fazer segurança pública com operações que utilizam inteligência, planejamento e organização previne mortes”, afirma.
Além da maconha, os outros 7% do total de drogas recolhidas de circulação pela Polícia Rodoviária Federal são divididos em diversos tipos de substâncias ilícitas. Foram 870 quilos de cocaína apreendidos no ano passado, que renderam um prejuízo de R$ 150 milhões ao narcotráfico. Segundo a PRF, o Brasil não é um grande produtor da cocaína, mas é um pólo consumidor e serve como depósito e plataforma para exportação da droga para outros países.
Cerca de sete mil comprimidos de ecstasy foram encontrados, além de quase quatro mil unidades de anfetaminas. Essas últimas substâncias costumam ser utilizadas por motoristas para diminuir o sono e, assim, dirigir mais tempo. A médica Liz Cedraz alerta que quando o efeito da droga é cessado, os efeitos são de cansaço intenso e redução da atenção, que podem ocasionar acidentes graves.
“A anfetamina é uma droga estimulante do sistema nervoso central, que pode gerar sintomas como agitação psicomotora, insônia e dilatação da pupila. Em motoristas, este último pode atrapalhar a direção durante a noite, por ofuscar a visão”, completa.
Ainda foram apreendidos 104 quilos de crack e cerca de 16 quilos de substâncias derivadas da maconha, como o haxixe, produzido através da resina da cannabis sativa e o skunk, produzido em laboratório através do cruzamento de tipos de maconha. Os efeitos dessas drogas costumam ser mais prejudiciais do que a da maconha e também possuem maior valor agregado.
Porto de Salvador é porta de entrada e saída de cocaína
Todos os especialistas ouvidos para esta reportagem afirmam que é difícil precisar qual o caminho que as drogas percorrem ao passarem pelo estado da Bahia. “As drogas não tem um padrão de rota, existem várias tanto do norte para o sul, como do sul para o norte. Eles diversificam a forma de transporte e de itinerário justamente para ludibriar as apreensões”, diz o policial Mário Henrique.
O que é possível dizer com certeza é que muitos dos entorpecentes, em especial a cocaína, que atravessam o estado e chegam a capital baiana tem como destino outros países. No ano passado, segundo dados da Receita Federal, 1,3 tonelada da droga foi recolhida no Porto de Salvador. Só no mês de maio, foram apreendidos um pouco mais de 880 quilos de cocaína, que tinham como destino a Bélgica e a França

Corpo é encontrado esquartejado em Salvador; RMS teve 13 mortes no fim de semana

Concurso para delegado da Polícia Civil registra 4,9 mil faltosos, diz FGV

Foto divulgação

O concurso público para delegado da Polícia Civil (PC-AM), realizado nesse domingo (27/03), registrou 4.996 faltosos em Manaus e nos municípios de Coari, Eirunepé, Humaitá, Itacoatiara, Parintins, Tabatinga e Tefé. O número representa aproximadamente 41% do total de inscritos no certame, organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Pelo período da manhã, quando ocorreu a prova objetiva, foram registrados 4.387 faltosos, de um total de 12.199 candidatos. À tarde, durante a prova discursiva, mais 609 inscritos não compareceram, totalizando os 4.996 faltosos em todo o concurso.

A delegada-geral da PC-AM, Emília Ferraz, acompanhou a realização da prova em uma faculdade da zona centro-oeste de Manaus e destacou.

“Aproveito a oportunidade para agradecer ao governador, que teve a sensibilidade de acatar o nosso pleito, que era um pleito antigo. As nossas forças de segurança, em especial a Polícia Civil, realmente precisa muito de efetivo, então, estamos todos ansiosos para recepcionar esses novos e pretensos delegados que estão vindo aí para a gente. É um dia realmente de realização”, disse a delegada-geral.

Mais concurso – O Governo do Amazonas realiza, no próximo domingo (03/04), o concurso para os cargos de escrivão e perito (legista, criminal e odontolegista), das 8h às 12h, e para investigador, das 15h às 19h. As provas serão aplicadas nos municípios de Coari, Eirunepé, Humaitá, Itacoatiara, Parintins, Tabatinga e Tefé, além de Manaus.

Rui é cotado para assumir Economia em um eventual governo Lula, diz coluna

O nome do governador também é lembrado pelo senador Jaques Wagner e pelo deputado José Guimarães, do Ceará. Foto: Jamile Amine

O nome do governador Rui Costa (PT) é cotado para ocupar a vaga de ministro da Economia em um eventual governo Lula (PT). As informações são da coluna da jornalista Malu Gaspar, do jornal O Globo.

Segundo a publicação, o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, que tem trabalhado às escuras como articulador político da campanha do ex-presidente, aposta em Rui Costa como um forte nome, na condição de ex-governador nordestino, para ocupar a cadeira.

O nome do governador também é lembrado pelo senador Jaques Wagner (PT|) e pelo deputado José Guimarães, do Ceará, prossegue a publicação.

Quando se pergunta se ele não preferia um economista ou um técnico, Dirceu responde com autoironia. Diz que os quadros do partido ou já estão velhos ou são como ele, que enfrentam problemas com a Justiça.

Ucrânia e Rússia voltam à mesa de negociação e sinalizam possível cessar-fogo

Foto: Reprodução governo de Belarus / Twitter / @belarusMFA

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, será o anfitrião da reunião político-diplomática entre representantes da Rússia e da Ucrânia tentarão mais uma vez selar um acordo de cessar-fogo nesta segunda-feira (28).

De acordo com o portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias a retomada ocorre após dias de estagnação, com direito a queixas públicas dos dois lados. Paralelamente ao acordo empacado, mísseis cada vez mais potentes foram usados pelos russos em focos pontuais.

O encontro ocorrerá com mais um sinal de Zelensky de que pode ceder a uma das principais reivindicações da Rússia. Em entrevista dada a jornalistas independentes russos e revelada nesse domingo (27), ele declarou que a Ucrânia está aberta a discutir a adoção de uma política de neutralidade como parte do acordo de paz, e que considera fazer concessões sobre o domínio da região de Donbass – situada no leste do país e considerada separatista pró-Rússia.

O país comandado por Erdogan tem defendido uma solução pacífica para o conflito e se oferecido para mediar a construção de uma alternativa à guerra. Os turcos tentam se equilibrar entre seus compromissos com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), da qual fazem parte, e a amizade com o presidente Vladimir Putin.

Muita tristeza e comoção no velório das seis vítimas do grave acidente ocorrido ontem em Francisco Sá, no estado de Minas Gerais. O acidente aconteceu na BA-251.

Na batida, o carro de passeio ficou completamente destruído. Morreram dois homens, duas mulheres e outras duas crianças.
Todos foram identificados pelos pré-nomes de Fernando, Rafael, Fabiana, Lurdes, Adriele e Ruan.
Os corpos foram transladados de Minas para Planalto e estão no Ginásio de Esportes Luiz Eduardo Magalhães, onde está acontecendo o velório.
De acordo com informações, o sepultamento está previsto para amanhã (segunda-feira (28) a partir das 7h.

Homem de 31 anos morre após batida entre moto e carreta na região; vítima foi identificada

Um homem de 31 anos morreu após um grave acidente na noite dessa quarta-feira (23) na BR-122, trecho de Candiba, no sentido Pilões para Guanambi.

A polícia informou ao site Notícias VCA que o motociclista Anderson Rodrigues Silva, de 31 anos, morreu no local.

O motorista do caminhão, Wellington da Silva da Costa, informou para a polícia que ele trafegava pela rodovia com velocidade de aproximadamente 60km/h, quando foi surpreendido pelo motociclista, que invadiu sua mão e veio de encontro ao seu veiculo, não sendo possível evitar o acidente.

Urgente: Colisão entre dois veículos deixa vítimas fatais


Um grave acidente foi registrado na manhã desta quinta-feira (24), na altura da cidade de Brumado, na região Sudoeste.

De acordo com as primeiras informações, o acidente envolveu dois veículos e há vítimas fatais.

Ainda não há mais detalhes sobre as circunstâncias da tragédia e sobre as identidades das vítimas. Os corpos serão removidos para o IML de Brumado

77°PRENDE TECNICO DE ENFERMAGEM POR FALSIFICAÇÃO E VENDA DE ATESTADOS MÉDICOS E FURTO DE MEDICAÇÃO CONTROLADA

Por volta das 12 horas desta quarta-feira (23), durante o patrulhamento tático no bairro Urbis VI, o PETO da 77ª CIPM foi informado por um médico da cidade, de que um indivíduo teria apresentado um Atestado Médico, possivelmente falsificado e com sua assinatura, em uma fábrica, na cidade de Vitória da Conquista. Diante das informações, a guarnição localizou o indivíduo que havia fornecido o falso atestado. Ao ser indagado, ele admitiu o fato e informou que teria comprado o suposto documento com um Técnico de Enfermagem, o qual trabalha em dois grandes hospitais da cidade. Em diligência continuada, os policiais localizaram o suspeito e, durante a abordagem, foram encontradas em seu poder, diversas folhas de Atestado Médico, em branco e já carimbadas, além de uma grande quantidade de medicamento controlado, para utilização em pacientes internados nas UTI’s onde o referido trabalhava. Os indivíduos foram presos e conduzidos, juntamente com o material apreendido, para o DISEP, onde a ocorrência foi registrada.

Lula dá lavada em Bolsonaro num dos maiores colégios eleitorais do país

Quarto maior colégio eleitoral do país, a Bahia garante ao ex-presidente Lula (PT) uma ampla vantagem em intenções de voto sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo levantamento da Quaest. Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados aos entrevistados os nomes dos pré-candidatos, o petista registra 40% e aparece à frente até mesmo daqueles que ainda não têm candidato, que são 34%. Bolsonaro fica em terceiro, com 11%. Ciro Gomes (PDT) e Sergio Moro (Podemos) marcam 1% cada um.

Na pesquisa estimulada, aquela em que a lista de postulantes é citada aos entrevistados, a posição de Lula é ainda mais favorável a ele, que consegue quase 50 pontos percentuais de vantagem sobre Bolsonaro. Num dos cenários, o placar é de 62% a 15%. Em outro, de 64% a 16%. Num eventual segundo turno entre os dois, o resultado seria 70% a 19%.

Considerando-se apenas as pesquisas estimuladas, Lula também lidera nos três maiores colégios eleitorais do país, só que por diferenças bem menores. Em São Paulo, segundo a Quaest, o ex-presidente tem 14 pontos percentuais de vantagem. Em Minas, de 15 a 16 pontos. No Rio de Janeiro, de 8 a 9 pontos. Apesar da desvantagem, Bolsonaro tem recuperado popularidade, impulsionado por medidas como o Auxílio Brasil. Seus assessores apostam que em agosto, quando encerradas as convenções partidárias, ele estará na frente do petista nas pesquisas.