prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Destaque1’

TSE cria frente nacional para combater onda de fake news no país

Onda de fake news marcou eleições de 2018, em que foi eleito o presidente Jair Bolsonaro – Divulgação Milton Alves

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou, nesta quinta-feira (31), a criação da Frente Nacional de Enfrentamento à Desinformação, que deverá atuar contra a onda de fake news no país. A iniciativa deve se somar às armas utilizadas pela Corte para tentar evitar o avanço do problema à medida que se aproximam as eleições.

A novidade foi anunciada pelo presidente do TSE, Edson Fachin, durante sessão nesta quinta. A criação da frente foi formalizada por meio da Portaria 318/2022, publicada nesta mesma data.

De acordo com o magistrado, a ideia é que o grupo promova ações e eventos voltados à defesa da imagem das urnas eletrônicas e da Justiça Eleitoral, alvos frequentes do presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados, que jogam a instituição para o meio da crise institucional.

“A democracia brasileira está sendo ameaçada, e a sociedade constitucional encontra-se em alerta. Impende, por isso, fortalecer as instituições democráticas e enfrentar a desinformação. Queremos paz e segurança nas eleições de 2022”, disse Fachin, que tem sido constantemente pressionado por especialistas e sociedade civil para que o tribunal tenha uma atuação mais incisiva este ano.

Em 2018, a eleição foi tomada por uma avalanche de fake news que ajudou a turvar o pleito, marcado pela forte atuação de grupos organizados que agem na arena virtual com esse fim.

Como será composto o grupo

A frente criada pelo TSE deverá contar com a atuação de servidores públicos, autoridades e colaboradores voluntários da Justiça Eleitoral no território nacional, os quais serão geridos por uma comissão executiva.

Este último colegiado deverá produzir relatórios mensais que compilem as atividades do grupo para subsidiar a chamada “Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação”, também criada pela portaria.

A constituição da frente vem também a reboque do Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação, criado pelo TSE em 2020. Um dos objetivos é buscar uma atuação articulada em rede, de forma a reduzir o poder de estrago das fake news no cenário político.

Entre as iniciativas recentes do Poder Judiciário no tema, a que mais chamou a atenção foi a interdição temporária do Telegram no último dia 17 a partir de decisão do ministro Alexandre de Moraes, no Supremo Tribunal Federal (STF).

A medida mirava o combate a postagens com conteúdo falso e foi suspensa três dias depois, após a plataforma ter adotado algumas providências. Entre elas, teve destaque a retirada de uma postagem de Bolsonaro em que o presidente compartilhar informações de uma apuração sigilosa relacionada a um ataque hacker ao TSE.

Edição: Rodrigo Durão Coelho

Para Alice Portugal, carlismo não ‘poderá esconder a sua relação com Bolsonaro’

Foto: Matheus Morais/ bahia.ba
Foto: Matheus Morais/ bahia.ba

Nesta quinta-feira (31), durante a visita do pré-candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para o lançamento da candidatura de Jerônimo Rodrigues (PT) ao governo da Bahia, a deputada federal Alice Portugal (PCdoB) falou com a equipe do bahia.ba sobre a composição PT/MDB.

Para ela, o grupo do qual faz parte tem tradição em derrotar o fascismo. “O carlismo pode usar muitos disfarces mas, efetivamente, não poderá esconder a sua relação com Bolsonaro. Então, a nossa busca da frente ampla foi uma busca obstinada. Mas a linha e o programa político está muito bem definido, que é voltar os programas sociais, manter, efetivamente, na Bahia o rumo certo de uma Bahia que se desenvolve, que venceu aquele turbilhão de miséria que o carlismo impôs à Bahia por mais de 40 anos”.

Ela convida outros partidos que se identifiquem com o programa do grupo a se juntarem: “aqueles que se agreguem a este programa são bem vindos. A porta continua aberta, inclusive, para receber o PDT, para receber outras forças políticas que se agreguem para impedir o retorno dessas forças atrasadas, que é o retrocesso social para a Bahia”.

A deputada também comentou sobre as federações partidárias, que vai durar quatro anos. Para ela, a federação é um instrumento da democracia, “um instrumento que renova a política, faz uma forma contracta dos partidos sem matar os partidos. Então, para nós é muito importante. Enfrentamos com mais tranquilidade, assim, os rigores da cláusula de barreira mas, mantendo o nosso nome, nosso número, nossa história, dentro de uma agregação programática que dura quatro anos”.

Governo do Estado entrega mais de R$550 milhões em editais e equipamentos para a Educação

Um pacote de mais de R$ 550 milhões voltados a programas e projetos estratégicos para a rede estadual de ensino foi lançado pelo Governo do Estado, nesta quarta-feira (30), em evento realizado no Colégio Estadual Manoel Devoto, em Salvador.

Entre os investimentos apresentados pelo secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, estão o lançamento de editais de programas estaduais de assistência estudantil e qualificação profissional, como Educar para Trabalhar, Universidade para Todos e Mais Estudo, e a ampliação do programa de Alimentação Escolar para o ano de 2022.

“Esse é o maior investimento de recursos do tesouro estadual na história da Bahia para a educação e para a alimentação escolar. Sabemos que muitos de nossos estudantes têm dificuldade com alimentação em casa, principalmente nesse momento de crise que o país está passando. Por isso, estamos dando um reforço nas refeições escolares, com boa quantidade e alimentos de qualidade. E estamos fazendo isso com recursos estaduais. Além disso, estamos reforçando nosso apoio financeiro às famílias, por meio de programas como o Mais Estudo e vinculados à aprendizagem e à freqüência escolar”.

Tecnologia e inclusão

Na ocasião, também foram entregues 100 Kits de robótica e equipamentos para escolas como computadores e notebooks, instrumentos musicais. Estudantes cegos ou com baixa visão receberam óculos com tecnologia que auxiliam no aprendizado. O equipamento faz a leitura automática de diversos elementos apresentados, como textos, telas, rostos e objetos e com isso trazem independência aos alunos contemplados.

Para o estudante Ricardo Muniz, o aparelho facilita o desenvolvimento dos alunos. “Com os óculos eu vou conseguir fazer a leitura de texto. O aparelho tem três idiomas, o que vai me permitir estudar também inglês, o espanhol, além do português. E isso representa mais autonomia na minha vida pessoal, já que vou poder estar num estabelecimento comercial e escolher o que quero comprar. Agradeço de todo o coração pela oportunidade”.

Editais

No evento, foi anunciada a abertura de mais de 110 mil vagas para o Programa Educar para Trabalhar, que oferece cursos de qualificação profissional no formato Educação à Distância (EaD) para estudantes egressos do Ensino Médio da rede pública e assegura a Formação Inicial Continuada (FIC) com a perspectiva de inserção e reinserção no mundo do trabalho.

Além disso, 15 mil vagas serão destinadas ao programa Universidade para Todos, em parceria com as quatro universidades estaduais e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Ufrb), visando o fortalecimento das aprendizagens e a preparação dos estudantes concluintes e egressos da rede estadual, para os processos seletivos de ingresso ao ensino superior.

Para o Programa Mais Estudo serão abertas 52 mil vagas, com bolsas no valor de R$100, por um período de oito meses, para estudantes atuarem como monitores nos componentes curriculares de língua portuguesa, matemática e iniciação científica, nas turmas de 8º e 9° anos do ensino fundamental ou da 1ª a 4ª série do ensino médio e das formas de oferta integradas da educação profissional e tecnológica.

O secretário apresentou ainda editais para o Programa Educa Mais Bahia, e anunciou processo seletivo para 98 professores e dois coordenadores pedagógicos e oferta de 800 vagas para aperfeiçoamento de professores em educação escolar quilombola.

Na ocasião, também foi assinado convênio com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) para a oferta de 80 bolsas, com o objetivo de fomentar a iniciação científica e o empreendedorismo em escolas da educação básica do estado da Bahia. “A parceria com a SEC nesse projeto especial vem para apoiar a Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (Feciba), promovida pela SEC, que é voltada para ciência e cultura em que o Estado premia os estudantes protagonistas dos projetos de iniciação científica. O objetivo é identificar aquelas pessoas que têm vocação para a área científica e dar os incentivos e apoiá-los”, detalha a secretária interina Secti, Mara Souza.

Equipamentos

Na ocasião, o secretário Jerônimo Rodrigues fez a entrega simbólica de 35 notebooks para o Conselho Estadual de Educação (CEE); 36 chromebooks e uma estação de recarga para Centro Territorial de Educação profissional do Chocolate Nelson Shaun, município de Ilhéus; 800 mil computadores para unidades escolares da Educação Básica; 22 notebooks para três Polos de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e quatro notebooks e dois projetores multimídias para alunos premiados com 2º e 3º lugares na premiação da etapa territorial do Concurso de Vídeos Educativos Saúde na Escola.

No evento, também foram entregues simbolicamente 900 exemplares do Livreto da Política Estadual de Educação Ambiental (Peea), que serão distribuídos para todas as unidades escolares da rede pública estadual, secretarias municipais de educação e instituições de ensino superior.

Repórter: Tácio Santos
Fotos: Elói Corrêa/GOVBA

A prefeitura municipal de poções tomou a providencia cabível sobre a agressão que um rapaz sofreu, o guarda responsável pelo o ocorrido foi demitido.

A prefeita de poções zela pelo o respeito e não admite esse tipo de atitude de qualquer funcionário

Filho mata pai com golpes de foice e facada por causa de R$ 2

...
Um homem, de 49 anos, foi preso em Viçosa, no interior de Alagoas, por matar o próprio pai, de 85 anos, com golpes de faca e foice, neste sábado (26). De acordo com a polícia, a motivação do crime foi a recusa do idoso em dar R$ 2 ao filho.
“O filho pediu dois reais ao pai, e o pai se negou a dar o dinheiro para ele. Diante desta situação, o filho ficou extremamente chateado e agrediu, pegou a foice e a faca e desferiu vários golpes contra seu pai, afirmou o delegado Igor Diego.
O autor do crime confessou o ocorrido, mas alegou ter problemas psiquiátricos. Ele  foi preso pela Polícia Militar e responderá por homicídio qualificado por motivo fútil. O delegado afirma que o criminoso não apresentou nenhum laudo médico, e nem histórico de internações.

Urgente: Acidente deixa uma pessoa ferida na Frei Benjamin nesta terça (29)

Um acidente acaba de ser registrado na Avenida Frei Benjamin, bairro Brasil, em Vitória da Conquista.

De acordo com informações preliminares, um motociclista acabou se ferindo na ocorrência.

Ainda não há informações sobre a identidade da vítima

Identificados homens que morreram em Planalto

Por volta das 03h, desta terça-feira (29), a guarnição de serviço em Planalto foi informada via Central de operações que houve disparos de arma de fogo próximo ao Mercado do Jai, no bairro Maracugina.

Ao chegar no local informado, os militares constataram uma casa com sinais de arrombamento, e em seu interior dois homens ao solo. As vítimas foram identificadas como Robson Moreira Silva, 21 anos, e Gilberto Silva Novaes, 34 anos.

A guarnição fez o isolamento do local e acionou a Policia Técnica para realização da perícia e segue em diligência com intuito de capturar os autores do duplo homicídio.

Quatro homens morrem eletrocutados enquanto tentavam fazer “gato” de energia na Bahia

G1 – Quatro homens foram eletrocutados enquanto tentavam fazer uma ligação clandestina de energia elétrica na cidade de Valente, a cerca de 250 quilômetros de Salvador, no nordeste da Bahia. O acidente aconteceu no domingo (27), na localidade conhecida como Raposa, às margens da BA-120, e atingiu outras três pessoas.

Segundo a Polícia Civil, o grupo tentava fazer uma ligação cladestina de energia, conhecida popularmente como “gato”, de um poste para uma casa.

As vítimas foram identificadas como Diomarques Gordiano, Leilton Carneiro, Misael e Esmeraldo. Os outros três homens que estavam com eles foram socorridos para o Hospital Municipal José Mota. O estado de saúde deles não foi divulgado.

A Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba) disse que, logo após o acidente, técnicos da empresa estiveram no local e viram que a cena aparentava uma tentativa de ligação clandestina. Depois de análises técnicas, a empresa concluiu que um cabo utilizado irregularmente se rompeu e atingiu as vítimas.

A Coelba alertou que ligação clandestina traz risco de morte para quem comete o ato ilegal e também para pessoas próximas. Além disso, o autor pode responder pelo crime de furto, com pena de reclusão de um a quatro anos, e multa, segundo o Código Penal Brasileiro.

POÇÕES: Carro roubado no jardim depois de Zé Califórnia

Adolescente de 15 anos morre atropelada na BR-116 ao tentar “salvar” namorado, que queria se matar