prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Destaque1’

Lula representa a própria democracia, diz Alckmin | VEJA

No discurso que deu durante o evento de sua filiação ao PSB nesta quarta, Geraldo Alckmin disse que Lula é a expressão da democracia brasileira. Ele reconheceu que as pessoas poderiam estranhar suas palavras e sua possível aliança com o petista na corrida eleitoral deste ano, mas o ex-tucano disse que o “momento excepcional” demanda a união de forças. O ex-governador de São Paulo se juntou ao PSB e ficou mais perto de ser o vice de Lula.

Alckmin disse que é preciso ter humildade para enxergar que Lula é “aquele que melhor interpreta o sentimento de esperança do povo brasileiro”. “Quero cumprimentar o PSB, presidente Carlos Siqueira, pela decisão de apoiar a candidatura do presidente Lula. Temos que ter olhos abertos para enxergar e a humildade para entender que ele é hoje aquele que melhor reflete e interpreta o sentimento de esperança do povo brasileiro. Aliás, ele representa a própria democracia porque ele é fruto da democracia. Por ter conhecido as vicissitudes é que na realidade interpreta esse sentimento da alma nacional”, disse.

O vice em potencial disse que “se Deus quiser” Lula será eleito e o país retomará o caminho do desenvolvimento e da distribuição de renda. “As tarefas políticas não são fáceis. Em política não se obriga, política se conquista com argumentos, com respeito, ouvindo aqueles que discordam de nós, mas com convicção para trabalharmos em benefício da população. Não tenho dúvida de que o presidente Lula se Deus quiser vai ser eleito e vai reinserir o Brasil no cenário mundial, vai alargar o horizonte do desenvolvimento econômico e vai dirimir essa triste diferença social. O Brasil não pode ser bom só pra alguns. O Brasil precisa ser bons para todos”, afirmou.

Alckmin disse que a “esperança” o levou ao PSB e à improvável aliança com Lula. Ainda que não tenha mencionado nominalmente Jair Bolsonaro, o ex-tucano disse que os que “duvidam do resultados das urnas, agridem a democracia”. Ele disse o mesmo para os que “ameaçam o parlamento” e os que “agridem o supremo”. O recém filiado ao PSB disse que da vez em que disputou as eleições contra Lula em 2006, o “debate era de outro nível”. “Alguns podem estranhar, eu disputei com o presidente Lula em 2006 e fomos para o segundo turno, mas nunca colocamos em risco a questão democrática. Nunca se questionou a democracia”, disse.

Por fim, ele disse que estamos em “momento excepcional da vida brasileira” e parafraseou Winston Churchill quando disse que “quando entramos numa rixa entre o presente e o passado, esquecemos do futuro”. “Política é esperança e é isso que nos une aqui. Por isso eu me sinto muito feliz por estar no PSB”.

CALUNIAR E DIFAMAR É PRÓPRIO DE QUEM NÃO TEM O QUE FAZER NEM O QUE MOSTRAR

Pessoas inescrupulosas e inconformadas com a derrota eleitoral em 2020 têm espalhado boatos, distorcido fatos e desferido calúnias e difamações contra a minha pessoa, contra a Prefeita e contra nosso governo. Tudo isso por inveja e ressentimento da derrota e por perceber que, desde que assumimos a Prefeitura, todos os messes, inauguramos e entregamos obras, programas e serviços a população. Assim, por não ter o que fazer nem o que mostrar, opositores desesperados, resolveram direcionar toda artilharia para atacar as viagens realizadas.

Até então, as calúnias e difamações vinham partindo de pessoas ressentidas e sem qualquer credibilidade junto a sociedade. Entretanto, recentemente, um Vereador endossou os ataques e ofensas relativas as viagens realizadas. Por se tratar de um parlamentar que integra uma instituição que merece respeito e atenção, resolvi prestar alguns esclarecimentos.

Todas as viagens a Salvador foram realizadas para encaminhar e viabilizar assinatura de convênios e buscar bens destinados à Prefeitura Municipal de Poções e Associações, adquiridos através de emendas dos deputados parceiros da nossa gestão. Vamos aos fatos então:

1. Uma viagem foi para buscar o trator da Associação da Tabatinga com alguns representantes da entidade, adquirido através de emenda dos deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo PT.

2. Outra viagem foi para buscar o caminhão do Programa de Aquisição de alimentos – PAA da Secretaria Municipal de Agricultura; também emenda dos deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo PT.

3. A outra viagem foi para buscar uma ambulância tipo van para a Secretaria de Municipal de Saúde, emenda dos deputad@s Alice e Fabrício PCdoB. Vale lembrar que, no dia agendado para receber a ambulância, Dona Nilda estava muito envolvida com a Programação do Natal Fonte de Luz, então Dr. Otto me pediu que fosse representá-la no ato de entrega da ambulância junto ao Governador Rui Costa em Salvador.

Como podem ver, todas as viagens foram realizadas para viabilizar convênios, buscar bens e equipamentos para melhorar o trabalho das secretarias e atender as demandas da população.

As viagens realizadas e as diárias concedidas tiveram as finalidades acima descritas e o desfecho das mesmas foi positivo para a nossa comunidade. Para maior clareza, segue registro fotográfico referente assinatura de documentos, liberação, retirada, transporte e entrega dos equipamentos.

Poções, 22 de março de 2022.

Atenciosamente!

João Bonfim Cardoso Cerqueira
Vice-Prefeito de Porções

Câmara aprova urgência para votação do piso da enfermagem

O plenário aprovou nesta terça-feira (22), por 458 votos a 10, o requerimento de urgência para o Projeto de Lei 2564/20, do Senado, que fixa o piso salarial nacional para as carreiras de enfermagem (enfermeiro, técnico e auxiliar) e da parteira.

Conforme o projeto, o valor mínimo inicial para os enfermeiros será de R$ 4.750, a ser pago nacionalmente pelos serviços de saúde públicos e privados. A Bancada do PCdoB na Câmara encaminhou voto favorável e o plenário da Casa aprovou a urgência para tramitação da proposta que estabelece o piso da enfermagem.

O deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) defendeu a aprovação do piso salarial para a categoria, lembrando que a valorização dos profissionais da saúde é uma demanda que deveria ter sido atendida há muito tempo. “É uma dívida que esta Casa tem para com os profissionais da saúde, para com o Brasil, para com esses profissionais que se dedicam cotidianamente para cuidar de gente, para proteger vidas. Queremos analisar o mérito da matéria o mais rápido possível”, disse.

O compromisso dos partidos, definido na última reunião de líderes, foi de votar a urgência para ampliar o debate em torno do tema junto aos governadores e prefeitos em razão do impacto orçamentário da proposta. Agora, o mérito do texto deverá ser analisado até o final de abril.

Nesse período, um cronograma de trabalho será executado para que sejam encontradas as fontes de recursos para bancar o pagamento do piso. Um estudo feito por um grupo de trabalho para avaliar o impacto do projeto previu um aumento de despesas com folha de pagamento de R$ 16,3 bilhões, considerando gastos com pessoal de instituições de saúde públicas, privadas e filantrópicas.
Com informações do PCdoB na Câmara.

Atenção: grande final da maratona musical, dia 26/03 não fiquem de fora dessa

Mãe mata filho e comete suicídio no interior da Bahia

Mãe mata filho e comete suicídio no interior da Bahia; ela gravou vídeo para o marido antes de crime

Uma mãe matou o próprio filho de 1 ano e 4 meses por asfixia no distrito de Cocão, zona rural de Wenceslau Guimarães, a 290 quilômetros de Salvador, na tarde da última sexta-feira (18/3). Depois disso, ela cometeu suicídio. As informações são da Polícia Militar.

Antes do crime, a mulher, identificada como Rayssa Santana, gravou um vídeo endereçado ao marido. Nas imagens, ela aparece com o bebê no colo e aparenta estar em estágio avançado de depressão. “Eu falhei como esposa, falhei como mãe. Mas eu vou ter que levar Jessé também, para você seguir sua vida. Vai ser difícil, mas pode seguir sua vida, tá bem? Em breve você vai se encontrar com Jessé, na glória. Mas, para mim, eu acho que Deus não vai me perdoar pelo que eu fiz. Tchau, adeus. Dá tchau ao papai”, diz ela.

Segundo blogs locais, ela estaria sendo traída no casamento, e por isso acreditava ter “falhado como mulher”. Em outro trecho, ela diz que foi muito feliz com o marido. “Fala oi para o papai: ‘oi papai’. Meu amor, só gravei esse vídeo para você ver seu filho, porque são nossas últimas imagens. Gostaria que você soubesse que eu te amei muito, te amo muito, e que a gente foi muito feliz. Eu fui muito feliz nesses quatro anos de casada com você. Você é uma ótima pessoa. Um marido melhor Deus não poderia me dar. Me perdoe por isso”, pede.

As imagens não serão reproduzidas em consideração a vítima do suicídio. A PM informou que chegou ao local por volta de 16h50, encontrando os dois corpos, e acionou o Serviço de Investigação em Local de Crime (Silc).  O caso foi registrado na 1ª Delegacia Territorial (DT) de Valença.

Preso homem suspeito de disseminar HIV; ele não avisava às parceiras que era soropositivo

 

Um homem foi detido em Goiás por transmitir o vírus HIV para suas parceiras, sem que as mesmas soubessem disso. Leovaldo Francisco da Silva, de 37 anos, foi preso nesta segunda-feira (21/3), na cidade de Pontalina, interior do estado, onde trabalhava como vigilante.

 

Segundo informações da Polícia Civil de Goiás, pelo menos seis mulheres teriam sido vítimas dele desde 2019. Algumas foram até a delegacia e uma delas levou um teste positivo para HIV. No local, informaram que não sabiam que Leovaldo era soropositivo e que tiveram relações sexuais com o acusado sem uso de proteção. Até o momento, três vítimas têm testes positivos para o vírus.

À imprensa, o delegado do caso, Leylton Barros, disse que o vigilante sabia que era soropositivo desde 2019. Embora tenha alegado ter descoberto a doença no último mês, as investigações mostram que ele já tinha conhecimento de seu estado há mais tempo.

A polícia divulgou fotos do suspeito com intuito de buscar por mais mulheres que possam ter sido vítimas dele.

O crime foi tipificado como lesão corporal gravíssima. Com informações do Aratuon.

Influencer Sthe Matos é internada na UTI com sangramento no cérebro

A influencer baiana Sthefane Matos, 23 anos, mais conhecida como Sthe Matos, está internada após passar mal em um voo. Em comunicado divulgado na madrugada desta terça-feira (22), foi informado que, após exames, foi descoberto um sangramento no cérebro dela.

“Oi, equipe da Tetezinha! Após alguns dias com uma aparente virose, tendo testado negativo para Covid, hoje Teté sentiu uma dor de cabeça muito forte e foi ao hospital verificar. Ela realizou uma tomografia e foi constatado um pequeno sangramento no cérebro. Nada muito grave”, diz trecho do comunicado. Com informações do Bnwes

Ato político dos 100 anos do PCdoB tem homenagens e nova filiação na Bahia

Uma concorrida sessão na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), em Salvador, celebrou os 100 anos do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), na tarde desta segunda-feira (21/03). O ato político comemorativo foi marcado por homenagens feitas por militantes, dirigentes e aliados, e ainda contou com o anúncio de uma nova filiação: do trompetista Juracy Bemol, da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA).

Recebido com muita festa, o novo filiado agradeceu a acolhida e lembrou que a decisão de integrar o PCdoB acontece também no centenário da Semana de Arte Moderna, o que indica que a luta comunista nasceu e segue junto com a cultura. “Darei o meu sangue pela causa do PCdoB, que é a causa dos trabalhadores, dos estudantes, dos artistas”, disse Juracy Bemol.

Para o presidente estadual do Partido, Davidson Magalhães, o espírito das comemorações do centenário tem sido justamente o de fortalecimento e de renovação da atuação. “Chegamos aos 100 anos renovados. Não decepcionamos o povo. A nossa consciência histórica vai nos levar a mais 100 anos, para construir uma pátria sem exploradores e explorados”, disse.

Homenagens

Na ocasião, a deputada federal Alice Portugal fez homenagens a nomes que construíram a história do PCdoB na Bahia, a exemplo de Haroldo Lima, Péricles de Souza e Loreta Valadares, que fizeram mobilização e formação popular no estado. “A história do PCdoB está entrelaçada nas lutas do nosso povo. Somos o partido dos comuns, daqueles que muito produzem e nada têm”, afirmou.

Daniel Almeida lembrou de diversos fatos históricos do centenário e defendeu que o passado de lutas deve guiar o novo ciclo do Partido. “As ideias do socialismo surgem para se contrapor ao capitalismo, para construir uma sociedade fraterna e livre. Nós chegamos a esses 100 anos participando de muitas lutas e desafios, e mais do que nunca o socialismo está vivo.”, declarou.

A bancada do PCdoB na Assembleia Legislativa da Bahia, formada por Olívia Santana, Bobô Tavares, Zó Lima e Fabrício Falcão, também esteve presente no ato. O líder Fabrício Falcão conduziu os trabalhos, junto com a secretária estadual de Organização do Partido, Marianna Dias, e destacou que, apesar das dez décadas, a organização comunista no País segue se renovando, sintonizada com os novos tempos. “Somos o partido mais antigo do Brasil, mas um partido jovem nas ideias”, disse.

Representatividade

Uma mesa de lideranças foi formada, na cerimônia, com a marca da diversidade. Além dos nomes já citados, também estiveram Julieta Palmeira (SPM-BA), Rosa de Souza (CTB-BA), Natan Ferreira (UJS-BA), Pedro Lucas (UBM), Lívia Ferreira (UNA-LGBT), Marina Duarte (Unegro-BA), Álvaro Gomes (Iapaz), Manuela Simões (Secretaria de Organização do PCdoB Salvador), Luiz Gavazza (Bahiagás) e Cacique Aruã (Secretaria de Questões Indígenas do PCdoB-BA).

Na sessão, também estiveram convidados que são aliados do PCdoB, como a deputada federal Lídice da Mata e o vice-prefeito de Ilhéus, Bebeto Galvão, ambos do PSB; os deputados estaduais do PT Rosemberg Pinto e Osny Cardoso; e Iaraci Dias, porta-voz da Rede. O governador Rui Costa (PT) não pôde comparecer ao evento, mas enviou uma mensagem de saudação à militância comunista.

Os prefeitos do PCdoB Professor Tone (Aratuípe) e Frederico Vasconcelos (Licínio de Almeida) também participaram do ato político, representando os mandatos do interior do estado.

Dança das cadeiras: Rui publica exonerações em secretarias que eram ocupadas pelo PP

A dança das cadeiras na administração estadual continua. Nesta terça-feira (22) o governador Rui Costa (PT) assinou mais de 70 exonerações em secretarias que eram ocupadas por antigos aliados e pelo Progressistas, partido que integrou a base governista durante 14 anos e rompeu a aliança na última semana. A movimentação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).

Entre as pastas em questão, estão a de Desenvolvimento Econômico (SDE), da Infraestrutura Hídrica e Saneamento, a do Planejamento e também a de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri). Na lista, o filho de Jabes Ribeiro, atual secretário-geral do PP, Jabes Souza Ribeiro Júnior foi exonerado do cargo de assessor técnico da Seagri.

Quem também teve a exoneração publicada no DOE foi Marcelo Cajado Sampaio, irmão do deputado federal e presidente do PP, Cláudio Cajado. O familiar do parlamentar deixou o cargo de coordenador Superintendência de Infraestrutura Hídrica, órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento. Marcelo havia assumido o posto no governo de Rui Costa em abril de 2019 .

Ele é engenheiro civil, e à época, substituiu Jacy Torres da Silva. O deputado Cláudio Cajado era do grupo do então prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), até abril de 2018, mas rompeu após o democrata decidir não ser candidato ao governo da Bahia na eleição daquele ano. Agora, com o desembarque dos Progressistas no grupo de Neto, Cajado volta a se aliar com o ex-prefeito da capital baiana.

No último dia 14 de março, o vice-governador João Leão (PP) entregou a carta de demissão do cargo de secretário estadual de Planejamento ao governador Rui Costa (PT) e foi seguido pelo ex-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Nelson Leal, que ocupava a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o secretário de Recursos Hídricos, Leonardo Góes.

Outra pasta que também sofreu mudanças com a publicação desta terça-feira foi a de Administração Penitenciária e Ressocialização, onde o deputado federal Marcelo Nilo (PSB) tinha ampla influência. Em fevereiro, Nestor Duarte Neto, que é aliado de Nilo, entregou o cargo de titular da secretaria após o parlamentar romper com o grupo de Rui Costa.

Nestor foi titular da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização por quase 11 anos, entre maio de 2011 e fevereiro de 2022.

Bahia Notícias

CPF Cancelado: Elemento morre em troca de tiros com a CAESG

Uma operação conjunta das polícias PC, PM, CIPE e GCM, terminou com uma pessoa morta na tarde desta segunda-feira (21), no Bairro Felipe Achy, em Itambé.

A ação ocorreu por volta das 16h:30m, entre as Ruas Paraná e Capitão Veloso, no referente bairro, e visava efetuar prisões de suspeitos da morte do mototaxista Hormindo Barbosa Alves Filho, conhecido como “Amaral”, ocorrido na última sexta-feira (18), na Rua Naomar Alcântara, no mesmo bairro.

Segundo a polícia, durante a operação, o suspeito investigado empreendeu fuga e, após saltar diversos telhados, se deparou com a guarnição da CIPE Sudoeste (CAESG), momento esse que ocasionou confronto, sendo alvejado em dois momentos durante a troca de tiros.

O indivíduo identificado pelas iniciais A.S.S., “TINEGO”, 28 anos de idade foi socorrido pelos próprios policiais, sendo encaminhado para o pronto socorro do Hospital São Sebastião, onde não resistiu e entrou em óbito.

A ocorrência foi registrada na 21ª Coorpin, em Itapetinga.

Fonte: Itambé Agora.