:: ‘Bahia’
Organize sua viagem com antecedência e garanta hospedagem para o Festival de Inverno Bahia
Com ampla estrutura construída no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista, e considerado um dos maiores eventos de música do Norte/Nordeste, o Festival de Inverno Bahia já está na porta! Em sua 14ª edição (que acontece nos dias 24, 25 e 26 de agosto no Parque de Exposições Teopompo de Almeida), por seu tamanho e importância, o FIB agita a economia de Conquista todos os anos, movimentando diversos serviços e produtos e atraindo pessoas de toda a Bahia e de outros estados do país. Por isso, um item importante para se preocupar com antecedência e evitar desconfortos de última hora é a hospedagem. Preparamos um guia para ajudar você a se organizar para uma das festas mais completas da Bahia, espaço para a boa gastronomia, experiências sensoriais e encontro de todas as tribos.
COMO CHEGAR
Se você é de fora, pode chegar em Vitória da Conquista de avião, através do Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo, que recebe voos diários de cidades como Salvador, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Ribeirão Preto, entre outras. Já o acesso pelas rodovias é pela BR-407, BA-263 e BR-116. O terminal rodoviário da cidade recebe ônibus de quase todos os lugares do país.
Empresas Aéreas
Azul Linhas Aéreas
Passaredo
LATAM Airlines Group
Empresas de Ônibus
Águia Branca (Oficial do FIB)
Brasileiro
Camurujipe
Cidade Sol
Emtram
Gontijo
Guanabara
Itapemirim
Kaissara
Novo Horizonte
Penha
Rio Doce
Rota
Salutaris
Transnorte
BARES E RESTAURANTES
Em Vitória da Conquista, é possível encontrar do tradicional pão com manteiga na chapa até a mais alta gastronomia oriental, francesa, mexicana, nordestina, tradicional ou pratos gourmet. Sua busca pode ser facilitada pelos sites e aplicativos disponíveis que mostram a variedade de bares e restaurantes em todas as localizações da cidade.
Se for buscar no Facebook, a página Onde Comer em Conquista pode ser um bom caminho: https://www.facebook.com/groups/465394560329435/
No instagram, o perfil @vaicomeroquevca publica as indicações dos internautas e as imagens dos pratos pedidos.
Entre os aplicativos, o Seu.Menu e o TheLivery são os mais acessados pra quem prefere pedir comida online.
HOTÉIS E POUSADAS
Vitória da Conquista tem uma rede hoteleira bastante ampla, oferecendo desde as acomodações mais simples até aquelas próprias das grandes redes, pra quem deseja espaços mais confortáveis. Mas vale ressaltar que a procura é intensa e as vagas costumam encerrar um mês antes do evento. Também é comum as pessoas divulgarem sites alugando imóveis, pensionatos ou quartos somente para os dias de Festival (não existe um guia único, mas vale buscar no Google utilizando as palavras-chave específicas). É válido também pesquisar em plataformas como Booking (booking.com) e Airbnb (airbnb.com.br), que oferecem várias opções de hospedagem.
Além de consultar sites de viagem e hospedagem, disponibilizamos uma lista com alguns dos principais hotéis para você já realizar suas reservas (alguns deles com vagas praticamente esgotadas):
IBIS STYLES (Oficial do FIB)
O Ibis Styles disponibilizou uma lista de espera pra você que ainda está procurando hospedagem em Conquista pra curtir o Festival. Para deixar seu nome na lista e saber mais informações ligue para (77) 3423-9650.
Av Luís Eduardo Magalhães, 180, Esplanada do Parque / (77) 3423-9650
IBIS HOTEL
Av Juracy Magalhaes, 25, Bairro Boa Vista / (77) 3086-8900
HOTEL CHAPADA DIAMANTINA
Rua Jorge Stolz, 02, Centro / (77) 3421-2730
HOTEL SÃO PAULO
Av. Presidente Dutra, 2245, Bairro São Vicente / (77) 3421-4040
POUSADA CHURRASCARIA E LANCHONETE BAHIA
Av Crescêncio Silveira,124 – Bairro São Vicente / (77) 3421-5463
POUSADA ITAJUÍPE
Av Juraci Magalhaes, 2, Quadra 3 Lt. 340 – Bairro Jardim Guanabara / (77) 3201-5000
POUSADA VIEIRA E SILVA
Av. Crescencio Silveira, 18, Centro / (77) 3421-5524
CAFEZAL PALACE HOTEL
Av. Serrinha, 3003, Bairro Ibirapuera / (77) 3426-1314 / 3426-1350 / 3426-2303
ESPLENDOR PALACE HOTEL
Av. Brumado, 2024, Bairro Zabelê / (77) 3427-5242 / 3086-1212 / 3427-5842
FAIXA HOTEL
Av. Juracy Magalhães, 130, Bairro Bela Vista / (77) 3422-5595 / 3422-1648
HOTEL ANDRADE
Av. Brumado, 542, Bairro Brasil / (77) 3423-2028
HOTEL CENTRAL
Tv. Catão Ferraz, 30, Centro (próximo a Av. Bartolomeu de Gusmão) / (77) 4009-5050
HOTEL CONQUISTA
Rua 2 de Julho, 108, Centro / (77) 3424-9901
HOTEL KATRACA PALACE
Av. Juraci Magalhães, 02, Bairro Felícia / (77) 2102-7444
HOTEL LIVRAMENTO
Pça. Barão do Rio Branco, 71, Centro / (77) 3086-1906 / (77) 3424-1116 / (77) 3424-1118 / (77) 3424-1127 / (77) 3424-1342 / (77) 3424-1906 / (77) 3424-2186 / (77) 3424-2192
LIVRAMENTO PALACE HOTEL
Expedicionários, 701, Bairro Recreio / (77) 3086-9900
HOTEL PARAÍSO
Av. Presidente Dutra, 2127, Bairro São Vicente / (77) 3422-3423
HOTEL POUSADA RIVIERA
Rua Lisboa, 64, Centro / (77) 3424-3089
HOTEL UNIVERSO
Av. Bartolomeu de Gusmão, Centro / (77) 3424-5764 / 3422-2039
POUSADA DA CONQUISTA – RESORT SPA
BR 116, Km 857, Rodovia Rio-Bahia / (77) 3423-8400 / (77) 3423-8400
ROYAL PALACE HOTEL
Rua Zeferino Correia, 21, Centro / (77) 3422-5751
SHALAKO HOTEL
Rua Siqueira Campos, 90, Centro /
(77) 3424-4049 (77) 3421-1813 (77) 3422-1593 (77) 3424-4053 (77)3424-4054
SOLAR VITÓRIA HOTEL
Av. Juracy Magalhães, 2138, Bairro Jardim Guanabara / (77) 3423-0897 (77)3423-0897
A produção do Festival de Inverno Bahia é assinada pela Icontent, empresa de entretenimento da Rede Bahia, em parceria com a TV Sudoeste, e tem patrocínio da Fainor e apoio da Wizard, Ibis Styles, Águia Branca, Diamantina, Caixa, Boulevard Shopping, He-Net, Ballantine’s, Zab, Oi, Itaipava, By Derme Cosméticos, Barbearia Armazzém e Avatim.
SERVIÇO
Festival de Inverno Bahia 2018
Quando: 24, 25 e 26 de agosto
Onde: Parque de Exposições Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista
Classificação: 16 anos para os espaços Arena e Camarote VIP e 18 anos para o Camarote Open Prime
Abertura dos portões: 19h (sexta e sábado) e 18h (domingo)
Grade: Sexta-feira – Fábio Jr, Biquini Cavadão, Luan Santana; Sábado – Anavitória, Paulo Miklos, Lulu Santos, Pitty; Domingo – Roupa Nova, Capital Inicial e Alok
Meia-entrada: Além de estudantes, outros segmentos têm direito à meia-entrada, segundo a lei 12.933/2013. Em ambos os casos, é obrigatória a apresentação de documentos comprobatórios. Mais informações, acesse a legislação:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12933.htm
Informações para compra de ingressos
Locais de venda:
– Internet: www.eventim.com.br e site do FIB www.festivaldeinvernobahia.com.br
– Vitória da Conquista: Loja Oficial (Boulevard Shopping), lojas Point do Ingresso (Centro); Central do Ingresso (Shopping Conquista Sul); Loja Taco Jeans (Olívia Flores)
– Salvador: Loja South (shoppings Center Lapa, Bela Vista, Paralela, Piedade e Salvador Norte Shopping)
Obs: Taxa de serviço de 8% sobre o valor do ingresso, exceto para a Loja Oficial e Loja Taco
Condições de pagamento: dinheiro, cartão de débito e/ou crédito em 6x sem juros nos cartões
Ipiaú: Pastor fica preso nas ferragens de veículo após colisão na BR-330; ocupantes do outro carro fugiram
| Pastor levava no carro três membros da sua igreja para o bairro César Borges (Foto: Giro Ipiaú) |
| Carro do pastor ficou com a lateral destruída (Foto: Giro Ipiaú) |
| Ocupantes do Astra fugiram do local (Foto: Giro Ipiaú) |
Tragédia! Adolescente morre em acidente com moto neste domingo
![]() |
| Foto: redes sociais. Edição: Alerta Bahia |
Segundo reportagem do Alerta Bahia, testemunhas disseram que Daniel empinava uma motocicleta, quando perdeu o controle e colidiu violentamente contra o portão de uma casa comercial no centro da cidade.
Populares acionaram o SAMU que encontrou o garoto ainda com vida e o encaminhou ao Hospital Municipal Maria Pereira Costa (Dona Quinha), onde morreu após três paradas cardíacas devido à gravidade das lesões. Informações do Alerta Bahia
ITAMBÉ: CÂMARA VAI ANTECIPAR ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA

Na próxima terça-feira será realizada a eleição da mesa diretora da câmara de vereadores para o próximo biênio. O atual presidente, Ceçula (PC do B), vai para a disputa e deverá ser reeleito com facilidade.
Dos 11 vereadores, ele conta com oito votos, sendo que a oposição não tem quantidade de assinaturas para formar uma chapa para disputar.
Conquista: Acidente entre carro e carreta deixa vítima presa as ferragens

Um acidente envolvendo carro de passeio e carreta foi registrado na noite deste domingo (05) na BR-116, próximo a Lagoa das Flores, em Vitória da Conquista.
Segundo testemunhas, o trânsito é lento no trecho.
Ainda de acordo com leitores do Blog do Rodrigo Ferraz que passaram pelo local da ocorrência, existe vítima presa as ferragens. Corpo de Bombeiros e Via Bahia estão no trecho tomando as devidas providências.
O nome das vítimas e estado de saúde ainda não foram divulgados.[fonte blog rodrigo ferraz ]
Telhado de escola municipal desaba no sul da Bahia; FOTOS Secretaria de Educação de Ilhéus afirma que escola foi reformada de forma irregular em 2016 pela administração da prefeitura passada
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/z/b/RsYjEZSJO2WQZ3a9xBgg/escola-1.jpg)
Telhado da Escola Municipal do Iguape, em Ilhéus desabou na madrugada deste sábado (4) (Foto: Divulgação/Secom)
O telhado de uma escola municipal desabou na madrugada deste sábado (4), em Ilhéus, no sul do estado. De acordo com a Secretaria de Educação da cidade, a escola foi reformada de forma irregular em 2016 pela administração da prefeitura passada.
Segundo a Secreatria de Educação, o desabamento do telhado da Escola Municipal do Iguape ocorreu em função da péssima qualidade dos materiais utilizados, principalmente nos telhados, que receberam madeiras frágeis e inapropriadas.
Em nota, a Secretaria de Educação afirma que uma nova reforma já está no cronograma do prefeito Mário Alexandre, com obras previstas para iniciar no início da próxima semana.
A Secretaria de Educação também afirmou em nota, que em um ano e meio de gestão, o prefeito Mário Alexandre já recuperou 10 escolas na rede municipal de ensino de Ilhéus, e agora está reformando as quadras poliesportivas e equipamentos de lazer da cidade.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/b/e/7ByEXXRqALU5oCynNw7Q/escola-2.jpg)
Escola foi reformada de forma irregular em 2016 (Foto: Divulgação/Secom)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/g/R/AQCvKbTcK2E9TsUUt9VA/escola-3.jpg)
Prefeitura afirma que madeiras eram frágeis (Foto: Divulgação/Secom)
BAHIA: JUÍZA SAI DE FÓRUM ESCOLTADA APÓS DAR VOZ DE PRISÃO A ADVOGADOS

Do “Bahia Noticias”.
Uma confusão entre advogados e a juíza Maria de Lourdes Melo, titular da 2ª Vara Cível de Lauro de Freitas, virou caso de polícia na manhã desta sexta-feira (3). Tudo começou quando o advogado Donato Di Gregorio Neto tentou ter acesso a uma ação de reintegração de posse, que tramita na vara.
Havia uma demora na expedição de um mandado e ele queria saber o motivo. Quando tentou acessar o cartório, não deixaram o advogado entrar para falar com a juíza. Para impedir que o advogado tivesse acesso ao local, a magistrada chamou a polícia para ficar na porta.
“É um direito garantido por lei federal que o advogado acesse livremente as instalações do judiciário”, afirmou o advogado Mateus Nogueira, membro da Comissão de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA), chamado para dar suporte ao colega.
A juíza ameaçou prender Donato e Mateus caso entrassem no cartório. “Se você me prender por entrar no cartório, eu vou mandar lhe prender por abuso de autoridade”, disse Mateus Nogueira. A juíza acabou deixando o fórum com escolta da polícia. “Ela queria criar uma situação para dizer que estava sendo acuada no fórum e se trancou no gabinete. Nesse tempo, nós fomos à delegacia registrar o caso”, contou Nogueira.
No bate-boca, a juíza ainda disse que o gabinete dela é fechado, e que “na minha casa, eu mando”. Mateus Nogueira a respondeu que ali não era a casa dela, e sim uma instalação judiciária, custeada com dinheiro público.
ITABUNA: MARCHA EXIGE FIM DAS VIOLÊNCIAS CONTRA AS MULHERES
No próximo dia 08 de agosto (quarta-feira) completa-se dois meses do brutal assassinato da comerciária Maria Aparecida Reis. Cida, como era conhecida, foi baleada e esfaqueada pelo ex-companheiro, Francisco Bento Rodrigues Neto, dentro de um ônibus, na Alameda da Juventude, em Itabuna.
Com o objetivo de lembrar deste e de outros crimes semelhantes, chamando atenção para a necessidade de dar um basta nas mais variadas formas de violência contra as mulheres, será realizada a Marcha Nenhuma A Menos – ato que exige o fim das violências contra as mulheres. A atividade está sendo promovida pela Rede Feminista Grapiúna, organização que agrega diversas entidades. A concentração será a partir das 15h, no Jardim do “O”, em Itabuna.
A morte de Maria Aparecida é um exemplo típico de feminicídio, crime de ódio contra mulheres, também caracterizado por agressões verbais, físicas e psicológicas. Ela estava separada do ex-companheiro, que insistia para que reatassem a relação e fez ameaças à vítima, resultando em queixa policial quatro dias antes do sinistro, o que não o impediu de ceifar a própria vida e a da ex-companheira. “Uma mulher é assassinada a cada duas horas no Brasil, taxa de 4,3 mortes para cada grupo de 100 mil pessoas do sexo feminino. Se considerarmos o último relatório da Organização Mundial da Saúde, o Brasil ocuparia a 7ª posição entre as nações mais violentas para as mulheres de um total de 83 países”, afirma Kaliana Fontes, integrante da Rede Feminista Grapiúna…
O ato contará com a participação de diversas entidades da sociedade civil organizada, como sindicatos, centrais sindicais, coletivos de mulheres, OAB, Ministério Público, dentre outros. “Convidamos todos e todas a marcharem conosco e a se unirem nesta luta”, concluiu Kaliana.
REDE FEMINISTA GRAPIÚNA – A Rede Feminista Grapiúna surgiu a partir de mobilizações e protestos pela morte da comerciária Maria Aparecida no dia 08 de junho de 2018. Nesse contexto, é formada pela união de diversas instituições preocupadas com os altos índices de violências de gênero e com a fragilidade da rede de enfrentamento a esse tipo de violência no município de Itabuna. Assim, a Rede Feminista Grapiúna consiste na afirmação, por parte das instituições participantes, de um espaço de diálogo e busca de soluções para esse quadro. Trata-se de um compromisso institucional coletivo com a agenda feminista e o combate a todas as formas de desigualdade e violências contra as mulheres, inclusive respeitando-se as especificidades e interseccionalidades, bem como a diversidade que abrange o gênero feminino. Busca-se integrar o poder público e a sociedade em esforços conjuntos para o enfrentamento de todas as formas de opressão e violência de gênero, na crença da importância desse debate para uma sociedade mais justa e democrática.














