![]() |
|
|
:: ‘Bahia’
UTILIDADE PUBLICA -Belmiro Pereira . É natural de Lucaia, município de Planalto-Ba. Fortes sinais de distúrbio mental
Belmiro Pereira . É natural de Lucaia, município de Planalto-Ba. Fortes sinais de distúrbio mental. Passou às 3 hs da madrugada do dia 4 de agosto de 2018(sábado) pelas proximidades do Posto Fiscal Benito Gama, Vitória da Conquista- Ba. Seguiu a pé sentido Cândido Sales. Policiais Militares o identificaram e pede que seja repassada essa mensagem a fim de encontrar a família deste idoso.
“Nem para porco serve”: Varela critica posto de saúde de Vitória da Conquista
No programa Balanço Geral desta quinta-feira (02), o apresentador Raimundo Varela comentou sobre a falta de estrutura em um posto de saúde localizado na zona rural de Vitória da Conquista.
“Quem governa o Brasil, não conhece o Brasil. Fica lá no Planalto Central só tomando as decisões… Tem que fazer uma auditoria para saber quanto custou esse posto. Se é que podemos chamar isso de posto. Nem para porco e para cavalo serve isso aí. Nem pra estrebaria, pocilga”, criticou.
“Isso é pra tratar de gente. O paciente que entrar aí, já sai doente. Isso é uma tragédia chamada de posto de saúde. Uma sujeira, uma porcaria. Eu quero saber quanto custou esse posto de saúde, que não serve nem pra meu rottweiler morar, senão ele vai ficar doente. Imagina um ser humano”, reclamou Varela.
*Fonte: Varella Notícias
[RELEASE] Letristas, cantoras e agora atrizes: Anavitória estreia filme no mesmo mês que se apresenta no FIB
Letristas, cantoras e agora atrizes: Anavitória estreia filme no mesmo mês que se apresenta no FIB
[JUAZEIRO-BA]: Depois de esperar 7 anos por cirurgia cardíaca Josilene morre e deixa 7 filhos

A dona de casa Josilene dos Santos, que aguardava por uma cirurgia cardíaca há sete anos, morreu na quinta-feira (2), em Juazeiro (BA). Diagnosticada com com miocardiopatia, doença que compromete o funcionamento do miocárdio, músculo do coração, ela teve quatro paradas cardíacas e não resistiu.
Josilene passou mal na tarde de quarta-feira (1º) e foi socorrida por familiares, que acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Com a demora da chegada da ambulância, um vizinho a levou até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, onde foi atendida.
Na unidade, Josilene foi medicada, mas sofreu quatro paradas cardíacas e morreu na manhã de quinta-feira. A dona de casa, que foi sepultada no mesmo dia, deixou sete filhos.

Há sete anos, quando descobriu a doença, Josilene procurou a Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) para tentar agendar uma cirurgia prescrita pelo médico, no entanto, foi informada de que o procedimento só poderia ser realizado em Salvador.
De acordo com a mãe da paciente, Maria Josélia dos Santos, a Sesau informou que ela teria que aguardar o surgimento de uma vaga em um hospital da capital. Ainda segundo ela, Josilene chegou a procurar a Secretaria por diversas vezes, mas não obteve notícias sobre o encaminhamento da cirurgia.
“Em todos esses anos a gente se bate, procura, vai em um canto, vai em outro e nada. É muita revolta, a gente paga nossos impostos, mas na hora da doença não tem médico, não tem quem ajude, não tem quem faça nada. Agora, minha filha se foi e deixou os filhos aí”, disse.
Em nota, a Sesau lamentou a morte da dona de casa e se solidarizou com a família. O órgão disse, ainda, que a cirurgia que ela precisava não poderia ser feita em Juazeiro, que já tinha encaminhado a solicitação do procedimento para Salvador e esperava uma vaga em um hospital de referência para alta complexidade.
A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por sua vez, informou que, como a paciente não estava internada em uma unidade de saúde, caberia ao setor de Regulação de Juazeiro encontrar uma vaga para ela na capital.
Fonte: G1 e Rede Bahia
TRAGÉDIA: 6 pessoas, entre elas uma criança, morrem em acidente na BR-116
ITARANTIM: ESPOSA DE PREFEITO ENTRA COM DIVÓRCIO LITIGIOSO E SE DECLARA OPOSIÇÃO AO EX-MARIDO.
BOA NOVA: Prefeitura divulga edital de processo seletivo com 36 vagas e salário de até R$ 11.800
Com 36 vagas para o nível médio e superior o Processo Seletivo será realizado em 3 etapas:
Mototaxista e passageiro morrem em acidente de moto próximo a São José do Jacuípe
Um acidente de moto ocorrido na manhã de hoje 01 de agosto, deixou duas pessoas mortas na BA 130, na entrada da cidade de São José do Jacuípe.
Segundo as primeiras informações, um moto táxista conhecido como “Bel”, chegou a dar entrada na UPA 24h de Capim Grosso ainda com vida, mas não resistiu e veio a óbito, já seu passageiro veio a óbito no local. Bel reside na comunidade do Sete Porcos e estava a trabalho no momento do acidente.
Colegas de trabalho disseram que todo mês ele fazia essa corrida para levar um senhor em uma localidade conhecida por Bate Pau. A classe está extremamente sentida com o ocorrido e lamentam muito a morte do colega e de seu passageiro.
Ainda não foi confirmado, mas segundo populares um veículo teria passado por cima do moto taxista após o mesmo perder o equilíbrio e cair na pista, o motorista não prestou socorro.
Fonte: FR Notícias
Cadê o dinheiro que tava aqui? Ex Prefeito de Itabuna declara que deixou R$ 46 MILHÕES em caixa.
![]() |
| Ex-prefeito de Itabuna, Vane do Renascer |
Estudantes de Poções mobilizam comunidade para a doação de sangue
Doar é um ato de amar’. Este é o nome do projeto criado no Colégio Estadual Eurides Santana, de Poções (444 km de Salvador), no Sudoeste Baiano, pelas estudantes Beatriz Fernandes, 15 anos, Lolita Sousa Neta, 17 e Evelin Cardoso, 17, todas do 2º ano do Ensino Médio. A ação objetiva a conscientização da população sobre a importância da doação regular de sangue. Só nesta semana, asjovens já levaram uma caravana, com 18 pessoas, entre estudantes e moradores do entorno do colégio, para a doação de sangue no hemocentro do Hospital de Base de Vitória da Conquista.
O projeto surgiu a partir da necessidade de uma colega do colégio, segundo explicou a orientadora Lucineide Dias. “Elas foram muito fortes e conscientes neste momento e realizaram uma mobilização muito bonita. Atividades como esta despertam nos jovens a solidariedade e a importância de colaborar pela preservação da vida. Isto faz com que a gente cresça em grupo e se perceba enquanto cidadão”, avalia.
A iniciativa ainda conta com pesquisas, rodas de conversas na escola, entrevistas na rádio local e convites, por meio de panfletos, explicando a importância e chamando a população para a doação. “Durante nosso projeto, percebemos que as pessoas se solidarizam com causas pessoais, quando é um familiar ou um parente que precisa de doação e não é isso que deve acontecer. A doação deve ser regular. Então, começamos a alertar a todos sobre a importância deste ato voluntário e o quanto os estoques dos bancos de sangues estão baixos”, revelou Lolita.
Já Beatriz fala que a mobilização está trazendo resultados significativos. “Em Porções não tem um local de coleta de sangue e a população vivia sem informações. Para mim é muito importante fazer parte desta mobilização e saber que, de alguma forma, estamos ajudando a salvar vidas. Me sinto privilegiada por fazer parte do grupo, de passar nossos conhecimentos e ter este ato de solidariedade”, avaliou.
A atividade também beneficiou o pai de Evelin, que precisou de transfusão de sangue. “Para mim é gratificante fazer parte desta equipe. Passei por um momento muito difícil e criei forças para pedir ajuda. Foi muito bom ver a união de todos nas doações em prol do meu pai. Isto me deu mais forças para continuar com a mobilização, constituir uma cultura solidária de doação de sangue espontânea na população de Poções, independentemente de conhecer ou não a pessoa que precisa de sangue. Acredito que alcançamos nosso objetivo ao despertar a solidariedade e a consciência da necessidade de doação de sague”, ressaltou.
Doação de Sangue – Para doar sangue, o candidato deverá ter algumas condições básicas, entre elas estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional e ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que é necessário que já tenham realizado uma doação antes dos 60 anos. Os homens podem doar até quatro vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias entre as doações. Já as mulheres, podem doar até três vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 90 dias entre as doações.
Sangue doado – Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas, plasmas, etc.), assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma doação. Esses componentes são encaminhados aos hospitais públicos do estado da Bahia, a fim de atender casos de emergência, pacientes internados e pessoas com doenças hematológicas. O sangue é essencial para os atendimentos de urgência, realização de cirurgias de grande porte e tratamento de pessoas com doenças crônicas, como a Doença Falciforme e a Talassemia, além de doenças oncológicas variadas que, frequentemente, necessitam de transfusão sanguínea.
Fotos: Divulgação


















