prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Bahia’

Camamu: Caminhão ‘pau de arara’ que transportava alunos capota e deixa 17 feridos

Um veículo escolar “pau de arara”, do município de Camamu, tombou na manhã desta terça-feira (03), por volta das 07h, na região da Copa 70, próximo a Itamarati, distrito de Ibirapitanga.

O motorista perdeu o controle da direção e não pôde evitar o acidente.

O caminhão modelo D40 conduzia alunos da região de Tararanga até Travessão, distrito Camamu. Alunos feridos foram levados para o Hospital Dr. Edvaldo Magalhães Nascimento, em Ibirapitanga. Alguns permaneceram no local, sob observação. Informações preliminares apontam problema na barra de direção do veículo..

Outros foram encaminhados para Itabuna, para diagnósticos precisos. Não há números exatos.

De acordo com a PM, cerca de 30 adolescentes, entre 15 e 17 anos, estavam no veículo.

Sul Bahia 1.

ITAPETINGA: PREFEITO RODRIGO É BEM RECEBIDO NO NOVO ESPAÇO CRIADO PARA AMBULANTES

Na manhã desta terça-feira (3), o prefeito Rodrigo Hagge fez uma visita surpresa ao novo espaço criado para ambulantes, na Rua Carneiro Ribeiro, no centro comercial de Itapetinga.

Na visita, o prefeito foi bem recebido e cumprimentado pelos comerciantes informais instalados no local, confirmando a sua alta popularidade conquistada através de ações administrativas positivas, respaldadas pela comunidade.

A mudança dos ambulantes das vias centrais da cidade para um espaço exclusivo, parecia complicado, mas acabou sendo acatada e aplaudida pelos comerciantes envolvidos e por toda a população.

No ato da mudança dos ambulantes, o prefeito Rodrigo Hagge foi representado pelo vice-prefeito Renan Pereira, que conduziu todo o processo com habilidade e determinação. Hoje, Rodrigo cumpriu o seu compromisso com os ambulantes, numa visita informal bem sucedida.

CANDIDATO A PREFEITO APOIADO POR ACM NETO É DERROTADO EM CAMAMU EM ELEIÇÕES SUPLEMENTARES

O prefeito de Salvador ACM Neto (DE) chegou a ir à cidade de Camamu na expectativa de tentar eleger o seu candidato a prefeito, Luizinho (DEM), mas sofreu uma derrota nas urnas.

Com apoio da ex-prefeita Ioná Queiroz (PT) e do governador Rui Costa (PT), Enoc(Patriota), foi eleito neste domingo (1º), o novo prefeito de Camamu em eleições suplementares no município.

Enoc teve 47,10% dos votos válidos, com 7.430 votos. O prefeito eleito era presidente da Câmara e havia assumido a Prefeitura após a Justiça Eleitoral ter afastador do cargo a prefeita Ioná Queiroz.

Luizinho que recebeu o apoio de ACM Neto foi derrotado na urnas. O democrata recebeu 43,33%, totalizando 6.867 votos.

Já Akson Rosa, do Cidadania, teve 7,2% dos votos e Zé Orlando Branco, do PSOL, recebeu 2,19%. Com abstenção de 31,5%, Camamu teve uma votação tranquila.

Uma curiosidade: apesar de ser do DEM, Luizinho plagiou o jingle da campanha presidencial de Lula e Haddad, o que virou piada na cidade.

Olhar Cidadão: População sofre com crise na Saúde de Itabuna

Dois hospitais fechados e três sob ameaça de encerrar atividades nos próximos dias. Unidades Básicas de Saúde que sofrem com falta de pessoal e de insumo, além de uma UPA e um hospital municipal que convivem com superlotação. Esse é o cenário da saúde pública em Itabuna (438 km da capital, no sul do estado), que já teve cinco secretários em dois anos e meio de gestão. Hoje, o município possui um titular interino na pasta, Geraldo Pedrassoli, que acumula a função junto com a diretoria financeira.

A crise estourou após a prefeitura  encerrar o contrato com o Hospital Infantil e Centro Médico Pediátrico de Itabuna (Cemepi), da iniciativa privada, e não renovar o convênio com o Hospital São Lucas, unidade filantrópica gerida pela Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, em 2018. Ambos acabaram fechando as portas.

Aumento na demanda

O fechamento das duas unidades causou um aumento exponencial da demanda nos outros hospitais filantrópicos da Santa Casa, o Calixto Midlej Filho e o Manoel Novais, e no Hospital Maternidade Ester Gomes, da Fundação Fernando Gomes, organização filantrópica criada pelo atual prefeito, Fernando Gomes (sem partido).

Tapumes fecham entrada usada para demanda aberta
Tapumes fecham entrada usada para demanda aberta

Com o aumento da demanda, os hospitais filantrópicos cobraram da Secretaria de Saúde um acréscimo no valor do repasse. A primeira cobrança aconteceu em maio deste ano, quando venceu o convênio do hospital Manoel Novaes. Sem condição para fazer um repasse de R$ 1,5 milhão a mais, a Secretaria de Saúde fez um acordo com a Santa Casa para encerrar o atendimento de portas abertas.

Hoje, a Santa Casa vive com endividamento pelo subfinanciamento da tabela SUS

André Wermann, diretor da Santa Casa

“Optou-se pelo fim da demanda aberta e adesão a uma demanda regulada. Essa unidade recebia 92% dos pacientes via SUS, um total de 260 pessoas por dia. Essa emergência nos custava R$ 650 mil por mês e nós tínhamos um repasse de 68 mil para ela”, revelou André Wermann, diretor administrativo da Santa Casa de Itabuna.

O contrato do município  com os hospitais da Santa Casa encerrou-se  dia 31 de julho. O atual cenário é de incerteza. Os funcionários das unidades convivem com atrasos no salário e os pacientes com a falta de medicamentos e interrupção de alguns atendimentos.

Faltam remédios no estoque da Santa Casa de Itabuna
Faltam remédios no estoque da Santa Casa de Itabuna

Wermann reclama do repasse de 1.2 da tabela SUS (unidade de referência da ministério) para a Santa Casa, e afirma que o caminho para resolver a crise é um financiamento tripartite, como estabelece a lei do  SUS.

“Essa tabela precisa ser custeada pela União, Estado e município. Não estamos pedindo nada para locupletar ninguém. Gastamos o resultado dos prestadores particulares com o SUS em nossas unidades. Estamos endividados e estruturando linhas bancárias para conseguir fôlego e não encerrar as atividades, pois R$ 68 mil/mês não arcam com uma equipe trabalhando 24 horas em uma emergência. Não dá para trabalhar com 1.2 da tabela SUS”, salientou o diretor.

É duro sair de Ipiaú para fazer quimioterapia e não ter remédio. O Calixto precisa de atenção

Samuel Correia, aposentado

O aposentado Samuel Correia, 73, saiu de Ipiaú – a cerca de 120 km de Itabuna – na última quarta-feira para fazer o tratamento de um câncer no hospital Calixto Midlej Filho, referência em oncologia na região, mas foi informado de que não poderia realizar o procedimento, por falta de um medicamento.

“Saí quatro horas da manhã de Ipiaú para chegar aqui e não ser atendido. A situação do hospital está complicada, tem boato de que há médicos que estão sem receber e que planejam sair, tenho receio de não  terminar meu tratamento”, lamentou.

Pedidos do gestor

A situação do Hospital Maternidade Ester Gomes é ainda mais complicada. O prazo para renovação do contrato  acabou no dia 29 de julho, sem  atualização.

Um ofício enviado pelo secretário interino de saúde, Geraldo Pedrassoli, última sexta-feira, pedia que o hospital não encerrasse as atividades que o município se comprometia a pagar os serviços de pediatria e obstetrícia. Até o fechamento desta edição, a unidade seguia atendendo.

A maternidade possui  estrutura para baixa complexidade e não dispõe de equipamentos auxiliares no  diagnóstico, como raio-x, segundo informou a auxiliar de produção Larissa Souza, que passou por uma situação delicada com a filha de 2 anos no local. A menina foi diagnóstica com pneumonia  e regulada para o Hospital Manoel Novaes. Ao chegar lá, o médico de plantão não aceitou a criança, pois precisava de um raio-x anexado ao relatório. “Eu tive que sair com minha filha doente nos braços até uma clínica particular, onde paguei 60 reais para fazer a radiografia e conseguir a internação. Isso é um absurdo, uma humilhação”, desabafou.

A dona de casa Ruth Rodrigues foi atendida na Maternidade Ester Gomes, que não comporta a elevada demanda e fica situada em um local distante da cidade. Ela afirmou que “depois que ocorreu o fechamento do Cemepi e do Manoel Novais a saúde do município virou um completo caos”.

Ruth Rodrigues carrega o filho Tarcísio após atendimento
Ruth Rodrigues carrega o filho Tarcísio após atendimento

EM MEIO AO CAOS, PREFEITO CULPA GESTÕES PASSADAS

O prefeito Fernando Gomes concedeu uma entrevista coletiva última quarta-feira, 28, e acusou gestões anteriores, repasses insuficientes do SUS e  prometeu usar a UPA como emergência pediátrica e obstétrica, caso ocorra o fechamento da maternidade que leva o nome dele. “Ser prefeito hoje é difícil com os recursos que temos.  Administrar uma falência por incompetência do passado é complicado. Vou fazer uma auditoria para apurar tudo, quero ver se o dinheiro está sendo gasto com medicamentos, se tem gente recebendo sem trabalhar”, afirmou Gomes.

Prefeito (à dir.) diz que município está quebrado
Prefeito (à dir.) diz que município está quebrado

O secretário interino da área, Geraldo Pedrassoli, disse que as  filantrópicas estão “querendo um valor muito alto, e que a secretaria não consegue repassar”. Ele revelou que deixará a pasta por não haver condições técnicas de continuar na função.

O vereador Jaime Araújo (PCdoB), entrou com uma representação no Ministério Público (MP-BA), pedindo que a prefeitura restabeleça a demanda aberta no Hospital Manoel Novaes e criticou a fala do prefeito: “O povo de Itabuna sofre com essa má gestão, principalmente quem faz tratamento contínuo. A saúde na cidade está um caos por causa da redução da oferta, e agora ele fala de auditoria, como ele é o prefeito e não sabe como está a pasta?”.

A crise afeta também as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Falta de pessoal, médicos, insumos e medicamentos prejudicam o funcionamento.

O MP entrou com  ação pedindo que a prefeitura restabeleça os serviços. A 1ª Vara da Fazenda Pública concedeu liminar exigindo que o município  reestabeleça o funcionamento no prazo de seis meses, sob pena de multa de R$ 5 mil por dia.

Cirlândia Pinto, que tentou atendimento para o filho Luis Augusto, volta para casa frustrada
Cirlândia Pinto, que tentou atendimento para o filho Luis Augusto, volta para casa frustrada

Em meio ao caos,  sofrem as mães, como Cirlândia Ferreira, que não   marcou  tratamento com  fonoaudiólogo e  fisioterapeuta para  o filho, com paralisia crônica. A  estudante Ana Clara sofreu para ser atendida na UPA, tendo que carregar por longo tempo a filha de cinco meses nos braços.

FERNANDO GOMES RESPONDE A PROCESSOS NA JUSTIÇA

No quinto mandato como prefeito de Itabuna, o primeiro deles em 1977, Fernando Gomes parece ter a saúde como centro de problemas nas gestões. A área, inclusive, foi responsável por dois dos vários processos judiciais aos quais ele responde atualmente.

Uma das ações, movida pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), refere-se ao mandato  entre os anos de 1997 e 2000. Ele é réu por irregularidades na aplicação de recursos do Piso de Assistência Básica do Sistema Único de Saúde (PAB/SUS), nos exercícios de 1999 e 2000. As ilegalidades foram verificadas em fiscalização feita pelo Ministério da Saúde. O caso acabou sendo alvo de processo no Tribunal de Contas da União (TCU) para apurar responsabilidades por danos à administração pública.

A ação do MP-BA, no valor de R$ 270,3 mil, está em tramitação na 1ª Vara da Fazenda Pública de Itabuna. A última movimentação no processo foi em abril de 2018.

Agricultura familiar

O prefeito é réu em outro processo na mesma Vara, por irregularidades  em um convênio com valor de R$ 2,1 milhões.

A verba veio do então Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para um programa de agricultura familiar. O caso está em andamento.

Questionado sobre os processos, Gomes disse que não falaria sobre o assunto.

A dança das cadeiras na Secretaria de Saúde de Itabuna começou em 2017, primeiro ano da gestão do prefeito Fernando Gomes,  quando Vitor Lavinsky pediu exoneração e escreveu uma carta aberta criticando o prefeito, alegando que na condução da coisa pública,  “a forma sugerida, muitas vezes, fugia ao que mandam os preceitos da legalidade”.

Ele foi substituído pela enfermeira Lísias Miranda, que ainda em 2017 denunciou a diretora da Central de Regulação, Maria José da Gama, de estar cometendo irregularidades que envolviam contratação de funcionários fantasmas, liberação de consultas, exames acima da cota permitida e por conluio com fornecedores – entre eles um instituto de tomografia com sede no Espírito Santo.

ITAPETINGA: FUNDAÇÃO JOSÉ SILVEIRA REALIZA FEIRA DE SAÚDE NO HOSPITAL CRISTO REDENTOR

O Hospital Cristo Redentor vai sediar, de 2 a 4 de setembro, mais uma feira de saúde da Fundação José Silveira (FJS).

Serão oferecidos atendimentos gratuitos em odontologia, cardiologia, clínica médica, ginecologia, pediatria e urologia, além da realização de exames preventivo, de ultrassonografia, raio X, mamografia, eletrocardiograma e orientações nutricionais.

Para atendimento, é necessária apresentação de RG, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Para ultrassonografia, é necessária a requisição médica. Os atendimentos acontecem das 8h às 17h, por ordem de chegada, com vagas limitadas.

Ascom/Fundação

Carro com vereador de Itarantim e família capota próximo a Potiraguá

 Na tarde deste sábado (31), o vereador Raimundo José dos Santos, conhecido como “Raimundo do Sindicato” (PDT), sofreu um acidente na BA-670, trecho que liga o entroncamento de Itororó a Potiraguá, no sul da Bahia.

No veículo com o vereador tinha mais três ocupantes. Marineis Santos, esposa do vereador Raimundo do Sindicato, Elisângela e Zita. Eles retornavam da cidade de Vitória da Conquista, com destino a Itarantim.

Carro capota com vereador e outras três pessoas na BA-670

Segundo informações, a esposa de Raimundo, Marineis Santos teve algumas escoriações no rosto e joelho e fará um raio-x para diagnosticar as dores na face. As outras duas ocupantes do veículo, Elisângela e Zita, também foram encaminhadas ao Hospital Cristo Redentor na cidade de Itapetinga e passam bem.

Não aconteceu nada grave, só pancadas e escoriações, fomos atendidos no hospital de Itapetinga”, contou a esposa do vereador Raimundo do Sindicato.

informações: Radar itarantim.

Graves acidentes causam a morte de dois jovens no Oeste da Bahia

Resultado de imagem para acidente de trânsito
Foto: imagem ilustrativa

Dois jovens vítimas de acidente de trânsito morreram nesta sexta-feira (30), nas cidades de Barreiras e São Desidério, no Oeste da Bahia.

O menor Felipe Silva de Jesus, de 14 anos, morreu no Hospital do Oeste, em Barreiras, onde ficou internado por 13 dias, após cair de um caminhão no município de Wanderley e sofrer ferimentos graves.
Ainda na sexta, o jovem Ricardo Sardeiro Macedo, de 21 anos, natural do município de Cristópolis, no Oeste, morreu ao colidir sua moto contra uma caminhonete modelo Toyota Hilux.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, Ricardo tentava uma ultrapassagem quando ocorreu a colisão frontal contra a caminhonete, na BR 242, em Cristópolis.
Uma equipe do SAMU chegou rapidamente ao local mas o jovem morreu enquanto era atendido pelos socorristas.

A Câmara Temática da Juventude do Território do Sudoeste Baiano- Território do Sudoeste Baiano.

Itapetinga: Município volta a crescer segundo IBGE, ai tem o dedo da gestão Rodrigo Hagge!

 show_censo_87EBBB7B-836E-44C1-A579-AA9A3F7FB06D-780x405 Itapetinga: Município volta a crescer segundo IBGE, ai tem o dedo da gestão Rodrigo Hagge! Região    Depois de anos de estagnação econômica nacional gerada principalmente nos governos petistas, onde mais de 14 milhões de brasileiros ficaram desempregados, outros milhões tiveram de migrar para outras cidades ou regiões em busca de um emprego. Itapetinga não foi diferente, sendo que a Bahia é um dos estados recordistas em desemprego e principalmente depois que a Vulcabras/Azaleia demitiu aproximadamente 18 mil pais de família em toda a região, só em Itapetinga foram mais de 10 mil desempregados, sem que o prefeito da época, José Carlos Moura e o governo do estado fizessem nada para impedir ou minimizar as demissões em massa, gerando um problema social em toda a região.

Porém depois que a atual gestão municipal lutou muito para trazer empresas que gerassem empregos, contrariando a vontade de muitos, que por pura politicagem, tentaram impedir empresas de se instalarem no município. O prefeito vem conseguindo trazer empresas de peso para a cidade, a exemplo do Assai Atacadista, Le Biscuit, SICOOB, SICREDI, Hospital Monte Moriah, Real Calçados dentre outras, a população de Itapetinga voltou a crescer, de modo modesto, mas o importante que com isso demonstra que a população voltou a acreditar na cidade e a ter esperança de dias melhores com a atual administração.

Itapetingadagente

Itabuna: TV Record afasta repórter que se envolveu em confusão com PM. Vídeo viralizou

.

.

A direção da TV Record Cabrália Bahia decidiu afastar por tempo determinado a apresentadora Lo-Hanna Magnavita. A mesma se envolveu em uma confusão com um Policial Militar durante essa semana.

O episódio teve repercussão nacional e através da rede social muitas pessoas cobraram uma postura da Rede Record.

A confusão aconteceu nas imediações da praça do bairro Conceição, nas proximidades de um supermercado. A repórter filmou toda a confusão que viralizou pela rede social.

Lo-Hanna Magnavita e seu esposo teriam presenciado uma ação do policial contra uma pessoa, acusada por ele de furto. Conforme nas imagens a confusão teria se desenrolado. Políticos do Sul B.