prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Destaque1’

Homem fica muito arrependido após perder a esposa para a Covid; ele a proibiu de se vacinar

Fernando era casado com Renata, de 65 anos. Os nomes são fictícios e a história foi contada pela médica Nathália Fraporti ao site The Intercept Brasil. Em outubro, o casal foi internado após contrair a Covid-19. Nenhum dos dois estava vacinado e a história chamou a atenção da profissional de saúde.

Fernando não havia se vacinado e proibiu a esposa de fazer o mesmo. Ela queria, mas diante da determinação do marido, não pôde tomar. O homem acreditava em teorias da conspiração que eram divulgadas sobre a Covid-19, especialmente em grupos do WhatsApp.
No hospital, o homem se recuperou, mas a esposa teve que continuar internada. Ela foi encaminhada à unidade de terapia intensiva. Durante o tratamento, Renata foi pronada 13 vezes. Este procedimento consiste em virar o paciente de barriga para baixo para facilitar a respiração.
O problema é que a idosa, que poderia ter recebido até três doses antes da internação, parou de responder ao procedimento. Depois de um mês e meio internada, Renata morreu. O marido se arrepende de ter proibido a esposa de se vacinar.
Médica conversou com marido que proibiu esposa de se vacinar
A doutora Nathália conversou com Fernando. Ele contou à médica que nunca havia se vacinaado na vida e acreditava que a vacina contra a Covid-19 fazia mal à saúde. O homem disse para a médica que o vírus foi criado em laboratório. Ao proibir a esposa de se vacinar, ele achava que estava protegendo a mulher e a si mesmo.

Ao conversar com as irmãs de Renata, Nathália descobriu que Fernando estava arrependido, que tinha muito de perder a esposa e que havia tomado a vacina assim que deixou o hospital. O homem, porém, se sentia culpado por não permitido que a esposa se vacinasse.

Graer entrega mantimentos a tribo isolada no município de Itambé

Índios da tribo Camacã que vivem na aldeia Alto da Abobreira, situada na cidade de Itambé, receberam 60 quilos de alimentos e 60 litros de água de uma equipe do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer). A ação pode se repetir nos próximos dias.

A aeronave carregada com os mantimentos decolou do município de Itapetinga e, durante o percurso, efetuou a avaliação técnica da região, fortemente atingida pelas chuvas que causaram diversos alagamentos na região sul da Bahia, no fim do mês de dezembro. Ao pousarem na aldeia, os militares foram recebidos pela cacique Tanara, que ficou muito emocionada com a ajuda.

“Eles ficaram bastante agradecidos pela atenção e cuidado que o Grupamento Aéreo teve. Para eles, receber auxílio em um helicóptero era algo impossível até aquele momento, pois eles viviam em uma localidade que já era isolada antes das enchentes. Com a chuva, a comunidade ficou ilhada e os índios.”, detalhou o capitão Victor Fonseca, chefe adjunto da Comunicação Social do Graer.

Conquista: Jovem morre após ser atingido por vários tiros, ele foi identificado

Um jovem morreu após ser atingido por disparos de arma de fogo.

A vítima foi levada ao Hospital Geral de Vitória da Conquista, mas não resistiu e faleceu hoje (11).

De acordo com informações obtidas pela reportagem do Blog do Rodrigo Ferraz, a vítima foi identificada como Ramon Silva, natural de Macarani.

O corpo será levado ao Departamento de Polícia Técnica.

Petrobras sobe preço da gasolina e do diesel a partir de amanhã; reajuste ocorre após 77 dias sem aumento

A Petrobras anunciou que aumentará a partir de amanhã os preços da gasolina e do diesel. O valor médio da gasolina vendida para as distribuidoras passará de R$ 3,09 para R$ 3,24 por litro, um reajuste de 4,85%. Já para o diesel, de R$ 3,34 para R$ 3,61 por litro, alta de 8%.

“Esses ajustes são importantes para garantir que o mercado siga sendo suprido em bases econômicas e sem riscos de desabastecimento pelos diferentes atores responsáveis pelo atendimento às diversas regiões brasileiras: distribuidores, importadores e outros produtores, além da Petrobras”, justificou a empresa, em comunicado.

Com esse reajuste, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor em relação à gasolina passará de R$ 2,26, em média, para R$ 2,37 a cada litro vendido na bomba – uma variação de R$ 0,11. No caso do diesel, a parcela da estatal no preço ao consumidor passará de R$ 3,01, em média, para R$ 3,25 a cada litro vendido na bomba. Uma variação de R$ 0,24.

Os preços não sofriam alta há 77 dias. Os últimos aumentos ocorreram em 26 de outubro. Em 15 de dezembro, os preços praticados pela Petrobras para a gasolina foram reduzidos em R$ 0,10 litro e permaneceram estáveis para o diesel.

Ba POÇÕES: Mulheres mortas em acidente na BR-116 eram profissionais de saúde.

De acordo com apurações a tragédia resultou na morte de três mulheres agora a pouco na BR-116, trecho do município de Poções, próximo ao antigo Posto Tota.

Segundo testemunhas, as vítimas eram profissionais de saúde e atuavam como técnicas de enfermagem,provavelmente estavam saindo ou seguiam em direção ao plantão de trabalho.

Elas foram identificadas como Marleide Pinto de Novaes Nunes, sua mãe Marli e a sobrinha Natana, ambas naturais do município de Jaguaquara.

Os corpos serão levados ao Departamento de Polícia Técnica de Conquista.

Governo do Estado amplia ações emergenciais para 177 municípios

As ações do Governo do Estado continuam sendo executadas no sentido de dar trafegabilidade às comunidades rurais, onde agricultores e agricultoras familiares precisam continuar escoando a sua produção. O valor de R$ 12,4 milhões, já garantidos pelo governo estadual para a recuperação das estradas vicinais, deverá aumentar nos próximos dias, com a ampliação de 140 para 177, do número de municípios com decreto de emergência em vigência.

Desta forma, as ações executadas, via convênios com as prefeituras municipais, estão avançando, com mais de 60 planos de trabalho já entregues e alguns já publicados no Diário Oficial do Estado, desta terça (11). A celeridade na operacionalização dos convênios é resultado de uma metodologia implantada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), para evitar o excesso de burocracia e dar segurança jurídica ao processo.
O chefe de gabinete da SDR, Jeandro Ribeiro, disse em reunião com prefeitos municipais e representantes dos consórcios dos Territórios de Identidade Sertão Produtivo, Bacia do Paramirim, Sudoeste Baiano e Velho Chico nesta terça (11), que a expectativa é iniciar os pagamentos o mais rápido possível.
“O nosso objetivo maior é dar acessibilidade aos locais. Ou seja, queremos que o agricultor e a agricultora familiar levem a sua produção para a cidade e tragam os insumos e, assim, sucessivamente. Ou seja, entra alimento, sai alimento. Entra insumo, sai insumo. É isso que a gente quer provocar aí nesse mês. Por isso, essa ação emergencial foi ampliada”, explicou Ribeiro.
No total, os recursos destinados para essa ação serão de R$ 50 mil a R$ 120 mil, a depender da extensão territorial de cada município. Os valores emergenciais serão destinados para a aquisição de combustíveis e apoio na locação de maquinários para a recuperação de estradas vicinais. O prefeito de Iuiu, Reinaldo Góes, elogiou os esforços. “A gente agradece muito a chegada desse recurso, pois já vai ajudar nos trabalhos de desobstrução de diversos pontos das nossas estradas”.
Prefeitura conveniada
O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, parabenizou o governador Rui Costa que, via SDR, devido às fortes chuvas que atingiram o Sul do estado, está apoiando a recuperação das estradas vicinais. “Nossa Itacaré mesmo foi atingida muito gravemente, então, nós estamos recebendo um recurso, uma ajuda, para cuidarmos das nossas estradas vicinais, que é onde o homem do campo, os agricultores, trazem os seus produtos para a feira. Então, esse apoio do Governo do Estado, via SDR, veio em um bom momento”. Itacaré é o primeiro município a assinar convênio, com recurso no valor de R$ 80 mil.
A estratégia emergencial para o atendimento aos agricultores e agricultoras familiares, de comunidades rurais atingidas pelas fortes chuvas, conta com o apoio e a mobilização dos consórcios públicos do: Baixo Sul (Ciapra), de Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul (CDS), Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA), Regional de Infraestrutura (Construir), de Desenvolvimento Sustentável da Costa do Descobrimento (Condesc), de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Jiquiriçá (Convale), Intermunicipal do Sudoeste da Bahia (Cisudoeste), Intermunicipal do Médio Rio das Contas (Cimurc), Intermunicipal do Vale do Rio Gavião (Civalerg), de Desenvolvimento Sustentável do Território de Identidade do Médio Sudoeste da Bahia (Cotemesb), de Desenvolvimento Sustentável Alto Sertão (CDS Alto Sertão), Intermunicipal de Desenvolvimento do Circuito do Diamante da Chapada Diamantina (Chapada Forte) e de Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Paramirim (CDS Bacia do Paramirim).

Sudoeste Bombeiros descarregam 90 toneladas de alimentos em Ipiaú

Apoio: Materiais que foram arrecadados e doados por uma ONG de São Paulo foram recebidos na Base de Apoio Logístico de Ipiaú.

Mais de 90 toneladas de mantimentos chegaram à Base de Apoio Logístico do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), no município de Ipiaú, no sudoeste baiano. O material, que chegou no domingo (9) e foi arrecadado com apoio da população do estado de São Paulo, dará suporte às famílias atingidas pelas chuvas.

Os militares descarregaram água, alimentos, kits de higiene, roupas, calçados e fraldas que foram doados pelo ‘Projeto Enfrente’, Organização sem Fins Lucrativos de SP.

Conforme o coordenador da base, capitão Carlos Flamínio, os mantimentos chegaram em duas carretas. “O pessoal da ONG arrecadou tudo junto com a população e lotou os dois caminhões bitrens. Muitos doadores já tinham morado na cidade e em outras regiões próximas e, sabendo da situação, decidiram ajudar”, disse.

O oficial ainda reforçou que “as prefeituras que precisarem de alimentos e mantimentos podem entrar em contato para que fazer a retirada das cestas básicas”, concluiu.

Segundo a ONG, em publicação nas redes sociais, foram dez dias e cerca de 240 horas de mobilização, para pensar, pedir e discutir possibilidades de como ajudar os baianos.

Fotos: Divulgação SSP

Atenção: Mãe procura por adolescente de 16 anos desparecida em Feira de Santana, na Bahia

.com/img/a/

A auxiliar de produção Claudirene dos Reis, procura pela filha, Júlia Reis Silva, de 16 anos, que desapareceu na última quinta-feira (6). A garota foi vista pela última vez quando dormia.

“Eu a vi pela última vez no quarto, antes de sair para trabalhar. Ela [Júlia] ainda dormia, eu liguei mais tarde, mas ela não me atendeu mais e quando cheguei não a encontrei”, disse a mãe da adolescente.
Claudirene dos Reis conta que a adolescente não tinha o costume de sair sozinha de casa. A garota também não teria entrado em contato com amigos e familiares na quinta-feira.
“Ela só saía comigo e com as primas. Eu deixava ela na escola, a gente ia para a igreja. Ninguém tem notícias dela, todos que ligam para ela são bloqueados [no aplicativo de mensagem]”, afirmou Claudirene dos Reis. O desaparecimento de Júlia Reis foi registrado na Delegacia Territorial de Sobradinho, que investiga o caso. //G1

Urgente: Motorista da Itapemirim é morto a tiros após ataque na Bahia

G1 – Um motorista de ônibus de 50 anos foi morto a tiros neste domingo (9) enquanto trabalhava, na BR-101, em trecho da cidade de Alagoinhas, a cerca de 170 km de Salvador.

Conforme a Polícia Civil, um grupo, que estava em um carro, parou o ônibus durante a madrugada e atirou em Edvaldo Ferreira de Souza. Testemunhas informaram que cinco pessoas participaram do crime.

Após ser atingido, o motorista perdeu o controle da direção do veículo, que invadiu o matagal à beira do acostamento.

A PM relatou que informações preliminares apontam que os autores do crime anteriormente teriam roubado um veículo na zona rural de Alagoinhas.

Atenção: Populares invadem área de segurança para tomar banho em sangradouros de barragens em Guanambi e Rio de Contas

As pessoas estão se arriscando nos sangradouros das barragens de Ceraíma, em Guanambi, e de Luiz Vieira, em Rio de Contas. Moradores das cidades estão muito contentes com as cheias dos reservatórios e alguns estão exagerando na comemoração ao tomar banho nas cascatas formadas pelos sangramentos.

Em Rio de Contas, na Chapada Diamantina, a barragem alcançou sua cota máxima neste sábado (8) e começou a verter água. Um homem precisou entrou no sangradouro e não conseguiu sair sozinho com o aumento repentino da vazão. Ele precisou ser resgatado por uma corda usada por populares que o puxaram para as margens do canal de vertimento.

A Barragem de Luiz Vieira está com 99,4 milhões de metros cúbicos, marca atingida pela última vez em 2007, há quase 15 anos. Neste intervalo de tempo, grandes secas assolaram a região e a barragem chegou a armazenar apenas cerca de 12% de sua capacidade em meados de 2019, deixando muitos produtores rurais sem água para produzir alimentos, principalmente frutas.

Antes do início do período chuvoso, no final de outubro, o nível da barragem de Rio de Contas era de cerca de 60,3%. Os volumes expressivos de dezembro e do início de janeiro foram suficientes que o reservatório chegasse ao seu limite de armazenamento bem antes do fim do período chuvoso, que deve se estender até meados de abril.

Já em Guanambi, desde o meio da semana, muitos curiosos foram até a barragem para acompanhar o vertimento. O muro, o portão e as placas de entrada proibida vêm sendo desconsideradas pelos que visitam o local. Na madrugada deste domingo (9), o nível do lago enfim chegou a sua cota máxima e a água começou a escorrer lentamente pelo sangradouro.

Nas primeiras horas da manhã, já com a vazão aumentando, algumas pessoas também se arriscaram entrando dentro do sangradouro para tomar banho. Apesar do risco, todos conseguiram sair do local sem ferimentos. Ainda pela manhã, uma fila de carros se formou na estrada que liga Guanambi à barragem. Muitas pessoas foram ver de perto o acontecimento registrado anteriormente há quase 30 anos.

Representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Carnaíba (Codevasf) pediram às autoridades locais que auxiliem no sentido de inibir a entrada de pessoas na área de segurança da barragem.

São 51,09 milhões de metros cúbicos de água armazenada, usada tanto para irrigação quanto para o abastecimento humano. No início do período chuvoso, em novembro, eram armazenados cerca de 32 milhões de metros cúbicos, ou seja, a recarga foi superior a 19 milhões de metros cúbicos no período de dois meses.

O volume de chuvas em Guanambi desde outubro é 716 mm, medido no Centro da cidade, no pluviômetro da Agência Sertão. O volume é maior do que os acumulados dos períodos chuvosos de 2017-2018 e 2018-2019 e quase igual a média dos últimos quatro anos, de 725,8 mm.

Se chover dentro da média dos últimos quatro anos nos próximos três meses, o acumulado de chuvas deve passar de 1.000 mm na temporada chuvosa, algo só alcançado em 1992 nos últimos 32 anos, quando grandes enchentes assolaram a cidade.