prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Destaque1’

Operação Força Total intensifica policiamento na Bahia*


A Polícia Militar da Bahia intensificou o policiamento nos 417 municípios baianos com o início da primeira edição da Operação Força Total.  A cerimônia de lançamento ocorreu nesta quinta-feira (13), no bairro da Boca do Rio, e contou com a presença do comandante geral da PM, coronel Paulo Coutinho, de praças e oficiais da corporação.
A operação amplia as ações ostensivas, preventivas e repressivas de forma a potencializar o policiamento e as operações policiais já em andamento, ampliando a segurança no estado. Também está previsto policiamento em áreas específicas e o cumprimento de mandados de prisão, abordagens a pessoas, veículos e ônibus, além de paradas em pontos estratégicos nos principais corredores de tráfego e blitze nas rodovias estaduais.
Além do efetivo que atua diariamente, cinco mil policiais militares irão reforçar as ações, inclusive das unidades administrativas e de ensino. Eles atuarão a pé, em viaturas, motocicletas, bases móveis, aeronaves e em postos de abordagem policial.
“A nossa principal missão é proteger a sociedade. No último trimestre tivemos uma redução de 14,3% nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) e 40% no mês de janeiro, em comparação com o mesmo mês do ano passado. Esse resultado é fruto do trabalho de toda a tropa, grande responsável por essa redução. Esta operação é uma mensagem de força e segurança para o cidadão”, pontua o comandante geral.

Sobe para 24 número de mortos devido às chuvas em Minas Gerais

As fortes chuvas que há semanas atingem Minas Gerais causaram mais cinco mortes ao longo desta terça-feira (11), elevando para 24 o total de óbitos registrados no estado desde o início de outubro, quando teve início a atual temporada de chuvas – que, este ano, começou um mês antes que o habitual.

O número de pessoas que já perderam as vidas divulgado pela Defesa Civil estadual não inclui as dez mortes causadas pelo desprendimento de um bloco de pedras no Lago de Furnas, em Capitólio (MG), no último sábado (8). As causas desta tragédia ainda estão sendo apuradas, mas autoridades estaduais já anteciparam que parte do paredão rochoso pode ter ruído por efeito da ação das águas.

Até as 10 horas de ontem, a Defesa Civil estadual já contabilizava 19 mortes (sem levar em conta a tragédia de Capitólio). Desde então, foram registrados dois óbitos na cidade de Perdigão; um em Contagem; um em Ouro Preto e um em Santana do Riacho, totalizando 24 vítimas fatais.

Em Santana do Riacho, na região central do estado, um homem de 47 anos morreu ao ser atingido por um raio enquanto praticava escalada, com um grupo de amigos, na Serra do Cipó. Em Ouro Preto, bombeiros localizaram o corpo de um homem que estava soterrado desde o último sábado (8), quando duas casas desabaram no Bairro Santa Cruz.

Já em Contagem, a vítima, também um homem, foi atingida por um muro que cedeu e caiu sobre ela no bairro Pedra Azul. Por fim, em Perdigão, as vítimas são duas mulheres, de 55 e 79 anos, cujo carro caiu e afundou em um córrego próximo ao Povoado Canjicas.

Outras 13 cidades mineiras já registram mortes em função das chuvas ou de suas consequências: Brumadinho (5); Caratinga (2); Dores de Guanhães (2); Belo Horizonte (1); Betim (1); Coronel Fabriciano (1); Engenheiro Caldas (1); Ervália (1); Montes Claros (1); Nova Serrana (1); Pescador (1); São Gonçalo do Rio Abaixo (1) e Uberaba (1).

A lista de cidades mineiras que decretaram situação de emergência mais que dobrou nas últimas 24 horas, saltado de 145 para 341. Além disso, desde 1º de outubro de 2021, 24.610 desalojadas tiveram que ser acolhidas na casa de parentes, amigos, vizinhos ou em hospedagens particulares. Outras 3.992 pessoas ficaram desabrigadas, tendo que, em algum momento, ir para abrigos públicos.

Conforme a Agência Brasil noticiou na última sexta-feira (7), faltando ainda quase três meses para o fim do atual período chuvoso no estado, o número de pessoas desabrigadas já é mais de duas vezes superior ao total de 1.608 desabrigados registrados em Minas Gerais entre novembro de 2020 e março de 2021.

Segundo a Defesa Civil estadual, esta quarta-feira ainda terá chuvas intensas nas regiões oeste e sul de Minas Gerais. Na área central, incluindo a capital, o dia será nublado, porém com redução das chuvas em relação aos últimos dias. No restante do estado,  terá sol entre nuvens com as típicas pancadas de verão, preferencialmente a partir da tarde.

19° Prende traficante com arma e drogas

Após denúncia anônima, por volta das 11h30, acerca da presença de um indivíduo cometendo o crime de tráfico de drogas e portando arma de fogo nas proximidades da Cidade de Deus, a guarnição de serviço deslocou até o local indicado e confirmou a denúncia, localizando um homem com as mesmas características e portando todo o material ilícito apreendido. Foi dada voz de prisão e o autor, assim como todo material apreendido foram conduzidos para apresentação à Autoridade Competente.

*_Autor:_*
▪️T.O.C. (18 anos).

*_Material Apreendido:_*
▪️113 (cento e treze) buchas de substância análoga à maconha;*
▪️03 embalagens médias de substãncia análoga à maconha;
▪️01 embalagem grande de substância análoga à maconha;
▪️01 espingarda de fabricação caseira;
▪️01 faca;
▪️01 balança de precisão, 01 relógio e 01 aparelho celular;
▪️01 caderno de anotações contendo informações sobre o tráfico; e
▪️R$ 52,50, em espécie.

*_PMBA, uma Força a serviço do cidadão._*

Força Solidária II PM leva móveis e eletrodomésticos para famílias de Dário Meira

Apoio: Materiais foram entregues após equipes da Cipe Central receberem um chamado especial de uma doadora de Jequié.

Equipes da Companhia Independente da Polícia Militar (Cipe) Central entregaram, na manhã desta quarta-feira (12), móveis e eletrodomésticos para famílias do município de Dário Meira.

A doação dos materiais partiu de uma moradora de Jequié, que acionou a Cipe e informou sobre o desejo de contribuir com a campanha ‘Força Solidária II. Ela disponibilizou cinco camas, três televisores, um colchão e 20 cobertores para famílias do município.

Conforme o comandante da unidade, major Ricardo Silva, rapidamente os policiais se mobilizaram e foram ao encontro da doadora. “Avaliamos se os equipamentos estavam em perfeito estado, colocamos nas caçambas das viaturas e levamos até a cidade”, disse.

Dário Meira foi escolhida para receber os materiais, pois é considerada uma das cidades mais afetadas pelas cheias na região. Os materiais foram levados para o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) responsável pela triagem e acompanhamento das famílias.

“Após esse contato, descarregamos os donativos e esperamos que as famílias possam ter um recomeço mais digno. Não posso deixar de agradecer a doadora que, com muita solidariedade, apoiou essas famílias”, concluiu Silva.

Fotos: Divulgação SSP

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Segurança Pública da Bahia

COMUNICADO

A Secretaria Municipal de Saúde de Poções informa que a Policlínica Julio Meira Barbosa está passando por reforma e ampliação em sua estrutura física, não sendo possível o atendimento ao público excepcionalmente neste mês de janeiro de 2022. Neste período, para atendimento médico, a população poderá consultar a Central de Marcação, localizada na Rua Cardeal da Silva, nº 75, Centro (ao lado da Secretaria de Saúde), e as Unidades Básicas de Saúde.

Frisamos que o retorno do atendimento ao público será amplamente divulgado pelos canais oficiais da Prefeitura assim que a obra for concluída.

Por fim, ressaltamos que a intervenção na Policlínica se faz necessária para a oferta de um ambiente de saúde mais acomodativo e de qualidade para todos.

Você sabe a diferença? É muito importante procurar o serviço na unidade correta, conforme a gravidade da sua doença, para que possamos dar prioridade para o tempo de atendimento aos pacientes mais graves e evitar a espera desnecessária.

Boletim epidemiológico – 11/01/22.

Poções registrou, até esta terça-feira (11/01), o total de 4161 casos confirmados da Covid-19. Destes, 3956 estão recuperados e 125 continuam em recuperação.

No momento, são investigados outros 60 casos notificados como suspeitos.

Desde o início da pandemia, foram registradas 80 mortes por complicações causadas pela doença no município.

⚠️A Prefeitura de Poções reitera à população que continue com os cuidados de prevenção, fazendo o uso da máscara, a higiene das mãos e evitando aglomeração.

Com salários atrasados, médicos suspendem atendimento no Hospital São Vicente e paciente rola no chão de dor


Mais uma vez o atraso no pagamento dos salários provoca um verdadeiro caos na pública de Vitória da Conquista. na tarde desta terça-feira (11), por pacientes que buscaram atendimento na parte pública do Hospital São Vicente. Uma nota assinada pela diretora técnica da unidade, Carolina Santos, que o atendimento a pacientes com ficha verde, isto é, que não são casos graves, está suspenso.

A medida foi adotada pelos médicos por conta de atrasos no pagamento dos salários. A parte pública do Hospital é mantida através de repasses feitos pela Prefeitura. Em anos anteriores, a situação já se repetiu pelo mesmo motivo.

Um vídeo recebido pela nossa redação mostra um paciente caído no chão, gritando de dor. Mesmo assim, ele não conseguiu atendimento e acabou se dirigindo a outra unidade de saúde. Alguns paciente relataram que estavam esperando desde a parte da manhã, sem conseguir atendimento.

Foto: Blog do Sena

Nossa equipe esteve no Hospital agora à noite e verificou que a recepção do pronto socorro está vazia, isso porque os pacientes acabaram desistindo da espera e indo para outras unidades.

Nossa equipe entrou em contato com a direção do Hospital, que não confirmou o atraso no pagamento dos salários. A Prefeitura, até o momento, não se manifestou oficialmente.

Foto: Blog do Sena

A maior parte dos pacientes que deixaram o Hospital São Vicente acabou indo para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que já vinha sofrendo com a superlotação por causa do aumento dos casos de gripe no município. O resultado é muita espera, desconforto e transtornos para quem precisa dos serviços públicos de saúde.

Vitoria da Conquista: Em novo decreto, prefeita reduz público em eventos, mas não adota apresentação de cartão de vacina em bares e restaurantes


Com o aumento dos casos de Coronavírus em Vitória da Conquista, o que também vem sendo observado em toda a Bahia, as medidas restritivas voltaram a ser adotadas. Somente na última segunda-feira (10), 69 novos casos da doença forma registrados no município, elevando o número de casos ativos para 310.

Na última semana, o governador Rui Costa diminuiu o número máximo de pessoas permitido em eventos de 5 mil para 3 mil. O governador também decretou a obrigatoriedade da apresentação do cartão de vacina para adentrar em bares e restaurantes.

Na noite desta terça-feira (11), a prefeita Sheila Lemos publicou um novo decreto no qual segue os direcionamentos do governador em relação ao público dos eventos, que também foi estabelecido em 3 mil pessoas. Por outro lado, o decreto não traz qualquer orientação acerca da apresentação do cartão de vacina para adentrar em bares e restaurantes.

Também hoje, a Secretaria Municipal de Saúde informou que o período de isolamento para os pacientes diagnosticados com Coronavírus caiu de 10 para 7 dias.

‘Eu Matei meus filhos, me deixa morrer’, disse mãe a policiais depois do crime

“Matei meus filhos, me deixa morrer”. Essa foi a primeira frase dita por Stephany Ferreira Peixoto quando policiais entraram na casa dela, em Guapimirim (RJ), na tarde da segunda-feira (10)). Ela estava sentada e coberta de sangue.

Na casa, estavam os corpos dos dois filhos de Stephany, de 3 e 6 anos de idade, mortos a facadas.

O crime aconteceu por volta das 13h30 e depois de matar os filhos Stephany cortou os pulsos, segundo contou o delegado Antônio Silvino Teixeira, da 67ª Delegacia, ao site Metrópoles. “O quadro: ela sentada na sala, sangrando muito nos pulsos. Perguntaram pelas crianças e ela apontou para o quarto. A autora não falou nada sobre os fatos, só ‘matei meus filhos, me deixa morrer’. No entanto, foi socorrida para o Hospital José Rabelo Melo, e seu estado de saúde é estável”, diz.

O marido de Stephany e pai das crianças estava bastante abalado. Ele contou aos policiais que a mulher sempre foi uma excelente mãe. Todos os conhecidos apontaram que ela tinha um comportamento considerado normal, sem nada que indicasse problemas.

Stephany chegou a ligar para o marido no dia do crime dizendo que ia se matar. Ele avisou vizinhos, que chamaram a polícia, e voltou correndo para casa. Quando a polícia chegou, já encontrou as crianças mortas e Stephany ferida.

Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Teresópolis. Já Stephany está custodiada no hospital para o qual foi socorrida.