prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Destaque1’

Rui autoriza concurso público para contratação de 1.806 professores e 307 coordenadores pedagógicos

O governador Rui Costa autorizou a realização de um novo concurso público para a Secretaria de Educação do Estado (SEC).  A autorização está publicada no Diário Oficial do Estado, edição de hoje (02). Serão oferecidas 1.806 vagas para professores de Ensino Médio e 307 vagas para coordenadores pedagógicos que deverão atuar em unidades escolares da Educação Básica e em Núcleos Territoriais da Educação (NTEs).

A realização do concurso visa alocar docentes de Ensino Médio em municípios com menos de 65 mil habitantes das mais diversas regiões do Estado, além de priorizar o provimento de professores para os componentes de português e matemática mesmo nos municípios de maior número populacional. Nesse sentido, a previsão é de que sejam contratados professores dos principais componentes curriculares do Ensino Médio, a exemplo de História, Inglês, Matemática, Português, Química e Sociologia, que irão atuar com uma carga horária de 40 horas semanais.

Também com carga horária de 40 horas, os coordenadores pedagógicos irão suprir a demanda de escolas com mais de 1.000 estudantes matriculados onde haja oferta de Ensino Médio e/ou Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e das unidades onde não haja coordenador lotado. Além disso, estão previstas 27 vagas especificamente para atuação em Núcleos Territoriais de Educação (NTE).

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, disse que o concurso valoriza a carreira do magistério público estadual e amplia a qualidade da Educação.  “Com este novo concurso, iremos suprir a demanda por provimento de professores e ampliar o quadro de coordenadores pedagógicos. Isto também significa valorizar a carreira e qualificar ainda mais a nossa rede, porque teremos professores e coordenadores  do quadro efetivo do magistério público estadual”, afirmou.

Urgente: Acidente com morte marca o fim do carnaval em Conquista

Um acidente gravíssimo foi registrado na noite de terça (1º), em Vitoria da Conquista. De acordo com informações , o acidente aconteceu próximo ao povoado de Cercadinho, mas fora da BR-116. Ainda não há informações sobre o número de vítimas ou suas identidades.

Em 2022 o Banco do Brasil vai contratar adolescentes para auxiliarem como jovem aprendiz em todo Brasil

O Banco do Brasil vai contratar jovem aprendizes para auxiliarem em várias agências espalhadas pelo Brasil. Mais uma empresa pública que está abrindo oportunidades para aprendizes poderem adquirir conhecimento profissional.
O objetivo do Banco do Brasil é a contratação de adolescentes da rede de escolas públicas e pertencentes às famílias de baixa renda, por meio da sua formação para a cidadania e do seu desenvolvimento pessoal, profissional e social para o mundo do trabalho.
Cerca de cinco mil adolescentes participam do Aprendiz Banco do Brasil em todo o País.
O Programa de Jovem Aprendiz Banco do Brasil 2022
O Programa Aprendiz Banco do Brasil contempla carga horária total de 1.840 h, sendo 460 h (25%) destinadas a aprendizagem teórica (capacitação) e 1.380 h (75%) para a aprendizagem prática (atividades em serviço).
Como ocorrem as contratações?
De acordo com o banco, a  contratação de aprendizes se dá na modalidade indireta, por meio de Entidades Sem Fins Lucrativos – ESFL, conforme inciso III, do art. 8º do Decreto 5.598/05, capacitadas a fornecer a aprendizagem na forma dos artigos 428 a 441 da CLT.
Requisitos para participar do Programa de Jovem Aprendiz Banco do Brasil 2019
Serão contratados adolescentes, pelo prazo de dois anos, sem renovação, para uma jornada diária de quatro horas, sendo quatro dias no Banco e um dia na Entidade Sem Fins Lucrativos, com base nos seguintes critérios:
– Faixa etária para contratação: 15 anos a 15 anos a 10 meses;
– Renda familiar de até meio salário mínimo regional per capita, preferencialmente de família beneficiada por programas sociais do governo federal destinados a população de baixa renda;
– Recrutados na rede de escolas públicas, com bom aproveitamento e freqüência regular na escola;
– Cursando, no mínimo, o oitavo ano do ensino fundamental. Selecionados por provas de conhecimento em português e matemática.
Com informações do site: DIVULGA CONCURSOS

 

Foragido de presídio que fingia ser pastor evangélico é preso na Bahia

Um homem foragido do sistema prisional do estado do Pará e que fingia ser pastor evangélico teve o mandado de prisão cumprido, na tarde de segunda-feira (28), por uma equipe do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto/Rural) da 25ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Casa Nova). O criminoso foi encontrado em um bar situado, na BR-235.

O foragido de 34 anos, que é natural da cidade baiana de Juazeiro, foi detido pelos crimes de roubo majoritário, associação criminosa e porte de arma de fogo de uso restrito. Ao ser abordado pela equipe da 25ª CIPM, o homem confessou que havia fugido de um presídio paraense.

“O mandado de prisão foi expedido pela Vara de Execução Penal da Região Metropolitana de Belém, em 2021. Ele é suspeito de participar de uma tentativa de roubo a carro-forte no mesmo trecho em que foi encontrado”, contou o comandante da unidade, major Clécio dos Santos.

O suspeito foi encaminhado para a Delegacia Territorial da cidade de Casa Nova. “Ele estava escondido na localidade de Serra da Pimenta, há cerca de um ano, se passando por evangélico, pregando dentro de uma igreja e circulando com uma bíblia embaixo do braço. Em conjunto com a PM, fizemos o monitoramento e aproveitamos a oportunidade para capturá-lo”, concluiu o titular da unidade, delegado Arnóbio Dionísio.

Ascom SSP

Próximo a Conquista: Três pessoas são presas após aplicar golpe de mais de R$ 3 mil em idoso de 90 anos

Três estelionatários foram presos, horas depois de roubar o cartão de um idoso, de 90 anos, e realizar transações bancárias que totalizaram mais de R$ 3 mil, na segunda-feira (28). A ação foi realizada pela equipe da Delegacia Territorial (DT) de Itambé, em conjunto com policiais militares e Guarda Municipal.

Conforme explicou o titular da DT/Itambé, delegado Márcio Allan Assunção, a unidade recebeu a informação de que o trio havia subtraído o cartão da vítima, com a desculpa de que o ajudaria em uma transação. “A equipe saiu em diligência até localizar, na BA-263, o veículo no qual os três haviam partido do centro da cidade”, esclareceu.

Em depoimento, os suspeitos declararam que anotaram a senha do cartão do idoso no momento em que ele tentava sacar dinheiro, no terminal de autoatendimento. “Eles trocaram o cartão quando ofereceram ajuda para fazer o saque, a partir disso começaram a realizar as transações.

Dinheiro, celulares, diversos cartões e documentos de terceiros foram apreendidos. Os três homens foram autuados em flagrante pelo crime de estelionato e estão custodiados na DT, à disposição da Justiça.

Ascom SSP

Decreto que aumenta para 3 mil pessoas em eventos passa a valer amanhã

Está publicada nessa terça-feira, 1º de março, no Diário Oficial do Estado uma retificação do decreto 2.195 que antecipa de 3 de março para 2 de março de 2022, em todo o território baiano, o início de validade da autorização para realização de eventos e atividades com a presença de público de até 3 mil pessoas, tais como: cerimônias de casamento, eventos urbanos e rurais em logradouros públicos ou privados, eventos exclusivamente científicos e profissionais, circos, parques de exposições, solenidades de formatura, feiras, passeatas, parques de diversões, teatros, cinemas, museus e afins. O novo limite segue em vigor até 14 de março.

Eventos em locais fechados, espaços culturais, cinemas e teatros poderão ocorrer com a capacidade plena. Os estádios estarão autorizados a receber um público de até 30% do limite máximo de ocupação.

Em todos os casos, o acesso aos locais está condicionado à comprovação de vacinação contra a Covid-19 e é obrigatório o respeito aos protocolos sanitários, a exemplo do uso de máscara.

Secom GOVBA

Jaques Wagner diz ao PT que não será candidato; petistas já desenham novos cenários

O senador Jaques Wagner confirmou a aliados nesta segunda-feira (28) sua intenção de não disputar o governo da Bahia. Em longa reunião em seu escritório político em Salvador, o ex-governador se mostrou inflexível aos últimos apelos do partido.

Durante a manhã, o BNews já havia mostrado que tentativas anteriores não amoleceram o coração do senador.

“A retirada da minha candidatura não implica na retirada da candidatura do PT. Quem decidirá se terá candidatura ou não, não sou eu, será o Partido”, comunicou Wagner nesta segunda.

Com isso, caciques petistas deixaram a reunião fazendo novas projeções sobre a chapa majoritária. Uma delas é levantar outro quadro de modo que o partido tenha candidatura própria, mas a discussão por nomes ainda é embrionária.

Outro caminho é declarar apoio ao senador Otto Alencar (PSD), podendo compor a vice – como já chegou a ser projetado desde os primeiros sinais do recuo de Wagner. O bastidor revelado pela reportagem semanas atrás indicava a dobradinha de Otto com Moema Gramacho (PT), prefeita de Lauro de Freitas.O presidente do PT Bahia, Éden Valadares, lamentou a decisão de Wagner, mas afirmou que a legenda mantém a posição definida no sétimo Congresso do PT de a sigla encabeçar a chapa. “É claro que respeitamos a decisão do companheiro Wagner, mas não a recebemos com alegria. Nossas instâncias se reunirão intensamente nos próximos dias para atualizar nossa posição”.”Nossa decisão será fruto do debate interno, mas também do imprescindível diálogo com os demais partidos e lideranças da base, como Otto, Leão, Lídice e PCdoB”, ressaltou Éden.

BocãoNews!

Após recorde de casos ativos, Bahia teve queda de números mais rápida da pandemia

A vacinação da população baiana contra a Covid-19 tem apresentado efeitos práticos na redução do número de infecções. A série histórica de casos ativos registrada pelas autoridades de saúde baianas mostra uma queda abrupta na evolução da doença, fazendo com que o quantitativo visto no último dia 4 de fevereiro, de 36,9 mil casos, caísse para a casa dos 7,7 mil nesta segunda-feira (28).

O índice de casos identificados no início do mês demarcou um pico no gráfico da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), que monitora a crise sanitária no estado.

O cenário de decréscimo é diferente do que foi observado no primeiro pico (e segunda pior marca da pandemia), em 13 de julho de 2020, quando o sistema da secretaria identificou 30,2 mil pessoas com diagnóstico positivo para Covid-19. Um patamar semelhante ao desta terça-feira só aconteceu meses depois, em 10 de setembro de 2020, com os 7,6 mil ativos.

Segundo o boletim epidemiológico desta terça, 11.391.741 pessoas foram vacinadas com a primeira dose na Bahia. Outras 10.353.383 receberam a segunda dose ou dose única e 3.703.325 estão com a dose de reforço em suas carteirinhas. Do público de 5 a 11 anos, 573,308 crianças já foram imunizadas.

Bahia Noticias

Ladrões armados e encapuzados levaram R$10 mil de empresário em Caetité

Três ladrões armados e encapuzados levam R$10 mil de empresário em Caetité, na última quinta-feira (25). O crime aconteceu na porta da residência da vitima, no bairro São Vicente.

Segundo a vítima, ele estava em sua residência quando foi abordado por três homens que estavam encapuzados e armados. Na ação, os assaltantes estavam agressivos e realizando ameaças, pediram o dinheiro que estava no carro e ele entregou.

Em seguida, os homens fugiram e abandonaram carro usado na ação na zona rural de Caetité, próximo ao Periperi. O carro modelo versa, placa policial OZJ0F20, foi incendiado.

Segundo a polícia, populares conseguiram apagar as chamas e o carro não foi consumido pelo fogo. No veículo foram encontradas duas toucas ninjas e dois aparelhos Sansung, pertencente às vítimas.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

<script=”” src=”//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js” defer=”” data-deferred=”1″>

Ônibus que seguia de Caculé para São Paulo pegou fogo no Norte de Minas Gerais

Um ônibus pegou fogo na noite do último sábado (26), na MGC-122, em Francisco Sá (MG).

Um dos motoristas relatou que ouviu um estouro no eixo traseiro do coletivo e posteriormente percebeu o princípio de incêndio.

O condutor parou o ônibus nas proximidades da comunidade de Camarinhas e todos os ocupantes conseguiram descer do veículo antes que as chamas se espalhassem.

No ônibus, que havia saído de Caculé, na Região de Guanambi, com destino a São Paulo, havia 17 pessoas, sendo dois motoristas e 15 passageiros. Ninguém ficou ferido.

O 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros foi acionado e esteve no local. O coletivo ficou parcialmente destruído. As causas do incêndio serão investigadas.

Informações do Portal Alô Pilões