prefeitura de pocoes


fevereiro 2026
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728



:: fev/2026

EXCLUSIVO: Base de Jerônimo é pega de surpresa após Wagner ‘queimar a largada’ e antecipar chapa majoritária

Integrantes da base aliada do governador Jerônimo Rodrigues (PT) foram pegos de surpresa com a confirmação ‘relâmpago’ feita pelo senador Jaques Wagner (PT), nesta sexta-feira (20), sobre a definição da chapa majoritária que vai disputar a reeleição ao Governo da Bahia em 2026.

Durante entrevista em Irecê, no Centro-norte da Bahia, o cacique confirmou que Geraldo Júnior (MDB) vai reeditar a chapa de 2022 nas eleições de outubro deste ano. aliados do governo demonstraram surpresa com o anúncio — alguns, inclusive, sequer estavam cientes que ele havia ocorrido.

Internamente, a avaliação é que Wagner teria ‘queimado a largada’ e contrariado a orientação do governador, uma vez que a confirmação deveria ser feita pelo próprio Jerônimo — que chegou a desautorizar o secretário de Relações Institucionais (Serin), Adolpho Loyola, a comentar abertamente sobre o assunto.Inclusive, durante o Carnaval, em conversas com a imprensa, o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), reforçou o discurso de que “quem anuncia a chapa é o governador”. Na última quarta-feira (18), durante apresentação das ações do governo estadual em meio à folia, o chefe do Palácio de Ondina já havia cravado que a definição da chapa majoritária iria ocorrer em março.

Além disso, outro ponto que ‘não pegou muito bem’ é o fato do anúncio feito por Wagner ter ocorrido ao passo em que o governador da Bahia cumpre agenda oficial em Nova Délhi, na Índia, ao lado do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) — país com uma diferença de fuso horário de 8h30 em relação ao Brasil.

Suspeito de tráfico morto na Gamboa tem envolvimento em morte de dentista na Paralela

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, e o líder da legenda na Câmara, deputado Antonio Brito, participaram nesta sexta-feira (20) de um encontro com o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, em Stuttgart.

A reunião ocorreu paralelamente ao 38º Congresso da União Democrata Cristã (CDU), evento que reuniu lideranças políticas de diferentes países e teve como foco o fortalecimento do diálogo entre partidos de centro da União Europeia, da América do Sul e de outras regiões.

Durante o congresso, Merz foi reconduzido à presidência da CDU com 91% dos votos dos delegados presentes. A presença da comitiva brasileira integrou a agenda internacional do PSD, que busca ampliar interlocução com forças políticas europeias.

Suspeito de tráfico morto na Gamboa tem envolvimento em morte de dentista na Paralela

Um dos suspeitos baleados na operação policial ocorrida na região da Gambboa, em Salvador, neste sábado (21) é Emerson Conceição dos Santos, conhecido como “Mickey”, apontado como integrante do Comando Vermelho (CV). Ele chegou a ser socorrido por populares e encaminhado ao Hospital Geral do Estado (HGE) mas não resistiu aos ferimentos e morreu.Emerson era apontado como uma das lideranças do tráfico na região de Itinga e chegou a ser preso durante uma operação da Polícia Militar na BR-101, no município de Buerarema, sul do estado, mas acabou solto

Traficantes do CV são mortos após confronto com a PM no Nordeste de Amaralina

Dois traficantes do Comando Vermelho (CV) foram mortos durante uma troca de tiros registrada no fim da tarde deste sábado (21), no bairro do Nordeste de Amaralina, na localidade conhecida como Pistão.

De acordo com informações preliminares, policiais do 30º Batalhão da Polícia Militar foram recebidos a tiros durante uma ação na região. Houve confronto e dois suspeitos, que ainda não tiveram as identidades reveladas, foram baleados. Os policiais, por sua vez, não ficaram feridos.

Os homens chegaram a ser socorridos por guarnições da PM e encaminhados para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiram.

Jerônimo diz ter o apoio de mais de 300 prefeitos e ainda está devendo a eles obras prometidas em 2022”, diz deputado

O deputado estadual Sandro Regis (União Brasil) disse nesta quinta-feira (19) que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) se gaba de ter o apoio da maioria dos prefeitos da Bahia, mas não cumpre os compromissos firmados com eles. O governador diz ter o apoio de mais de 300 prefeitos, contudo, obras prometidas em 2022 para elegê-lo ainda estão no papel.

Para o parlamentar, o governador e o PT ignoram o crescente clima de insatisfação entre gestores municipais diante do festival de promessas não cumpridas pelo governo estadual.

“Jerônimo diz ter o apoio de mais de 300 prefeitos, mas está devendo obras prometidas com muita pompa. Em 2022, para se eleger, o governo do PT assinou convênios faraônicos, prometeu obras milagrosas, pavimentações, escolas, estradas, sistemas de água… Prometeram até terreno na lua, se fosse preciso. Mas, passada a eleição, o que ficou foi o abandono”, criticou.

Segundo o deputado, há uma onda crescente de prefeitos da base do governo cobrando publicamente o cumprimento de compromissos assumidos durante a campanha e no início da gestão.

Alguns casos já se tornaram públicos: No Extremo Sul, Jerônimo cancelou um contrato que previa obras estruturantes após meses sem avanço, gerando revolta na região. Em outras cidades, prefeitos acusam o governo de anunciar “novas obras” enquanto as de campanha seguem abandonadas.

Diversas obras prometidas em 2022 seguem paradas, causando irritação e frustração entre gestores integrantes da base petista. “Os prefeitos estão cansados de promessas vazias. Há convênios assinados com pompa e circunstância que até hoje não saíram do papel. Em muitos casos, nem sequer houve ordem de serviço. É propaganda demais e ação de menos”, afirmou Regis.

Para o parlamentar, a tentativa do governador de exibir um apoio massivo de prefeitos não passa de retórica. “A verdade é que Jerônimo tenta vender uma força política que já não tem. Muitos prefeitos que o apoiaram em 2022 hoje estão decepcionados, porque viram que o governo promete, promete… e não entrega. Não adianta tirar foto com 300 prefeitos se nenhum deles vê obra chegar”, disse.

Sandro Regis ainda lembrou que o governo do Estado já realizou diversos pedidos de empréstimo bilionários, sem que as obras municipais avançassem. “A desculpa não pode ser falta de recurso, porque Jerônimo já pegou dinheiro emprestado como nenhum outro governador na história da Bahia. O problema é falta de gestão, falta de organização e, principalmente, falta de respeito com os prefeitos”, criticou.

O deputado também observou que essa relação do PT com prefeitos não é novidade. “O PT trata aliados como trastes descartáveis. Eles servem enquanto servem ao projeto de poder. Depois, viram apenas um incômodo. Os prefeitos estão percebendo isso. Não à toa, muitos já buscam novos caminhos para 2026”, concluiu.

Inmet emite alerta de perigo potencial de chuvas intensas para as 417 cidades da Bahia

Dos 417 municípios baianos, 54 também estão com alerta laranja de chuvas intensas. As áreas afetadas são principalmente o norte e oeste do estado.                                                                                                                            O alerta laranja indica perigo. Nos locais citados, pode chover 100 mm por dia, com risco reconhecido de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Secretaria de Saúde da Bahia desmente boatos e confirma dois casos de Mpox, um é morador de Vitória da Conquista

A Bahia registrou dois casos de Mpox em 2026. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), nesta quinta-feira, 19 de fevereiro. De acordo com as informações iniciais, o primeiro paciente é residente na cidade de Vitória da Conquista, na região sudoeste. O outro paciente, por sua vez, teve a doença confirmada após atendimento em uma unidade de saúde em Salvador. Ele é natural de Osasco (SP).

Chamada anteriormente de “Varíola do Macaco”, a Mpox ficou conhecida pelas bolhas que deixa nos pacientes. Apesar dos ferimentos, a doença não costuma ser fatal e a maioria dos casos pode ser tratada sem a existência de sequelas.

A secretaria ainda informou que notícias falsas circulam nas redes sociais de que a Bahia registrou 38 casos de MPOX. No momento, há seis casos sob investigação, e nenhum tem qualquer relação com o Carnaval, informou.

Suplente de vereador é morto com tiro na cabeça em cidade da região de Feira de Santana

Um suplente de vereador de 42 anos foi morto a tiros após ter a casa invadida na manhã desta quinta-feira (19), em Ipirá, a 101 km de Feira de Santana.

A vítima foi identificada como Alexsandro Rosário Pindobeira, conhecido como Léo Rosário. Segundo informações da Polícia Militar, o crime aconteceu dentro da residência da vítima, localizada na Rua Projetada, no bairro Mirante.

Um familiar de Alexsandro foi quem encontrou ele no imóvel. Léo foi atingido por um tiro na cabeça.

Ele disputou as eleições municipais de 2024 pelo partido Avante, obteve 323 votos e ficou como suplente. Léo também concorreu a uma vaga na Câmara Municipal em 2008.

Homem é preso por violência doméstica em Jequié

Suspeito teve prisão preventiva decretada após novas ameaças à vítima

Um homem de 34 anos foi preso por violência doméstica nesta sexta-feira (20), no bairro Cansanção, em Jequié. De acordo com a ocorrência, o suspeito foi autuado em flagrante e liberado sob fiança. Poucas horas após, enviou mensagens à vítima por meio de uma rede social, contendo ameaças e ofensas.

Diante do fato, a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM/Jequié) intimou o homem, que se apresentou espontaneamente à unidade policial, acompanhado de sua advogada. Na ocasião, foi cientificado da decisão judicial e de seus direitos constitucionais, sendo formalizada a prisão preventiva por determinação do Judiciário.

Polícia Civil recupera mais de 130 celulares no circuito do Carnaval

Nova fase da Operação Mobile 360º amplia devolução de aparelhos e reforça repressão à receptação

Com foco na recuperação de aparelhos celulares subtraídos durante o período do Carnaval, a Polícia Civil da Bahia deflagrou mais uma fase da Operação Mobile 360º. Até o momento, 134 aparelhos já foram recuperados e estão sendo devolvidos aos seus legítimos proprietários.

Paralelamente, todas as vítimas de furto ou roubo de celulares que registraram ocorrência começaram a receber comunicação oficial por e-mail, informando que seus casos estão sob análise e que as providências investigativas cabíveis já estão sendo adotadas.

A entrega dos aparelhos recuperados está condicionada à realização de agendamento prévio, feito exclusivamente por meio de mensagens oficiais encaminhadas pela Polícia Civil. A instituição reforça que não solicita dados pessoais ou informações por mensagens. No momento da retirada, as vítimas deverão apresentar, obrigatoriamente, documento oficial de identificação com fotografia ou nota fiscal do dispositivo.

A ação é coordenada pelo Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC), por meio de seus núcleos de rastreamento e recuperação, em conjunto com o Departamento de Inteligência Policial (DIP). Tecnologia, análise de dados e cruzamento de informações estratégicas estão sendo empregados pelas equipes para localizar outros dispositivos e identificar toda a cadeia criminosa envolvida.

A próxima etapa da Operação Mobile 360º prevê ações direcionadas à repressão ao crime de receptação, com foco em pessoas que alimentam o mercado ilícito ao adquirir ou comercializar aparelhos de origem criminosa.

De acordo com o delegado-geral adjunto de Operações, Jorge Figueiredo, cada ocorrência registrada gera inteligência e movimenta uma engrenagem operacional estruturada para localizar os aparelhos e responsabilizar os envolvidos. “Nosso compromisso é reprimir com firmeza a receptação e devolver o bem ao seu legítimo proprietário”, destacou.

A Operação Mobile 360º também visa à proteção de dados pessoais, à garantia de direitos e ao fortalecimento da confiança da população na Polícia Civil.

Produtividade ampliada

Durante o Carnaval 2026, as equipes da Polícia Civil realizaram 65 prisões em flagrante. No mesmo período de 2025, foram 48, o que representa um aumento de 35% na produtividade. Quanto aos cumprimentos de mandados de prisão, foram efetivados 57 neste Carnaval, enquanto no mesmo período do ano anterior foram 15, representando crescimento de 280%.

A instituição atuou de forma integrada com as demais forças de segurança e reuniu elementos probatórios nas investigações que, com apoio do Ministério Público da Bahia (MPBA), da Defensoria Pública e do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), resultaram no deferimento de 20 decisões judiciais durante os dias da festa, das quais 12 foram cumpridas ainda no período carnavalesco.

Com uso de tecnologia aliada à atividade investigativa e à inteligência policial, a Polícia Civil identificou autores de crimes nos circuitos e representou por medidas judiciais, executadas de forma integrada ao longo do evento.