prefeitura de pocoes


setembro 2025
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: 26/set/2025 . 19:29

Apreensão de armas e resgate de pássaros silvestres são registrados em Mirante

Policiais da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA/Porto Seguro) realizaram, na manhã de quinta-feira (25), uma ação de fiscalização na zona rural de Mirante que resultou na apreensão de armas de fogo e no resgate de aves silvestres.

Por volta das 7h30, a guarnição avistou quatro homens às margens de um córrego. Ao perceberem a presença policial, os suspeitos fugiram em direção à mata. No local, foram encontradas uma espingarda calibre .40, uma arma artesanal do tipo “soca”, além de bolsa, pochete, pólvora, chumbo e armas brancas. O material foi levado para a Delegacia Territorial de Mirante.

Na mesma operação, também foram resgatados pássaros de diferentes espécies, como gralha-cancã, corrupiões, papa-capins, azulão, cardeal, canário-da-terra e pássaro-preto. As aves foram devolvidas ao habitat natural.

A Polícia Militar informou que segue com ações de combate a crimes ambientais e de preservação da biodiversidade na região.

Com adesão de 150 municípios ao SISAN, Bahia avança no combate à insegurança alimentar

Em 2023, antes de instituído o programa de combate à fome do Governo do Estado, a Bahia tinha apenas sete municípios aderidos ao Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN

Neste mês de setembro, mais 20 municípios baianos aderiram ao Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), sendo eles: Botuporã, Candeal, Feira da Mata, Ibirapitanga, Macaúbas, Santa Bárbara, Ubaíra, Ubatã, Abaíra, Água Fria, Antônio Cardoso, Caatiba, Cravolândia, Ibipeba, Ichu, Jitaúna, Lapão, Maraú e Sento Sé, que passaram pelo processo de adesão ao sistema que, tal qual o SUS e o SUAS, tem o objetivo de levar dignidade às pessoas através do Direito Humano à Alimentação.

Com a adesão ao sistema, os municípios, que somados aos anteriores chegam a 150, atendem requisitos para receber iniciativas e investimentos do governo federal e do Governo do Estado, que visam assegurar o direito à alimentação e nutrição adequada da população. “O SISAN tem o objetivo de integrar ações e monitorar a realização de políticas públicas voltadas à segurança alimentar e ao combate à fome”, explica a nutricionista Jainei Silva, que compõe a Coordenação-Geral de Ações Estratégicas de Combate à Fome (CGCFOME).

No último fim de semana, a equipe do Bahia Sem Fome esteve em Abaíra, que teve a sua adesão ao sistema aprovado no dia 17 de setembro, para falar sobre as ações relacionadas àl agricultura familiar que o programa desenvolve e para mostrar a importância da adesão para o município.

Estiveram presentes no evento representantes das secretarias que compõem o SISAN do município de Abaíra e organizações da sociedade civil, segundo Jainei. “O objetivo dessa nossa ida a Abaíra foi dialogar com o município e mostrar como deve funcionar o sistema e como eles devem avançar numa política municipal”, finalizou.

Para o coordenador-geral do Bahia Sem Fome, Tiago Pereira, “o SISAN na Bahia tem se fortalecido com participação social e apoio forte do governo Jerônimo Rodrigues, que colocou essa agenda na centralidade e prioridade do governo”.

O SISAN atua nos níveis nacional, estadual e municipal, integrando esforços do governo e da sociedade civil para combater a fome e suas causas, como sobrepeso, obesidade e doenças relacionadas à má alimentação. Uma das principais funções do sistema é atuar diretamente na redução da insegurança alimentar e nutricional, trabalhando para erradicar a fome no Brasil, no fomento da educação alimentar e na elaboração de políticas públicas.

Assessoria de imprensa
Camila Fiúza / MOCHI.LAB

Jerônimo volta a cobrar ACM Neto sobre denúncias contra presidente do partido, entenda o caso

Nesta sexta-feira(26), o governador Jerônimo Rodrigues voltou a cobrar do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), um posicionamento sobre as denúncias de envolvimento do presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, com o PCC. Rueda é o principal aliado de Neto no cenário nacional. A cobrança foi feita durante entrevista à imprensa na cerimônia de Inauguração do Centro de Zootecnia do Senar, em Feira de Santana.

Entenda o caso.

Rueda presidente nacional do Uniao Brasil, partido de ACM Neto, é apontado como dono de aviões usados no transporte de chefes do PCC. Ele foi citado pelo piloto de um dos aviões, que durante depoimento à Polícia Federal, disse que teria conduzido pelo menos 30 vezes no avião de Rueda os criminosos identificados como “Primo” e “Beto Louco”, líderes do esquema de lavagem de dinheiro do PCC no mercado financeiro e em postos de combustíveis.

As aeronaves de Rueda, avaliadas em cerca de R$ 60 milhões, eram alugadas como táxi aéreo para o crime organizado, transportando criminosos. Não se sabe ainda se também eram usadas para transportar drogas e armas. O piloto, conhecido como Mattosinho, afirmou à PF que Rueda era o chefe de um grupo que “tinha muito dinheiro e precisava gastar” na compra dos aviões.

Os jatos estão registrados em nome de terceiros e fundos de investimento com características de “caixa-preta”, dificultando a identificação dos controladores. Para Jerônimo, Neto precisa ir as redes sociais para esclarecer as acusações que envolvem o presidente do seu partido. “Houve uma denúncia, tem que ser apurado. Eu aqui lutando contra o crime organizado, ele cobrando do governador e o presidente do partido dele acusado de apoiar o crime organizado. Eu quero só que ele se posicione, não é para mim não, é para o povo da Bahia”, disse Jerônimo.

URGENTE: STJ decide solta cantor Oruam

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu um pedido de liminar e revogou a prisão preventiva do cantor Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, conhecido como Oruam. Ele estava preso há mais de dois meses após operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro.

Oruam tinha entrado em conflito com policiais que foram até a casa dele, no bairro do Joá, na zona oeste carioca, para cumprir mandado de busca e apreensão contra um adolescente que estava no endereço.

Filho de Márcio Nepomuceno, o Marcinho VP, um dos líderes do Comando Vermelho (CV), Oruam pedia a liberdade e chegou a contar com apoio de familiares e fãs nas redes sociais.

“Ante o exposto, defiro o pedido liminar para revogar a prisão preventiva do recorrente Mauro Davi dos Santos Nepomuceno até o julgamento definitivo do presente recurso ordinário, determinando sua substituição por medidas cautelares alternativas previstas no art. 319 do CPP, a serem definidas pelo magistrado de primeiro grau”, diz a decisão.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, oficializou a saída do governo Lula (PT), nesta sexta-feira (26), com a entrega da sua carta de demissão ao presidete do Brasil. A saída do ministro da pasta acompanha a determinação do partido ao qual pertence, União Brasil, para que deixasse o cargo. O político, que é deputado federal licenciado, afirmou ainda que, a pedido de Lula, deixará o cargo apenas na próxima quinta-feira (2).

O ministro do Turismo, Celso Sabino, oficializou a saída do governo Lula (PT), nesta sexta-feira (26), com a entrega da sua carta de demissão ao presidete do Brasil. A saída do ministro da pasta acompanha a determinação do partido ao qual pertence, União Brasil, para que deixasse o cargo.

O político, que é deputado federal licenciado, afirmou ainda que, a pedido de Lula, deixará o cargo apenas na próxima quinta-feira (2).

“Tive uma conversa hoje com o presidente da República, em virtude da decisão do partido ao qual eu sou filiado tomou, de deixar o governo, e vim hoje aqui cumprir o meu papel, entreguei ao presidente a minha carga e o meu pedido de saída do Ministério do Turismo, cumprindo a decisão do meu partido”, declarou.Sabino deixa o cargo a pouco mais de um mês da realização da COP30, conferência organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que reunirá, em Belém, diversos representantes internacionais de países membros da organização.

“A minha vontade clara é continuar o trabalho que a gente vem fazendo, a gente tem um trabalho de diálogo mantido, e hoje o presidente assinou com essa possibilidade de ampliar esse diálogo junto com o partido União Brasil pra gente ver quais serão as cenas dos próximos capítulos”, prosseguiu o ministro.

Desembarque do governo

A saída de Sabino acompanha a orientação do partido União Brasil, que firmou uma federação com o Progressistas (PP), o qual, juntos, decidiram que todos os membros do partido devem deixar cargos que ocupam a frente da gestão petista. Dessa forma, Sabino voltará para a Câmara de Deputados, onde representa o Estado do Pará, após dois anos a frente do ministério.