prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Bahia’

Homem é preso com 634 kg de maconha em laboratório de drogas

Um homem de 51 anos foi preso em flagrante com 634 kg de maconha, na quinta-feira (23), no povoado de Lagoa, na cidade de Canarana, no norte da Bahia. Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), com este flagrante, a polícia alcançou a marca de três toneladas de maconha apreendidas em 2023.

De acordo com a SSP-BA, o suspeito, que não teve a identidade revelada, foi preso por equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido e a 3ª CIA do 7° BPM.

Os PMs chegaram até as drogas após denúncia anônima do plantio de maconha na zona rural do município. No imóvel indicado, os militares encontraram uma espécie de laboratório para produção de tabletes de entorpecentes.

Ex-policial acusado de matar casal em bar na Bahia é condenado a mais de 50 anos de prisão após júri popular

O ex-policial militar acusado de matar um casal a tiros em Barreiras, no oeste da Bahia, foi condenado a 50 anos, três meses e 26 dias de prisão em um júri popular na quarta-feira (22), no Fórum Tarcilio Vieira de Melo. O crime aconteceu em julho de 2022 e foi motivado por uma discussão.

Wilton Bezerra de Luna estava preso há oito meses no Presídio Regional, em Barreiras. Ele foi condenado pelos dois homicídios, de forma qualificada. A defesa do ex-policial informou que vai recorrer da decissão.

Ex-policial acusado de matar casal em bar na Bahia é condenado a mais de 50 anos de prisão após júri popular — Foto: Reprodução/TV Oeste

Ex-policial acusado de matar casal em bar na Bahia é condenado a mais de 50 anos de prisão após júri popular —

Segundo a Polícia Civil, Wilton Bezerra fugiu após o crime, mas foi encontrado quatro dias depois, durante uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) próxima a cidade de Seabra, no sudoeste do estado.

O condenado tinha uma relação conflituosa com o casal, identificado como Sebastião Robson Ribeiro, de 61 anos, conhecido popularmente como “Tião”, e Fernanda da Cruz Fernandes, de 46. Testemunhas informaram que o conflito ocorria principalmente por causa do som alto no estabelecimento.

Casal é morto a tiros no oeste da Bahia — Foto: Reprodução/TV Oeste

Casal é morto a tiros no oeste da Bahia — Foto: Reprodução/TV Oeste

De acordo com Irene Fernandes, irmã de uma das vítimas, no dia do crime houve uma briga, Wilton se exaltou e ameaçou Fernanda de morte. Logo depois, efetuou diversos disparos contra o casal.

Convite: 8ª Conferência Municipal de Saúde em Poções Acontecera dia 24/03 no espaço chulú

A Prefeitura de Poções, através da Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde de Poções, tem a honra de convidar a todos para participar da 8ª Conferência Municipal de Saúde, como etapa da 17ª Conferência Nacional de Saúde.

Com tema: “A POÇÕES QUE QUEREMOS” e eixos temáticos: Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia.

 

Obra do PT garante dianteira de Vitória da Conquista no ranking nacional de saneamento, dizem Waldenor e Zé Raimundo

Foto: Arquivo – Lula, Wagner, Zé Raimundo e Waldenor durante assinatura do convênio para o saneamento conquistense, realizada no Teatro Castro Alves, em Salvador

Os deputados Zé Raimundo (estadual) e Waldenor Pereira (federal) estão comemorando mais um estudo que destaca Vitória da Conquista entre os 20 municípios com melhor saneamento básico do país, uma obra que eles se orgulham de ter sido realizada pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

O estudo divulgado agora pelo Instituto Trata Brasil – que também coloca Vitória da Conquista como o primeiro das regiões Norte e Nordeste em saneamento – vem comprovar, segundo avaliam, a importância do projeto político petista no município, o qual integraram como protagonistas, e com apoio decisivo do presidente Lula em seus primeiros governos.

Os dois políticos estiveram à frente no esforço desenvolvido para garantir água de qualidade e esgotamento sanitário no município, com Zé Raimundo prefeito (entre 2002 e 2008) e Waldenor deputado estadual e líder do Governo Jaques Wagner na Assembleia Legislativa da Bahia. Foram eles os principais defensores do projeto de universalidade do esgotamente sanitário conquistense junto Wagner e Lula.

“Foi uma conquista memorável, resultante do esforço que fizemos nas articulações com o presidente Lula e o governador Wagner, tanto do nosso mandato de deputado estadual, à época, como também da competente iniciativa da gestão municipal de Zé Raimundo de apresentar um projeto para a universalização do saneamento básico na cidade”, lembra Waldenor Pereira, hoje exercendo o quarto mandato de deputado federal.

O saneamento básico é avaliado em quatro serviços distintos: oferta de água potável, coleta e tratamento de esgoto, drenagem urbana e tratatamento de resíduos sólidos.O estudo também contempla o nível de desperdício na distribuição de água. Foram nas gestões petistas em Vitória da Conquista que esses serviços ganharam amplitude e qualidade, destaca Zé Raimundo.

O ex-prefeito lembra que o esgotamento sanitário na sua gestão substituiu o mal cheiroso “pinicão” por uma Estação de Tratamento de Esgotamento Sanitário (ETE), uma das mais modernas do Brasil e a rede de esgoto foi ampliada, elevando a cobertura para 85% do município. A obra absorveu,na época, recursos superiores a R$ 120 milhões, que foram complementados posteriormente com mais investimentos nas extensões das redes de água e de esgotamento sanitário.

VÍDEO: Governador Jerônimo anuncia contratação de 1.624 profissionais para a Educação Especial

O governador Jerônimo Rodrigues anunciou, nesta terça-feira (21), em suas redes sociais, a autorização da contratação de 1.624 profissionais para a Educação Especial, para o exercício das funções de cuidador educacional, intérprete de Libras, instrutor de Libras, brailista e técnico de Atendimento Educacional Especializado (AEE). A partir da publicação no Diário Oficial desta quarta-feira (22), a Secretaria da Educação do Estado (SEC) estará apta para contratar os educadores em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).
Jerônimo fala sobre a importância da contratação de novos profissionais na Educação Especial. “Escolhi o 21 de março [Dia Internacional da Síndrome de Down] para anunciar a contratação de pessoal para acompanhar e cuidar das pessoas com deficiência nas nossas escolas estaduais porque este dia é dedicado às pessoas com Síndrome de Down. Esta celebração é para festejarmos os direitos e conquistas e as lutas das pessoas, das famílias, dos professores, da Apae e de todas as demais associações e entidades ligadas à causa. Compartilho dessa nossa posição de garantir que as pessoas com deficiência possam ter direitos. E este dia é importante para continuarmos a luta em busca de direitos”. Assista:

De acordo com a SEC, a presença desses profissionais nas unidades escolares vai auxiliar o aprendizado dos estudantes com necessidades especiais, já que eles passam a ter as condições necessárias para o seu desenvolvimento pessoal e educacional, sendo essencial para o seu processo de aprendizagem e sua permanência na rede estadual de ensino. Com esta autorização, a Secretaria da Educação reforça o cumprimento da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando a sua inclusão social e cidadania.

Setembro Verde

O 21 de março também foi escolhido pelo governador para sancionar a lei que institui o Setembro Verde, a ser dedicado à promoção de direitos das pessoas com deficiência. “Isso proporcionará maior visibilidade a esta nossa causa muito importante, para a qual precisamos conscientizar a nós e a população em geral quanto à sua relevância”, destacou Jerônimo.
fonte: Blog do marcelo

Filho de PM é morto com disparo acidental ao manusear arma do pai na Bahia

O filho de um subtenente da Polícia Militar morreu após receber um disparo acidental, enquanto manuseava a arma do pai na cidade de Mascote, no sul da Bahia. O caso aconteceu na terça-feira (21) e a vítima é uma criança de oito anos.

O menino foi identificado como Nicollas Brito Santana. A suspeita é de que o garoto tenha encontrado a arma do pai, que estaria escondida. Esta versão será investigada pela 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), da cidade de Itabuna.

Depois do disparo, a criança foi socorrida para o Hospital Manoel Novaes, mas já chegou ao local sem vida. O pai de Nicollas e outras testemunhas deverão prestar depoimento à Polícia Civil. A reportagem procurou a Polícia Militar e aguarda informações.

Filho de PM é morto com disparo acidental ao manusear arma do pai na Bahia — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Filho de PM é morto com disparo acidental ao manusear arma do pai na Bahia — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Filho de PM é morto com disparo acidental ao manusear arma do pai na Bahia — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Filho de PM é morto com disparo acidental ao manusear arma do pai na Bahia — Foto: Reprodução/Redes Sociais

fonte: G1 Bahia

Não é verdade que policiais cadastram e devolvem armas para ‘bandidos’ na Bahia

Não é verdade que um vídeo mostra agentes da Polícia Militar da Bahia cadastrando armas de “traficantes”, como sugerem publicações nas redes sociais.

Registradas em Salvador no último domingo (19), as imagens foram feitas no momento em que policiais realizavam uma ronda no local de gravação de uma websérie que usava simulacros de armas.

Até a tarde desta terça-feira (21), a peça de desinformação já havia sido compartilhada mais de 3.000 vezes no Facebook e 1.500 vezes no Twitter. O conteúdo também acumula dezenas de milhares de visualizações no TikTok e circula no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).

Um vídeo que mostra policiais militares da Bahia durante uma ronda no local de gravação de uma série tem sido compartilhado nas redes fora de contexto, como se registrasse o momento em que os policiais cadastram armas de “bandidos”. Segundo a própria instituição (leia a nota abaixo), depois de receber a informação de que um grupo de pessoas estaria produzindo vídeos com simulacros de armas, uma dupla de agentes foi ao bairro de Periperi, em Salvador, para garantir a segurança.

Bahia: 3 homens são baleados em bar

A violência segue assustando a população.

No início da noite de hoje, terça-feira, três homens foram baleados em um bar no momento que jogavam sinuca.

Os bandidos desceram de um carro, efetuaram os disparos e fugiram logo em seguida.

As vítimas foram levadas a um hospital.

O fato aconteceu em Eunápolis, no Extremo Sul da Bahia.

As vítimas, que não tiveram os nomes revelados, estão fora de perigo. Ninguém foi preso.

fonte: Blog rodrigo ferraz

Caos na saúde conquistense: Hospital Esaú Matos está superlotado e pacientes aguardam mais de 8 horas por atendimento

A cidade de Vitória da Conquista vive um verdadeiro descaso na saúde pública, tanto municipal quanto estadual.

Além da superlotação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o Hospital Municipal Esaú Matos está superlotado e pacientes estão tendo que esperar por mais de sete horas por um atendimento médico na unidade.

Na noite deste domingo (19), internautas leitores do Blog do Edyy mantiveram contato com a redação para relatar a triste situação.

Segundo uma testemunha, seu filho está aguardando pelo atendimento desde às 14 horas de hoje e até o fechamento desta reportagem não havia sido atendido.

O caos na saúde da terceira maior cidade da Bahia se dá por conta da precariedade nos postos de saúde da maioria dos bairros periféricos que sofrem com a falta de médicos, o que sobrecarrega as demais unidades de emergência e pronto atendimento.

fonte: Blog do eddy

Vitória da Conquista perdeu o posto de cidade com o melhor saneamento básico das regiões Norte e Nordeste

O município de Vitória da Conquista segue perdendo posições no Ranking do Saneamento, estudo do Instituto Trata Brasil, em parceria com a GO Associados, cujos dados de 2023 foram divulgados nesta segunda-feira (20).

Depois ser considera a quarta cidade com melhor saneamento básico do Brasil em 2018, o município vem caindo posições, chegado ao 13º lugar no relatório do ano passado e ao 18º este ano.

Além disso, Vitória da Conquista perdeu o posto de cidade com o melhor saneamento básico das regiões Norte e Nordeste para Palmas, no Tocantins, e Campina Grande, na Paraíba. Estas são as únicas cidades destas regiões entre as 20 com melhores resultados.

20 cidades com melhores resultados

Os dados apontam que houve perda de 27,47% da água tratada distribuída para os moradores do município, e que 97,73% da população está atendida pelo serviço. Já a coleta de esgoto atinge 82,93% das residências e 80,88% do que é produzido passa por tratamento adequado.

O estudo estima que cerca de 5,7 milhões de litros de esgoto são lançados nos cursos d’água sem tratamento todos os anos, o que equivale a três piscinas olímpicas. Em relação ao investimento per capita, foram aplicados R$ 27,47 por habitante na melhoria ou ampliação dos serviços. Ao todo, entre 2017 e 2021, foram investidos R$ 213,51 milhões no município.

Posições de Vitória da Conquista no Ranking do Saneamento

  • 2018 – 4ª posição
  • 2019 – 5º posição
  • 2020 – 10º posição
  • 2021 – 12º posição
  • 2022 – 13º posição
  • 2023 – 18ª posição

Bahia

Quatro cidades baianas estão entre as 100 mais populosas do país. Depois de Vitória da Conquista, a mais bem avaliada é Salvador, que caiu uma posição no ranking, da 39ª para a 40ª posição.

As outras cidades baianas na lista são Feira de Santana, na 61ª posição, depois de figurar na 69ª em 2022; e Camaçari, na 75º posição, duas melhores do que do ano passado, quando ficou na 77ª.

Ranking do Saneamento

O Ranking do Saneamento do Instituto Trata Brasil avalia as 100 cidades mais populosas do país. Elas concentram aproximadamente 40% da população brasileira. Os critérios avaliados são o acesso a água potável, coleta e tratamento de esgoto e perdas na distribuição. Os dados levados em conta são os mais recentes do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), referentes ao ano de 2021.

As 20 melhores cidades
  1. São José do Rio Preto (SP)
  2. Santos (SP)
  3. Uberlândia (MG)
  4. Niterói (RJ)
  5. Limeira (SP)
  6. Piracicaba (SP)
  7. São Paulo (SP)
  8. São José dos Pinhais (PR)
  9. Franca (SP)
  10. Cascavel (PR)
  11. Ponta Grossa (PR)
  12. Sorocaba (SP)
  13. Suzano (SP)
  14. Maringá (PR)
  15. Curitiba (PR)
  16. Palmas (TO)
  17. Campina Grande (PB)
  18. Vitória da Conquista (BA)
  19. Londrina (PR)
  20. Brasília (DF)

fonte: Agencia sertão