prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Destaque1’

Barragem em Jussiape se rompe e prefeitura pede que moradores deixem suas casas

26/12/2021 12:29 em Notícias

A prefeitura de Jussiape, na região da Chapada Diamantina, anunciou na manhã deste domingo (26) que uma barragem da região se rompeu e que uma forte enxurrada deve atingir áreas do município, e pediu que moradores busquem lugares mais seguros.

‘Dessa vez é pior’, diz governador Rui Costa sobre volta de temporal na Bahia

Em pronunciamento nas redes sociais, a prefeitura disse que o cenário pode se tornar muito perigoso, e por isso, pediu para que as pessoas evitem lugares de risco.

O órgão municipal também informou que o ginásio da Escola Municipal José Mancos Freire foi disponibilizado para famílias desabrigadas.

 

Barragem em Conquista

Na noite do sábado (25), a prefeitura de Itambé, no sudoeste da Bahia, anunciou que uma barragem da região também se rompeu e que uma forte enxurrada deveria atingir áreas do município.

A prefeitura de Iguá já estava em alerta pois o rio transbordou na madrugada deste sábado e havia alagado casas. Ao menos 10 casas desabaram, mas não há registro de feridos ou desaparecidos.

Antes do anúncio do rompimento da barragem, alguns bairros de Itambé já tinham registado alagamentos, como o Agenor Novaes, Centro e Sidney Pereira de Almeida. Segundo moradores, foi a maior chuva em 20 anos.

Centenas de famílias estão desabrigadas e desalojadas. A Defesa Civil e prefeitura estão nas ruas fazendo levantamento dos estragos e dando assistência para as famílias desabrigadas. As pessoas estão sendo encaminhadas para colégio do município.

Quase 4 mil desabrigados no estado

As chuvas que atingem a Bahia desde novembro colocaram 66 cidades em situação de emergência e causaram a morte de 17 pessoas, segundo a Defesa Civil do estado. Ao menos 3,8 mil pessoas ficaram desabrigadas e 10.955 ficaram desalojadas (tiveram que abandonar seus imóveis, mas não necessitaram de abrigo).

Na noite de sábado, moradores de dois bairros de Salvador, Castelo Branco e Sete de Abril, foram orientados a deixar as suas casas por conta do risco de desabamento de imóveis e deslizamentos de terra.

As sirenes de alerta depois que o volume de chuva ultrapassou 150 milímetros em 72 horas (veja no vídeo abaixo). “Tivemos o novembro mais chuvoso dos últimos dez anos e dezembro vai superar todas as expectativas”, diz Sósthenes Macedo, coordenador da Defesa Civil de Salvador.

As regiões sul e sudoeste do estado são as mais afetadas pelas chuvas. Em Itororó, o número de desabrigados chegou a 200 neste sábado; em Guaratinga, os temporais deixaram 600 pessoas desabrigadas e causaram o desabamento de 58 casas. Além disso, 25 pontes ficaram danificadas, deixando comunidades em isolamento.

“É uma situação de risco, porque agora são mais locais atingidos. Antes, era uma coisa mais concentrada em quatro cidades e agora, está se espalhando. Então, desa vez é pior”, diz o governador Rui Costa (PT).

Segundo ele, as autoridades ainda estão levantando os estragos, mas já é possível afirmar que há grande número de desalojados em pelo menos 20 cidades. A estimativa dele é de que cada cidade tenha, ao menos 300 pessoas fora de suas casas. “São milhares de pessoas que tiveram de sair de suas casas, porque a água subiu um metro, dois metros, em alguns lugares, até três metros”.

Segundo Costa, o governo federal e 5 estados informaram que enviarão apoio à Bahia: Espírito Santo, Minas Gerais, Maranhão, Paraíba e São Paulo.

Alerta máximo em Itambé: Água da barragem do Iguá vai desembocar no município que já está sendo gravemente afetado pelas chuvas


A preocupação para os moradores da cidade de Itambé se multiplicam. O Rio Verruga subiu inundando a cidade e deixa do dezenas de famílias desabrigadas neste sábado (25).

Nesta noite, a barragem do Distrito do Iguá se rompeu e a água vai desembocar também no Rio Pardo, que passa na cidade de Itambé, o que deve agravar a situação que já é de calamidade.

Foto: Blog do Sena

Os riscos não param por aí, a barragem Nilo Coelho, na Serra do Marçal, também ameaça romper, o que vai provocar outro aumento no nível do Rio Verruga, onde a água desemboca.

O Blog do Sena acompanhou as operações na BR-116, na altura da Lagoa de Zé Luís, que conta com a participação da prefeita Sheila Lemos. De acordo com as informações apuradas com exclusividade por nossa equipe, a prefeita já teria entrado em contato com o prefeito Candinho, para informar sobre a ruptura e o risco de a situação ser agravada no município vizinho.

O prefeito já informou a população e pediu que os moradores das proximidades do Rio Verruga deixem suas casas, pois o município deve ser novamente atingido por uma forte enxurrada.

Pelo menos 10 casas já desabaram após inundações em Itambé. Dezenas de pessoas estão desabrigadas e as pessoas acumulam prejuízos materiais.

A Neoenergia Coelba esclarece que precisou realizar o desligamento de energia na Rua Antônio Lemos, no bairro Açude, por questões de segurança

Fomos informados pela prefeitura sobre o risco de uma barragem romper, sendo necessário interromper o fornecimento da localidade. Assim que houver condições seguras, sinalizadas pela administração municipal, a distribuidora religará os clientes da região. A Neoenergia Coelba se coloca à disposição.

Urgente poções: segundo moradores da rua Antônio Lemos, na altura do bairro açude a Coelba desligou a energia e deixou todos no escuro

Os moradores da rua Antônio Lemos, na altura do bairro Açude, estão apreensivos com o risco de rompimento do Açude e, agora, foram obrigados a passar a noite no escuro. Segundo eles, a Coelba esteve na mencionada rua durante a tarde e desligaram a rede de energia e sequer foram comunicados sobre o desligamento. “Um absurdo. Agora temos que perceber a chegada da água pelo barulho, pois a escuridão imposta pela irresponsabilidade da Coelba nos impede de tomarem qualquer iniciativa de assegurar nossas vidas”, disse um morador.

VITÓRIA DA CONQUISTA: DEPUTADOS WALDENOR E ZÉ RAIMUNDO PRESTAM SOLIDARIEDADE AOS ATINGIDOS PELA CHUVA

Preocupados com  as famílias desabrigadas e a série de prejuízos causados pela intensa chuva desses últimos dias, os deputados Zé Raimundo (estadual) e Waldenor Pereira (federal) manifestaram apoio e solidariedade ao município, através de nota enviada à prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, neste sábado (25).
Eles informaram que estão em contato permanente com os órgãos oficiais para acompanhar a situação na região e em toda a Bahia, ao tempo em que se colocaram à disposição para intermediar junto ao governo do estado na defesa de ações que possam contribuir para socorrer os atingidos pelas chuvas.  Veja íntegra da nota.

Excelentíssima Prefeita Municipal de Vitória da Conquista.

Senhora Sheila Lemos

Diante da incidência de fortes e prolongadas chuvas  sobre a nossa cidade e região, deixando famílias desabrigadas e causando transtornos e prejuízos materiais a uma parte significativa da população, manifestamos a nossa solidariedade a todos os atingidos.
Enquanto cidadãos e ocupantes de mandatos parlamentares,  nos colocamos à  inteira disposição do poder público municipal para, no que for possível, intermediar junto ao governo do Estado a promoção de medidas e ações que possam contribuir para socorrer os necessitados e amenizar o seu sofrimento. Para tanto, já entramos em contato com o governador Rui Costa, o senador Jacques Wagner e outros dirigentes do governo estadual, que estão cientes e acompanhando a situação em toda a Bahia.

Vitória da Conquista, 25 de dezembro de 2021

Dep. Estadual  Zé Raimundo
Dep. Federal  Waldenor Pereira

Deputado Fabrício pede união e trabalho diante de impactos das fortes chuvas


O final de ano tem sido de muitas dificuldades para cidades baianas atingidas por fortes chuvas. Neste feriado de Natal, a situação se complicou em vários municípios, como Vitória da Conquista, Itapetinga, Itororó e Ilhéus. O governo do Estado montou uma força-tarefa para socorrer as cidades baianas atingidas e tem recebido apoio de outros estado e do Governo Federal.

O deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB) afirmou, em suas redes sociais, que o momento é de união, solidariedade e trabalho. “Acompanho o governador Rui Costa. O momento exige que deixemos as divergências políticas de lado, devemos trabalhar lado a lado pra levar socorro às famílias atingidas pelas chuvas”, disse Fabrício.

O parlamentar informou que está em diálogo com a presidência da Assembleia Legislativa e o Governo da Bahia para auxiliar nas ações de socorro.

Urgente: Pelé está desaparecido após pular em rio


Um homem está desaparecido após pular no Rio do Peixe, na cidade de Mirante, próximo a Vitória da Conquista, neste sábado (25).

Pelé Mecânico, como é conhecido, é morador da cidade de Poções. Ele estava na ponte sobre o rio quando pulou e desapareceu.

Um grupo já fez várias tentativas de encontrá-lo, mas não obteve sucesso. As buscas devem ser reformadas assim que a chuva der uma trégua.

Muito querido, o desaparecimento de Pelé está provocando muita preocupação.

Conquista: Barragem do Iguá ameaça romper!

Barragem do Iguá ameaça romper. Defesa Civil usa máquinas para aumentar sangradouro*

A barragem do Iguá recebeu muita água de uma outra barragem, localizada no povoado de Quatis do Fernandes, no distrito de Pradoso, que se rompeu na manhã deste sábado (25), e corre o risco de rompimento. A Defesa Civil está atuando no local para evitar que a população do distrito seja prejudicada.

À tarde, a Prefeitura enviou máquinas para abrir um segundo sangradouro e escoar a água que se acumulou na parte baixa, próximo à localidade dos Tesoureiros, no Iguá. Cerca de 100 famílias que lá residem chegaram a ficar ilhadas.

O coordenador da Defesa Civil, José Antônio Vieira, explica que a situação é preocupante e o órgão, com apoio da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), continua monitorando os riscos e realizando ações que possam impedir sofrimento para os moradores do Iguá.

Poções: Atenção

Atenção Poções : Comunicado Importante