prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Destaque1’

Ilhéus: Tiroteio entre facções resulta em morte de trabalhador vítima de bala perdida

Um intenso tiroteio entre traficantes de organizações criminosas rivais resultou na morte de um trabalhador, em caso ocorrido no distrito de Banco de Pedro, zona norte de Ilhéus. A guerra entre os criminosos iniciou ainda no sábado (16) e avançou até o domingo (17), com o saldo de duas pessoas baleadas e uma morta.

A vítima fatal foi identificada como Juraci Torquato Pereira, vítima de bala perdida. A troca de tiros aconteceu na praça central do distrito, provocando pânico, desespero e muita correria. Juraci foi atingido enquanto estava com a família nas imediações da praça.

A situação está crítica na comunidade. Escolas sem aula, a Biofábrica de Cacau liberou os trabalhadores mais cedo, e após aviso de novo ataque, estabelecimentos comerciais foram fechados e moradores trancaram-se dentro de casa, com medo.

De acordo com prepostos da segurança pública, os ataques são liderados por indivíduos conhecidos como Geleia e Stênio. á também a participação de oito indivíduos fortemente armados. O objetivo do bando é tomar o controle da venda de drogas na região, que atualmente é do traficante conhecido como Jaque do pó. As informações são do blog Fábio Roberto Notícias.

A comunidade anda sobressaltada apela urgentemente pela intensificação da presença das polícias militar e civil, combatendo a criminalidade, prendendo os envolvidos, e devolvendo a tranquilidade e segurança aos cidadãos de bem.

Farra com dinheiro público ou visibilidade para Feira de Santana?

segunda-feira, 18 de setembro de 2023, foi uma data histórica para Feira de Santana. A Princesa do Sertão comemorou 190 anos de emancipação política.
Muitas discussões surgem todos os anos por ocasião desta data no município. Por que no dia em que se comemora o aniversário de Feira de Santana não é feriado municipal, com bandas badaladas fazendo a festa comemorativa? Este tem sido, via de regra, um dos questionamentos.

Neste ano de 2023 a cobrança foi maior ainda. Não teve sessão especial na Câmara dos Vereadores com as devidas homenagens, não teve entrega das famosas Comendas Maria Quitéria, não teve lançamento de grandes obras, enfim. Para muitos feirenses o aniversário passou despercebido.
Por outro lado, o deputado federal Zé Neto (PT) não deixou em branco e promoveu, pelo segundo ano, Sessão Especial na Câmara Federal no DF. Para lá muitos feirenses como profissionais de imprensa, empresários, profissionais liberais e 17 dos 21 vereadores se deslocaram e se fizeram presentes e puderam acompanhar de perto a referida Sessão.

Quanto à Sessão em destaque, segundo informações colhidas (sic), o que chamou a atenção e causou revolta de muita gente foram os gastos, as despesas do Legislativo municipal com as viagens. Segundo levantamento do Conectado News (CN), foram quase 60 mil só com diárias e passagens dos vereadores, o que causou ruídos nos meios políticos e na imprensa local.

Considerando que para alguns esses gastos não significam farra com dinheiro público e sim um “investimento que gera visibilidade para a Princesa do Sertão”, e partindo do pressuposto de que perguntar não ofende, há que se questionar: a ida dos vereadores a Brasília significa farra com dinheiro público ou investimento que gera visibilidade para Feira de Santana? Considerando que o Brasil é formado por pouco mais de 5 mil e 500 municípios, por que poucos, a exemplo de Feira de Santana, fazem sessão especial em Brasília para comemorar seu aniversário?

O CN conversou com algumas pessoas partidárias de que esses gastos são mínimos, e defendem que a vereadora Eremita Mota (PSDB) “marcou um gol de placa” ao levar os vereadores para essa jogada de marketing; que colocou Feira de Santana nos anais da Câmara Federal, especialmente quando um grupo de empresários participa, “pois demonstra união entre a iniciativa privada e a pública”.

E você, o que pensa sobre tudo isso? Significa farra com dinheiro público ou visibilidade política e econômica para Feira de Santana? Querendo, deixe seu comentário.

Repasse do FPM para os municípios será nesta quarta-feira (20) com queda de 4,87%%

As projeções dos repasses do Fundo de Participação deMunicípios (FPM) de setembro têm o cenário de crise com as sucessivas quedas nas transferências.

O segundo decêndio do mês – previsto para ser creditado nas contas das prefeituras para esta quarta-feira, 20 de setembro, no valor de R$ 938,3 milhões, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), reforça essa constatação.

O montante indica queda de 4,87% em comparação ao mesmo período do ano passado.

O pessimismo em relação aos repasses pode ser evidenciado em todos os cenários levantados pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e que estão na nota produzida pela entidade com base nos dados divulgados pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). De acordo com a CNM, o acumulado de setembro de 2023 registra queda de 24,44% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Se levar em consideração apenas as somas dos dois primeiros repasses ao que foi transferido nos decêndios de setembro de 2022, a situação é ainda mais crítica, com redução real de 27,76%, ou seja, percentual calculado desconsiderando a inflação. O acumulado do ano até o momento oscilou, mas também indica percentual negativo e chegou a 1,44% de redução nos repasses em relação ao mesmo período do ano passado.

4ª Conferência Municipal de Cultura de Mirante

A Prefeitura de Mirante, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, esporte e lazer (SEMEC), realizou nesta segunda-feira (18) na Câmara Municipal de Vereadores, a Plenária da 4ª Conferência Municipal de Cultura, com o tema central “Democracia e Direito à Cultura”. O objetivo foi o de contribuir para o desenvolvimento cultural do município.

Foi um evento muito importante, que contou com a participação da representante estadual de cultura do Núcleo Territorial do Sudoeste Baiano ( NTE 20), a senhora Taís Ariane Ferreira Pimenta, que apresentou as diretrizes da Lei Paulo Gustavo e o financiamento resultante dessa Lei, como também fez orientações de projetos para os interessados com base no financiamento proposto pela referida Lei.
A Conferência proporcionou um espaço aberto para discussões, as quais foram realizadas em grupos em torno de seis eixos temáticos.

O Evento contou com a ilustre participação do Prefeito Municipal, da Secretária Municipal de Educação, demais autoridades e representantes da comunidade civil.

Neste interim, foi realizada a eleição de quatro delegados com titular e suplente, sendo um do governo municipal e três da sociedade civil para participarem da Conferência Regional. Com isso, a prefeitura municipal e parcerias visam construir um futuro cultural mais fremente e inclusivo para nossa população.

Bahia apresenta estratégias de escoamento de produtos da agricultura familiar durante visita do Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA)

O Ministro do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, visitou as instalações do Centro de Distribuição e do Empório da Agricultura Familiar durante estadia em Salvador, nessa segunda-feira (18). Estes espaços fazem parte das estratégias da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) de contribuir com o escoamento e a comercialização dos produtos da agricultura familiar baiana.

As visitas foram conduzidas pelo secretário da pasta, Osni Cardoso, que apresentou duas das estratégias do Governo da Bahia que impulsionam o acesso da agricultura familiar a mercados. “Nos dois espaços visitados há produtos de várias cooperativas e associações à disposição da população e dos mercados que desejam comercializar nossos produtos. Além de facilitar a venda, com esses espaços buscamos garantir que alimentos saudáveis e de qualidade cheguem às mesas dos baianos”.

Inaugurado em 2018, o Centro de Distribuição da Agricultura Familiar está localizado no bairro de Itapuã, na capital baiana. Já o Empório da Agricultura Familiar fica no Mercado do Rio Vermelho e conta com restaurante que serve pratos regionais com o sabor e tempero da Bahia. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 2,2 milhões nas duas iniciativas.

Para o Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, as experiências baianas se destacam no cenário nacional. “A Bahia demonstra um modelo avançado de comercialização das cooperativas da agricultura familiar, mostrando diversidade ao mesmo tempo em que possui agroindústrias sofisticadas e uma estratégia de comercialização. Acredito que isso aqui seja uma experiência avançada que os baianos têm para o Brasil. Precisamos trocar experiências e replicar esses modelos. Saio daqui muito feliz e animado para que possamos construir um sistema nacional muito semelhante ao que vi aqui hoje”, enfatiza Paulo Teixeira.

Ambos os espaços foram financiados pelo Governo do Estado, executados pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), e geridos pela Federação de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Federação Unicafes Bahia).

Governador Jerônimo deve visitar Jequié para entrega da UNACON e autorizar obras de ampliação do HGPV na sexta-feira

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) deverá visitar Jequié na próxima sexta-feira (22). Em pauta, a entrega da primeira etapa da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), que vem sendo instalada nas dependências do Hospital Geral Prado Valadares (HGPV).

Trata-se de uma das ações mais esperadas pela população regional que vem reivindicado sua implantação para evitar que as pessoas de Jequié e cidades vizinhas continuem em busca de tratamento oncológico em cidades distantes como Itabuna e Salvador.

“Bomba” em Itarantim: Vereadores do MDB podem ser cassados por fraude à cota de gênero

Três vereadores da cidade de Itarantim, no médio sudoeste da Bahia, estão atualmente no centro de uma polêmica que tem agitado os quatro cantos da cidade. O motivo é uma ação em julgamento no plenário virtual do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que pode resultar na cassação destes representantes.

A denúncia que paira sobre o MDB, partido ao qual os vereadores Hilton, Jeferson Moto Táxi e Naninho pertencem, alega o uso de candidaturas femininas fictícias nas Eleições de 2020, uma estratégia que teria como objetivo roubar a cota de gênero estabelecida pela legislação eleitoral.

Até o momento, o placar está em desfavor dos vereadores, com 2 votos a 0 pela cassação. A Ministra Carmem Lúcia e o Ministro Alexandre de Moraes já proferiram seus votos a favor da cassação dos mandatos em questão.

A decisão final, que definirá o destino político dos vereadores Hilton, Jeferson Moto Táxi e Naninho, depende agora da maioria dos ministros do TSE. Se a maioria decidir pela cassação, esses representantes eleitos em 2020 perderão seus mandatos, abrindo espaço aos seus suplentes.

Mulher cai de 1° andar de imóvel em Itabuna e diz que foi empurrada por companheiro após discussão; suspeito foi preso em flagrante

Uma mulher ficou ferida após cair do primeiro andar de um imóvel na cidade Itabuna, no sul da Bahia. Segundo a Polícia Civil, a vítima relatou que foi empurrada pelo companheiro depois de uma discussão. O suspeito foi preso em flagrante.
.
O caso aconteceu na Rua São Pedro, no bairro Nossa Senhora de Fátima, na segunda-feira (18). O homem foi autuado em flagrante por lesão corporal dolosa, no âmbito da Lei Maria da Penha. Nesta terça-feira (19), ele segue custodiado na sede da 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Itabuna.
Ainda não se sabe que motivou o desentendimento entre o casal. Os envolvidos não tiveram nomes divulgados. Segundo vizinhos da vítima, o suspeito tentou puxar a mulher para dentro de casa após a ação, mas um grupo de pessoas parou a ação e a ajudou no acionamento dos policiais.
De acordo com o Conselho Tutelar de Itabuna, a vítima foi levada para o Hospital de Base do município e vai passar por uma cirurgia ortopédica no tornozelo. Não há detalhes sobre o estado de saúde dela.
O órgão disse que o casal tem dois filhos, e que apurou que o homem tinha um histórico de agressão contra a vítima. A polícia não confirma essa informação. Ainda de acordo com o Conselho Tutelar, as crianças ficaram sob responsabilidade de uma amiga da mãe.

Léo morre durante confronto com a Rondesp Recôncavo na Rádio Clube

Um homem identificado como ‘Léo’ morreu após ser baleado em Santo Antônio de Jesus, na noite deste domingo (17). Segundo a polícia, trata-se de um auto de resistência com a RONDESP registrado no bairro da Rádio Clube. Esse já é o terceiro auto de resistência registrado no município nos últimos dias. Na quinta-feira, um homem morreu após troca de tiros no bairro Irmã Dulce e outra ocorrência do mesmo tipo foi registrada. Um vídeo que circula nas redes sociais registrou o momento dos tiros e uma mulher chorando após o ocorrido. Outra ação da PM. Seis pessoas foram presas e uma arma foi apreendida durante a Operação Paz no sábado (16). Os suspeitos foram localizados por equipes do 14º Batalhão da Polícia Militar e do Batalhão de Pronto Emprego Operacional no bairro Cidade Nova II. Durante as buscas pelo sexteto, a polícia apreendeu, além da pistola Taurus calibre 40, um carregador e três munições. Os suspeitos e o material apreendido foram encaminhados à 1ª Delegacia Territorial, onde a ocorrência foi formalizada e constatado que todos os conduzidos já tinham registros por outros delitos.

Antonio Brito participa com o presidente Lula da abertura da Assembleia da ONU, em Nova Iorque

Em missão oficial da Organização das Nações Unidas (ONU), nos Estados Unidos, o líder do PSD na Câmara, deputado federal Antonio Brito, participou, junto com o presidente Lula e parlamentares brasileiros, da abertura da 78ª Assembleia Geral da ONU, que contou com a participação de mais 140 chefes de Estado. O presidente abriu o encontro, destacando em seu discurso a necessidade de ampliar os esforços mundiais para combater a fome, reduzir as desigualdades e promover a paz. Antonio Brito será o representante do Congresso Nacional brasileiro na Assembleia, na próxima sexta-feira, onde fará pronunciamento sobre a atuação do parlamento voltado ao combate à tuberculose, além do compromisso global de erradicação da doença até 2030.