prefeitura de pocoes


dezembro 2025
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  



:: 26/dez/2025 . 7:44

Núcleo duro já decidiu chapa com Jerônimo, Wagner e Rui, mesmo com temor de racha

A chapa do governador Jerônimo Rodrigues (PT) à reeleição deve ter, como candidatos ao Senado Federal, os dois principais caciques petistas da Bahia: o atual senador Jaques Wagner (PT-BA) e o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT). A decisão já teria o aval do senador Otto Alencar (PSD-BA) e é vista como irreversível no “núcleo duro” governista.

A composição chamada de “puro-sangue” teria, inclusive, o incentivo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que quer o Nordeste como o portal de acesso para parlamentares esquerdistas no Senado Federal. Em conversas com Rui e Wagner, o presidente da República tem demonstrado preocupação com o avanço da extrema direita na Casa legislativa e quer que a Bahia eleja dois petistas como senadores.

Ter Jerônimo, Wagner e Rui juntos também é visto como a formação mais forte, do ponto de vista eleitoral, para enfrentar a candidatura de oposição em 2026, liderada por ACM Neto (União Brasil) e, desta vez, apoiada pelo bolsonarismo baiano, com o lançamento de João Roma (PL) como candidato ao Senado na chapa oposicionista.

 

A informação chegou à imprensa no dia 10 de dezembro, quando houve a sabatina, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), do então deputado federal Otto Alencar Filho (PSD-BA) para assumir uma cadeira no Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA). Passadas duas semanas, a decisão foi confirmada pela reportagem junto a quatro lideranças governistas diferentes, duas ligadas ao PT e duas filiadas ao PSD, que preferiram se manter sob anonimato.

A indicação e aprovação do filho para conselheiro do TCE, confirmada nesta segunda-feira (22), teria sido a última condição colocada por Otto Alencar para que a chapa “puro-sangue” fosse avalizada por ele. Presidente do PSD na Bahia, o senador não assume publicamente, mas concorda em conversas de bastidores que a composição é a mais competitiva para 2026.

Precaução pública

Apesar da decisão já ter sido tomada, o governo toma cuidado com o tema e não tem pressa para oficializar. A ideia é convencer o senador Angelo Coronel (PSD-BA) — que seria impedido de buscar sua reeleição com o apoio do grupo — a se manter na aliança, ganhando mais espaços no governo e garantias futuras.

Uma das possibilidades ventiladas é entregar o posto de vice-governador na chapa a ele, através da candidatura de seu filho, o deputado federal Diego Coronel (PSD). O parlamentar vê a possibilidade com bons olhos, mas Angelo resiste em abandonar sua reeleição para o Senado.

Outra possibilidade depende de realidades ainda a se concretizarem: Coronel e o ex-deputado federal Ronaldo Carletto (Avante) seriam primeiros suplentes de Wagner e Rui, respectivamente. Eleitos, eles deixariam o Senado para se tornarem ministros, deixando as cadeiras para os aliados. Para isso, Lula também teria que ser reeleito.

O MDB também é uma conta a ser fechada. Hoje, o partido liderado pelos irmãos Vieira Lima — Geddel, Lúcio e Jayme — possui a vice-governadoria, com Geraldo Júnior (MDB). Para que a chapa com os trios petistas funcione, o núcleo duro do governo avalia que o posto deve ser passado para o PSD, seja com Diego Coronel, seja com outro quadro do partido de Otto. Dessa forma, os emedebistas também teriam que ganhar uma compensação, que os mantivesse feliz no governo.

Embora a conta não seja simples, petistas dizem com segurança nos bastidores que a unidade será mantida entre todos os partidos da base. Líderes do PSD também não vislumbram o partido na oposição. O que ninguém garante é se a sigla seguirá inteira com o governo ou se terá baixas no caminho. Por exemplo: a ida de Angelo Coronel para a oposição em 2026, assumindo o segundo posto de candidato ao Senado ao lado de ACM Neto e Roma, é vista como uma perda possível.

FALECEU mulher que teve pernas amputadas após ser atropelada pelo ex-namorado

A mulher atropelada e arrastada por cerca de um quilômetro pela Marginal Tietê pelo ex-namorado, Tainara Souza Santos, 31, morreu na noite de quarta-feira (24) no Hospital das Clínicas, na zona Oeste de São Paulo.

Tainara foi vítima de uma tentativa de feminicídio em 29 de novembro. Desde o atropelamento, ela precisou ser submetida a quatro procedimentos cirúrgicos, incluindo a amputação das duas pernas abaixo da linha do joelho. Lúcia Aparecida Souza da Silva, mãe de Tainara, lamentou a partida da filha nas redes sociais. De acordo com a matriarca, “o sofrimento agora é pedir por Justiça”.

“É com muita dor que venho avisar que nossa Guerreirinha a Tay nos deixou. Ela acabou de partir desse mundo Cruel e está com Deus. É uma dor enorme, mas acabou. O sofrimento agora é pedir por justiça”, disse.

O autor do crime contra Tainara foi identificado como Douglas Alves da Silva, 26. Ele foi preso em 30 de novembro. Em 1º de dezembro, a Justiça manteve a prisão de Douglas em audiência de custódia. O homem está detido no Centro de Detenção Provisória II de Guarulhos, em SP.

“Saidinha”: detento é preso por tentar estuprar idosa de 89 anos

Um homem de 43 anos foi preso em flagrante após invadir a casa de um casal de idosos na madrugada desta quinta-feira (25/12), no bairro Vila Nunes, Lorena, interior de São Paulo.

Conforme o boletim de ocorrência, o infrator, que estava em saída temporária, entrou por volta das 2h30 na residência e exigiu dinheiro das vítimas. Ao tentar abusar sexualmente da mulher, de 89 anos, o casal resistiu, e o marido, de 90, afastou o agressor com golpes de muleta.

O suspeito feriu a mão do homem com uma tesoura e fugiu. A Polícia Militar foi acionada e as vítimas foram encaminhadas ao pronto-socorro. Em buscas pela região, o homem foi localizado e encaminhado à Delegacia de Lorena, onde permanece à disposição da Justiça.

O caso permanece sob apuração pelas autoridades competentes, que reforçam a importância da vigilância em áreas residenciais da localidade.

MPF e MPBA recomendam proteção ambiental e cultural da Ilha de Itaparica (BA) frente à crescente pressão imobiliária

Fotografia da areia de uma praia, onde está escrito o texto "meio ambiente", com uma onda do mar cobrindo a parte superior da imagem.

Arte: Comunicação/MPF.

O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) expediram, nesta segunda-feira (15), recomendação conjunta ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) e aos municípios de Vera Cruz e de Itaparica. A recomendação apresenta medidas para a preservação de áreas de Mata Atlântica, terreiros de candomblé e territórios de pescadores, marisqueiras, quilombolas e ciganos, diante da crescente pressão imobiliária e de obras que ameaçam áreas sagradas e modos de vida tradicionais.

O documento é assinado pelo procurador da República Marcos André Carneiro Silva, titular do 17º Ofício Estadual Resolutivo para Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais do MPF, e pelo promotor de Justiça Alan Cedraz Carneiro Santiago, coordenador do Núcleo de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do MPBA. O objetivo, segundo Silva e Santiago, é evitar danos irreversíveis ao patrimônio cultural e ambiental da ilha, assegurando o cumprimento da legislação federal e internacional de proteção aos povos e comunidades tradicionais.

A recomendação destaca que a Ilha de Itaparica abriga ecossistemas sensíveis do bioma Mata Atlântica, além de uma expressiva diversidade de povos tradicionais. Porém, de acordo com os MPs, a intensificação da ocupação urbana, impulsionada por grandes projetos de infraestrutura, como a Ponte Salvador–Itaparica, tem potencializado conflitos fundiários e ameaçado a integridade ambiental e cultural da Ilha, o que torna imprescindível a devida aplicação da legislação ambiental, urbanística e de proteção ao patrimônio cultural.

Os MPs recomendam ao Inema e aos municípios de Vera Cruz e Itaparica que se abstenham de emitir licenças ou autorizações para qualquer empreendimento ou obra em que não seja realizada consulta prévia, livre e informada com as comunidades tradicionais da Ilha de Itaparica antes de qualquer decisão que possa afetar seus territórios e modos de vida.

Além disso, os destinatários da recomendação devem assegurar a consulta e obtenção de autorização prévia do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) para quaisquer intervenções que possam atingir terreiros tombados ou em processo de tombamento.

Os gestores municipais devem observar rigorosamente e cumprir as limitações de uso e ocupação do solo previstas em seus planos diretores e legislações complementares, especialmente nas zonas especiais de proteção ambiental e cultural, impedindo o licenciamento de empreendimentos que ameacem os modos de vida tradicionais e os ecossistemas locais.

Unidade de conservação – Para o município de Itaparica foi recomendado, ainda, que promova ações concretas para a criação, regulamentação e estruturação do Parque das Tradições. A unidade de conservação deve abranger as áreas tombadas e os territórios rituais dos terreiros Tuntun Olukotun e Omo Ilê Agboulá, além de áreas verdes, florestas e ambientes naturais essenciais para esses terreiros e seu entorno. Essas áreas possuem dupla função: como espaços sagrados para culto e como fonte de insumos (folhas, raízes, ervas) indispensáveis para a continuidade das tradições afro-brasileiras.

Segundo os MPs, o objetivo da criação do parque é compatibilizar a proteção da Mata Atlântica, a salvaguarda das práticas religiosas, a manutenção da paisagem sagrada e a preservação das funções ecológicas essenciais. Desse modo, o município de Itaparica deve, também, cumprir os seguintes prazos:

  • Em até 180 dias: apresentar Estudo Técnico Justificativo para a criação da unidade de conservação (UC), contendo, no mínimo: diagnóstico ambiental e socioeconômico-cultural da área; análise jurídica e estudo fundiário; indicação do tipo de UC mais adequada; e delimitação preliminar e mapeamento georreferenciado da área.
  • Em até 90 dias após a conclusão do estudo: promover consulta pública e ações de percepção social sobre a criação do Parque das Tradições.
  • Em até 90 dias após a consulta pública: publicar o decreto municipal criando e delimitando formalmente a Unidade de Conservação.

A recomendação foi expedida, ainda, para um empreendedor responsável pelo projeto de loteamento urbano “Fazenda Boa Vista”, localizado no município de Itaparica. Ele deve se abster de realizar qualquer intervenção física na área, como supressão de vegetação, terraplanagem, abertura de vias ou edificações. O empreendedor deve observar as restrições de uso e ocupação do solo previstas no plano diretor de desenvolvimento urbano de Itaparica e a destinação do local como área especial de interesse ambiental e cultural para a implantação do Parque das Tradições.

A recomendação ressalta que qualquer intervenção que possa afetar a visibilidade, a ambiência ou a integridade do território ritual e do entorno do Terreiro Omo Ilê Agboulá, bem tombado pela União, depende de autorização prévia e específica do Iphan.

Os destinatários têm prazo de 20 dias, após o recebimento, para informar sobre o acatamento das medidas recomendadas.

Inquérito Civil nº 1.14.000.002120/2025-67

Procedimento de Acompanhamento IDEA nº 003.9.517121/2025

Ser santo, atingido por um raio ou ganhar na Mega da Virada: saiba o que é mais provável

Com o sorteio da Mega da Virada se aproximando, o sonho de se tornar o mais novo bilionário do Brasil ganha força. No entanto, de acordo com as estatísticas, essa probabilidade pode ser mais surpreendente do que, de fato, o valor do prêmio – que este ano conta com o maior valor da história.

A Caixa Econômica Federal estima que as chances de acertar os seis números são de 1 em mais de 50 milhões, o que torna o prêmio algo quase improvável. Por outro lado, a probabilidade de uma pessoa ser atingida por um raio no Brasil é, em média, de 1 para 1 milhão, conforme aponta o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Na prática, esse risco é 50 vezes maior do que a sorte de ganhar na Mega.

Outro evento que, segundo as estatísticas, é muito mais provável, é o de ser canonizado. No livro “Vida: As Probabilidades”, o autor Gregory Baer estima que a chance de alguém virar santo é de 1 em 20 milhões. Já a possibilidade de ter quadrigêmeos são de aproximadamente 1 em 700.000 gestações, segundo apontado pela a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva.O Arquivo Internacional de Ataques de Tubarão, do Museu de História Natural da Flórida (EUA), aponta que a chance de uma pessoa ser atacada por um tubarão é de 1 em 11,5 milhões. Na prática, isso significa que, mesmo sendo um evento raríssimo, ainda é cerca de quatro vezes mais provável do que acertar sozinho as dezenas da Mega da Virada.