Vereadora Lúcia Rocha é o nome da vez do partido para as eleições municipais em Vitória da Conquista

por Eduardo Dias

MDB, que ressurgiu das cinzas na Bahia após alguns anos de ostracismo, quer voltar ao poder em cidades específicas na Bahia e já tem, inclusive, pré-candidatura posta para a cidade de Vitória da Conquista. 

O partido tinha sob sua batuta duas das mais importantes prefeituras da Bahia: Feira de Santana, com Colbert Martins (MDB), e Vitória da Conquista, com Herzem Gusmão (MDB). No entanto, Herzem morreu em 2021, por consequência da Covid-19, e teve o posto assumido pela sua vice-prefeita, Sheila Lemos (UB). 

Antes aliados, agora o União Brasil e o MDB estão em campos opostos na Bahia, desde que a sigla indicou Geraldo Júnior como candidato a vice-governador ao lado de Jerônimo Rodrigues (PT). 

O MDB já lançou a vereadora Lúcia Rocha como pré-candidata do partido à Prefeitura de Vitória da Conquista. Ela está em seu oitavo mandato na Câmara Municipal da cidade e neste ano disputou uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), ficando como primeira suplente. Ela alcançou 31.243 votos.

“Vamos querer que o PT indique a vice. Vamos sentar à mesa com o espírito sempre de união da base. Depois, precisamos colocar que quem quer apoio, tem que apoiar também. E definir critérios, não é porque é de partido A ou B. É critério de base do governo. Vamos tentar esse consenso”, declarou o presidente de honra do MDB, Lúcio Vieira Lima, sobre a disputa em Vitória da Conquista.

A atual prefeita Sheila Lemos deve concorrer à reeleição, com o apoio de lideranças do partido na Bahia. Em 2022, ela participou ativamente da campanha de ACM Neto ao Governo do Estado na região.

Correndo por fora está o ex-prefeito e deputado estadual, Zé Raimundo (PT), eleito neste ano com 87.695 votos para a ALBA. Zé Raimundo foi o responsável por levar a eleição de 2020 em Conquista para o segundo turno contra Herzem Gusmão do MDB, hoje partido aliado da base petista. Ele ainda não confirmou pré-candidatura, mas tudo indica que volte a disputar a Prefeitura da cidade.

No primeiro turno, ele saiu na frente da disputa com 47,63%, exatos 81.721 votos, contra 45,89%, 78.732 votos do emedebista. No segundo turno, o jogo virou e o petista viu Herzem vencer a eleição com 54,00% (97.364) votos, contra 46,00% (82.942 votos) que conseguiu.

Compartilhe: