prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Destaque1’

Tristeza: Faleceu aos 8 anos o garoto Enzo Gabriel, após lutar pela vida na UTI por complicações de saúde

Enzo precisou ser hospitalizado após apresentar dispneia (dificuldade para respirar), exames foram realizados e detectou hemorragia interna.

É com grande pesar que comunicamos o falecimento do garoto Enzo Gabriel, ocorrido na tarde desta segunda-feira (08) em Brumado, onde o mesmo estava na UTI, há 08 dias. Segundo informações de familiares, Enzo Gabriel precisou ser hospitalizado após apresentar dispneia (dificuldade para respirar), exames foram realizados e detectou hemorragia interna, foi levado para Brumado.

Seu estado de saúde só agravou e infelizmente faleceu. Ainda de acordo com informações, a suspeita de dengue hemorrágica foi descartada após a realização de exames. Até então a família não tem um diagnóstico da verdadeira causa da morte de Enzo. O corpo de Enzo está previsto para chegar à sua residência em Ibipitanga, por volta da meia noite. Lamentamos a morte precoce desse garoto, que Deus conforte toda família enlutada.

// Boquira em Ação.

Prefeitura de Poções entrega duas barragens nos Assentamentos Galiléia e Boa Esperança

A Prefeitura de Poções, através da Secretaria de Agricultura, realizou, no último domingo (07), a entrega de duas barragens, sendo uma no Assentamento Galiléia e outra no Assentamento Boa Esperança. A ação foi realizada como parte da programação do projeto Prefeitura Itinerante, que tem o objetivo de levar até a populacão do campo, diversos serviços de agricultura, saúde, educação e assistência social.
O ato de entrega das barragens foi realizado pela prefeita Nilda Magalhães, o vice-prefeito João Bonfim, o secretário de Agricultura, Jaimilson Moreira, a secretária de Assistência Social, Orleide Pacheco, a secretária de Saúde, Luciana Vasconcelos e demais servidores da Prefeitura e moradores da região. Também marcaram presença na ação, Dr. Otto, secretário de Administração, Zé Mauro, presidente da Câmara Municipal, e os vereadores Santo de Zizil, Neto de Dodó e Luana.
Além da entrega das barragens, a Secretaria de Agricultura também realizou a entrega de certificados para o curso de tratorista e atendeu demandas de rabastecimento de água com carro pipa, patrolamento de estradas e reposição de lâmpadas, garantindo acesso a iluminação.
É a Prefeitura de Poções ainda mais perto da população, levando cidadania, qualidade de vida e desenvolvimento social para nossa gente!
Pode ser uma imagem de 10 pessoas e Sacsayhuaman

Confirmada a terceira atração do 34º Aniversário de Mirante, conhecido nacionalmente com seu forró eletrônico @jonasesticado se apresentará no dia 12 de junho dia dos namorados

Moradores de 46 municípios da Bahia podem solicitar a troca do kit de TV Parabólica

A troca do kit de TV Parabólica com sinal digital para famílias do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) já está disponível em mais de 292 municípios dos estados da Região Nordeste. A medida se faz necessária por conta da limpeza da faixa de 3,5 GHz para que o 5G seja implantado na região – e implica na transferência da banda C para a banda Ku, com sinal digital, melhor qualidade de som e imagem.

O kit e a instalação são ofertados sem custo para os beneficiários dos programas sociais. A ação é coordenada pela Siga Antenado (Entidade Administradora de Faixa — EAF) e acompanhada pelo Ministério das Comunicações (MCom) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Os equipamentos de recepção do sinal são mais modernos e visam garantir que não haja interferência nos canais abertos de TV via satélite com a chegada da tecnologia móvel.

“Estamos avançando cada vez mais com o 5G, que já finalizou a limpeza da faixa em 946 municípios. A distribuição desses kits vem atingindo cada vez mais cidades e até o fim do primeiro semestre teremos finalizado nestas 1,6 mil cidades”, explicou o ministro da Comunicações, Juscelino Filho. “Os kits garantem mais qualidade de som e imagem e proporcionam uma variedade maior de canais para as famílias”, completou.

O Ceará é o estado com a maior quantidade de municípios com agendamentos disponíveis, totalizando 51. Em seguida estão Bahia (46) e Alagoas (39). Em todo o Brasil, mais de 200 mil pessoas já receberam o equipamento em casa.

Veja quais cidades da Bahia estão incluídas

BA

Salvador

BA

Camaçari

BA

Candeias

BA

Conceição do Jacuípe

BA

Coração de Maria

BA

Dias d’Ávila

BA

Feira de Santana

BA

Itaparica

BA

Lauro de Freitas

BA

Madre de Deus

BA

Mata de São João

BA

Pojuca

BA

Santa Bárbara

BA

Santanópolis

BA

Santo Amaro

BA

São Francisco do Conde

BA

São Gonçalo dos Campos

BA

São Sebastião do Passé

BA

Simões Filho

BA

Vera Cruz

BA

Amélia Rodrigues

BA

Barra do Choça

BA

Buerarema

BA

Eunápolis

BA

Itabuna

BA

Itacaré

BA

Itajuípe

BA

Itapé

BA

Maraú

BA

Porto Seguro

BA

Salinas da Margarida

BA

Santa Cruz Cabrália

BA

Saubara

BA

Tanquinho

BA

Teodoro Sampaio

BA

Terra Nova

BA

Uruçuca

BA

Vitória da Conquista

BA

Anguera

BA

Barro Preto

BA

Casa Nova

BA

Ilhéus

BA

Itanagra

BA

Juazeiro

BA

São José da Vitória

BA

Sobradinho

Confira a lista de cidades do Nordeste onde a troca está disponível

Agendamento

As famílias que se enquadram no perfil para receber as antenas de TV Parabólica devem agendar a troca dos kits pelo telefone 0800 729 2404 ou pelo site Link . O beneficiário precisa informar dados pessoais, o número do CPF e o Número de Inscrição Social (NIS). Confira a lista de cidades que podem acessar o benefício.

Desabastecimento de remédios afeta mais de 3,3 mil Municípios, indica estudo da CNM

Pelos dados, a falta de estoque é generalizada, de medicamentos básicos a especializados, e tanto nos locais remotos como nos grandes centros urbanos

As principais causas para a falta de remédios nas farmácias básicas municipais foram listadas pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) na terceira edição do estudo Desabastecimento de Farmacêutico. O estudo produzido pela área de Saúde da entidade consolidou dados de 3.360 Municípios (60,3% dos 5.568) e constatou problemas com o desabastecimento em 82% deles.

A pesquisa abordou farmácias públicas municipais, que disponibiliza medicações gratuitas aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Pelos dados, a falta de estoque é generalizada, de medicamentos básicos a especializados, e tanto nos locais remotos como nos grandes centros urbanos. Uma curiosidade mostrada é que o desabastecimento com o tamanho do Município, nas pequenas cidades, a falta de medicamentos afeta 81% dos hospitais municipais; o problema afeta 87% das prefeituras de médio porte e 91% das grandes cidades.

Falta antibiótico nas prateleiras de 82,6% dos Municípios pesquisados; anti-hipertensivos (42,2%), medicamentos para o sistema nervoso (39,9%), combate ao diabetes (35,6%) e transtornos respiratórios (33,7%). Há escassez de medicamentos do componente estratégico em que 19,9% dos Municípios, e o item mais comprometido é da linha de antibióticos – 57%, seguido por antiparasitários – 26,2%, medicamento para influenza – 21,3%, tuberculose – 19,9%, HIV – 16,6% e 22% não soube responder.

Sobre os medicamentos do componente Especializado, 51,5% dos Municípios confirmam o desabastecimento e 75,3% (1.303) não tem definição sobre a reposição dos estoques. A principal causa para o déficit é falta de matéria-prima para produção (56,9%); falta de medicamentos no mercado (39,3%); e dificuldades na licitação (35,9%). Ao mesmo tempo, 10,5% das gestões identificaram complicações de quadros clínicos, 6% aumento de internações, 5,9% aumento de tratamento fora de domicílio e 1,8% aumento de cirurgias, como consequências desta falta de medicamentos.

“A falta de medicamentos afeta diretamente a saúde da população e traz impactos incalculáveis, agravando condições crônicas já diagnosticadas e o tratamento de doenças agudas”, destaca o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski. Ele destaca ainda a atuação firme da entidade em busca de soluções também, dentre elas, ofícios enviados ao Ministério da Saúde.

Homem mata a ex enquanto ela dormia com o atual namorado

Segundo familiares, quando estavam juntos, o homem traía e ameaçava a mulher. Caso ocorreu em Indaiatuba, município paulista

 

No último fim de semana, um crime de feminicídio chocou os moradores de Indaiatuba, município no interior de São Paulo. No sábado (6/5), ocorreu o assassinato de Lenita Maria Furlan, de 26 anos, pela ex-namorado, Manoel Messias Soares da Silva, de 26 anos. A vítima foi encontrada em sua residência, no bairro Juscelino Kubitschek, junto com seu novo namorado, José Carlos Lima de Oliveira Filho, de 23 anos, que também foi assassinado pelo autor.

De acordo com informações divulgadas pela família da vítima nas redes sociais, Lenita era vítima de ameaças e traições por parte de Manoel. O crime foi descoberto por um terceiro jovem que morava junto com o casal, que acionou a Polícia após encontrar os corpos.

Lenita trabalhava em uma pizzaria com seu novo namorado e teria ido dormir em sua casa após uma noite de trabalho. Segundo o autor do crime, ele e a vítima namoraram por cinco anos e ele desconfiava que estava sendo traído. No entanto, Lenita não estava mais em um relacionamento com o agressor.

Manoel foi preso horas depois do crime, após confessar sua autoria. Ele permanece preso em flagrante pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Indaiatuba e será acusado por feminicídio e homicídio. O corpo de Lenita foi sepultado na cidade, enquanto não foram divulgadas informações sobre o sepultamento de José Carlos.

PUBL

Saiba o estado dos ocupantes do ônibus da Camurijipe que tombou nesta segunda-feira

Cerca de 40 pessoas estaval à bordo do veículo. Até a publicação dessa notícia não havia informações sobre as causas do acidente.

Um ônibus da empresa Camurjipe que faz a linha Salvador – Maracás tombou na madrugada desta segunda-feira (8) no trecho da BR-101 no munícipio de Sapeaçu. Segundo relato de testemunhas, parte dos 40 passageiros que estavam no coletivo junto com o motorista sofreram ferimentos.

Eles foram encaminhados para os hospitais mais próximos, entretanto não há informações sobre o estado de saúde deles. Várias unidades da PRF, PM, SAMU e Corpo de Bombeiros auxiliaram no socorro das vítimas. Até a publicação dessa notícia não havia informações sobre as causas do acidente.

Dois jovens médicos foram encontrados mortos no mesmo dia.

Diego Henrique Silva, de 29 anos, e José Roberto de Souza Bezerra, de 32, morreram neste fim de semana. Um deles morreu asfixiado ao usar carvão em panela.

Dois jovens médicos foram encontrados mortos em Campina Grande, na tarde do último sábado (6). O primeiro caso aconteceu na tarde do último sábado (6), quando uma unidade do Samu foi acionado para atender um homem que estava caído. Ao chegar no local, os socorristas atestaram que José Roberto de Souza Bezerra, de 32 anos, natural de Cajazeiras e que era médico-cirurgião, já estava morto.

Horas depois, no bairro Catolé, Diego Henrique Silva, de 29 anos, foi encontrado em seu apartamento com marcas de queimaduras em seu corpo. Ele teria colocado carvão em uma panela de inox, queimado o combustível fóssil e inalado a fumaça tóxica, que afetou suas vias aéreas e pulmões. . Diego teve a morte confirmada por volta das 23h. De acordo com informações da Polícia Civil, existe a possibilidade de ele ter inalado uma substância tóxica que comprometeu os seus pulmões. Diego havia se formado há poucos meses e era natural de Santa Cruz de Capibaribe, em Pernambuco. Os dois casos estão sendo investigados pela Polícia Civil.

Ônibus da Camurujipe cai em ribanceira e deixa feridos

Um ônibus caiu em uma ribanceira na madrugada desta segunda-feira (08), na BR-101, trecho do município de Sapeaçu, no Recôncavo baiano.

Segundo informações, o acidente envolveu o ônibus da Camurujipe, que faz a linha Salvador x Maracás.

Motoristas que passavam pelo local ajudaram no resgate das vítimas.

O Samu 192 foi acionado e socorreu os feridos. Ainda não há informações de quantas pessoas ficaram feridas e nem as causas do acidente.

Adolescentes que completaram 15 anos já podem tirar título de eleitor

Desde 2021, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permite que jovens que completaram 15 anos emitam o título de eleitor, mesmo que só possam votar, efetivamente, quando completarem 16 anos de idade.

Segundo o capítulo IV da Constituição Federal, o alistamento eleitoral e o voto são facultativos para jovens de 16 e 17 anos, mas são obrigatórios a partir dos 18 anos.

Alistamento eleitoral

A solicitação do primeiro título eleitoral pode ser feita pela internet, pelo Autoatendimento do Eleitor, no sistema on-line TítuloNet. Ao acessar o sistema, o jovem deve selecionar a opção ‘não tenho’, na aba ‘Título de eleitor’ e preencher todos os campos indicados com dados pessoais, como nome completo, e-mail, número do Registro Geral (RG) e local de nascimento.

Além dessas informações, é preciso anexar fotografias ao requerimento para comprovação da identidade. Por fim, é necessário juntar um comprovante de residência. Homens até 18 anos estão dispensados de enviar o comprovante de quitação com o serviço militar. Contudo, torna-se obrigatório para eleitores do sexo masculino, a partir dos 18 anos.

Há, ainda, a opção de ir ao cartório eleitoral do município. O Alistamento Eleitoral deve ser feito até a data de fechamento do cadastro, que ocorre sempre no mês de maio do ano em que houver eleição. A próxima eleição no Brasil será em 2024 para eleger prefeitos e vereadores de mais de 5.550 municípios.

A secretária da Corregedoria-Geral Eleitoral, responsável pela fiscalização da regularidade dos serviços eleitorais em todo o país, Roberta Gresta vê vantagem no alistamento eleitoral no período facultativo:

“A realização do alistamento da pessoa aos 15 anos estimula o jovem, pois, ao completar 16, já estará apto a votar, tornando-se efetivamente pertencente à comunidade política brasileira e responsável pelo fortalecimento da democracia”.

O pedido de emissão do documento pode ser acompanhado pela internet. Para isso, basta clicar na guia ‘Acompanhar Requerimento‘, no site do TSE, e informar o número do protocolo gerado na primeira fase do atendimento.

Caso não haja pendências, após o processamento dos dados, o jovem futuro eleitor pode baixar o aplicativo e-Título no celular e, assim, utilizar a versão digital do documento, dispensando o título em papel, inclusive em futuras votações, dentro da seção eleitoral do eleitor.