Diversos mandados de prisão, busca e apreensão serão cumpridos nesta quarta-feira (24), em cinco municípios da região
O Departamento de Polícia do Interior (Depin) através da 21ªCoordenadoria Regional de Polícia do Interior(Coopin/Itapetinga), deflagrou nas primeiras horas desta quarta-feira (24), a Operação Tentáculos, que visa combater um grupo criminoso que atua com o tráfico de drogas em cinco cidades do sudoeste baiano. A megaoperação é de cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão.
“Estamos diligenciando em municípios para desarticular a organização criminosa, que se instalou em um local e foi criando ‘braços’ em outras cidades. Nossos policiais também recolherão, durante as buscas, documentos e aparelhos eletrônicos que servirão como provas na investigação”, relatou a diretora do Depin, delegada Rogéria Araújo.
Participam também da Operação Tentáculos o Departamento de Inteligência Policial (DIP), as Coordenadorias Regionais de Vitória da Conquista, Itabuna, Itapetinga, Brumado, Jequié e Guanambi, e a Coordenação de Operações Especiais (COE). A ação também conta com o apoio operacional do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), 8ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Cipe e Rondesp Sudoeste.
Também serão cumpridos mandados de prisão dentro do presídio de segurança máxima de Serrinha, após a investigação apontar que dois custodiados estariam atuando como mandantes de homicídios ocorridos em Iguaí e Ibicui. A ação conta com o auxílio da Secretaria da Administração Penitenciária (Seap).
Um homem foi levado para o Disep nesta terça-feira (23) suspeito de estuprar adolescentes na zona rural de Anagé.
Segundo a polícia, os militares foram informados que dois adolescentes de 12 e 13 anos, sendo um menino e um menina, respectivamente, vinham sofrendo diversas formas de violência, inclusive abuso sexual e ameaça na região do Alegre, zona rural do município.
Os policiais prenderam o suspeito e, durante a abordagem e busca pessoal, foram encontrados os seguintes materiais:
Um revólver Calibre .32;
Uma faca;
Cinco munições intactas.
Com imensa alegria, a Prefeitura de Poções, por meio da Coordenação Municipal de Cultura, tem a honra de apresentar a programação completa da maior celebração popular do interior baiano.
A Festa da Terra do Divino 2023, que ocorrerá de 24 a 28 de maio, contará com a presença de renomados artistas nacionais e mais 70 artistas da Terra.
Destaca-se também a chegada das bandeiras, evento que ocorrerá no dia 26 de maio e que promete emocionar a todos os presentes.
É com grande expectativa que aguardamos a sua presença neste grandioso evento!
Richarlyson estava em um barco junto com a mãe, o dono do barco e outro rapaz, quando houve o naufrágio, no último domingo (21).
Foi encontrado às margens do Rio Jacuípe por volta das 8h15 da manhã desta terça-feira (23), o corpo do menino de 13 anos, identificado como Richarlyson, que despareceu na tarde de domingo (21), na Fazenda Xavante, Rio Jacuípe em São Gonçalo dos Campos.
Richarlyson estava em um barco junto com a mãe, o dono do barco e outro rapaz, quando houve o naufrágio. Cristiane Santana de Freitas, de 40 anos, mãe do garoto que estava grávida de quatro meses morreu afogada e foi retirada das águas do rio no domingo. Segundo o sobrevivente Gleidson, o barco era pequeno e não suportou o peso das pessoas que estavam nele.
Ele contou ainda que o dono do barco não disponibilizou nenhum equipamento de proteção e ingeriu bebida alcoólica. Até o momento o homem não se apresentou à polícia para prestar esclarecimentos do fato. Gleidson disse que pouco depois que a embarcação saiu da margem do rio, afundou. Ontem (22) equipes do Corpo de Bombeiros e da Marinha trabalharam nas buscas pelo corpo do jovem. Na manhã de hoje, o trabalho foi retomado e o corpo encontrado a alguns metros de onde o barco afundou.
O último dia do evento contou com vários artistas que animaram o público presente na Praça central da cidade.
A tarde começou com apresentação de Samba de Roda e Reisado com o grupo de Reisado da Comunidade Quilombola Lagoa do João e Pimenteira. Em seguida foi a vez da esquete teatral do grupo EuQuixote junto com apresentações de cordel.
Fechando a primeira parte da Mostra, os shows do grupo Quinteto do Samba, e Diana Nascimento deram o tom da festa.
Após a missa, o público foi recepcionado por Chico Schettini e a quadrilha Raízes do Sertão, a noite ainda teve a belíssima apresentação da cantora Marlua, do grupo Coroas do Baile e foi encerrada com o forró de Gil Correia e Banda.
A Feira de Artesanato continuou sendo um sucesso, com diversas opções de produtos artesanais de alta qualidade e criatividade.
A Mostra Cultural 2023, promovida pela Prefeitura de Poções, através da Coordenação de Cultura, foi um sucesso absoluto, atraindo visitantes de toda a região para prestigiar a cultura local. Foi uma oportunidade única para valorizar e divulgar a arte e a cultura do município, além de promover a integração e o convívio social.
Agradecemos a todos que participaram deste evento tão especial e que contribuíram para o seu sucesso. Até a próxima edição da Mostra Cultural!
A proposta é de iniciativa do mandato do vereador Alexandre Xandó (PT). Segundo ele, esses profissionais são fundamentais para a saúde pública e o saneamento básico da cidade.
Será realizada, no dia 23 de maio, às 9h, uma audiência pública em comemoração ao dia dos garis e das margaridas, profissionais que realizam a limpeza urbana em nosso município. A proposta é de iniciativa do mandato do vereador Alexandre Xandó (PT).
“Gari é, segundo o dicionário, o empregado da limpeza pública; o varredor de rua. O termo surgiu em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que ficou conhecido por ser o fundador da primeira empresa de coleta de lixo nas ruas do Rio de Janeiro, em 1876. No entanto, a categoria só foi instituída em 16 de maio de 1962, data que ficou conhecida como o Dia do Gari”.
A Lei Municipal 2.105/2016 estabeleceu a data 16 de maio como o Dia Municipal do Gari em Vitória da Conquista. Esta categoria de trabalhadores e trabalhadoras é representada na cidade pelo Sindilimp (terceirizados) e pelo Sinserv (efetivos). De acordo com o vereador Alexandre Xandó, esses profissionais são fundamentais para a saúde pública e o saneamento básico de Vitória da Conquista, e merecem a homenagem da Câmara de Vereadores, bem como a atenção do poder público sobre o cumprimento dos seus direitos e das condições do seu trabalho. A audiência é aberta a toda a comunidade e será transmitida pela Rádio Câmara 90.3 FM.
De acordo com testemunhas, o motorista de um caminhão boiadeiro perdeu o controle da direção e tombou o veículo às margens da rodovia.
Na manhã desta terça-feira (23), um grave acidente foi registrado na BA-263, trecho que liga os municípios de Itambé e Vitória da Conquista, na Serra do Marçal. De acordo com testemunhas, o motorista de um caminhão boiadeiro perdeu o controle da direção e tombou o veículo às margens da rodovia. Vários bois morreram no acidente, enquanto outros fugiram para o meio da pista. Não há informações de vítimas até o momento. As causas do acidente são desconhecidas. O trânsito no trecho está fluindo lentamente.