prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Destaque1’

Menina de 13 anos morre após cair de cavalo no norte da Bahia; vítima faria aniversário na sexta-feira

Uma menina de 13 anos morreu após cair de um cavalo e bater a cabeça no chão, na tarde de terça-feira (4), na cidade de Canarana, no norte da Bahia. A garota faria aniversário na sexta-feira (7).
Segundo a Polícia Civil, a morte de Milena da Silva Pereira foi registrada como acidental na Delegacia Territorial (DT) de Canarana, que expediu as guias para trabalho do Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Em nota, a Prefeitura de Canarana lamentou a morte de Milena Pereira, que foi aluna da rede municipal e integrante da Filarmônica João Mendes de Almeida.
“Ela era uma jovem talentosa e com um futuro imenso e brilhante pela frente, que nos deixou de maneira trágica e dolorosa”, lamentou a prefeitura em nota assinada pelo prefeito Ezenivaldo Alves.

Bruno Cunha Lima diz que não vai tolerar adversários dentro da sua gestão

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, adota uma postura conciliadora ao minimizar os embates políticos e buscar a união de forças para fortalecer sua gestão e viabilizar seu projeto de reeleição. Durante entrevista ao Correio Debate da rádio 98 Correio, Bruno destacou a importância de contar com aliados comprometidos e sem divergências internas.

Ao ser questionado sobre sua relação com o político Fábio Ramalho, Bruno o elogiou, afirmando que ele é um grande nome na política local. Além disso, revelou ter feito um convite formal para que Fábio integre sua equipe de gestão. No entanto, o prefeito aguarda a confirmação por parte de Fábio Ramalho.

Esse convite é visto como o início do ingresso do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) no projeto de reeleição de Bruno Cunha Lima. O prefeito enfatizou que o Veneziano Vital do Rêgo, nunca impôs condições em troca de apoio político, deixando claro que a união é buscada de forma livre e sem imposições.

“O que eu não posso ter é um adversário dentro da gestão”, declarou Bruno Cunha Lima, reforçando a importância de contar com uma equipe alinhada e comprometida com os objetivos do governo municipal.

Além disso, o prefeito destacou que a ficha do União Brasil, partido liderado por Efraim Filho, é uma das possibilidades de ingresso e salientou que Efraim sempre esteve próximo politicamente.

Diante dessas declarações, fica evidente que Bruno Cunha Lima busca unir forças políticas em sua gestão, visando fortalecer seu projeto de reeleição e superar os desafios enfrentados pela escassez de recursos, que segundo ele foi um dos grandes entraves no início de sua gestão, chegando à escassez de apoio financeiro do Governo Federal para minimizar os efeitos da pandemia causada pela Covid-19.

A prefeita Nilda Magalhães, o vice João Bonfim e a secretária de Assistência Social, Orleide Pacheco, convidam você e sua família para participar do ato de entrega dos ativos (geladeiras e fogões) para as famílias afetadas pelas fortes chuvas no final de dezembro de 2021 e com benefício validado pelo Corpo de Bombeiros.

A prefeita Nilda Magalhães, o vice João Bonfim e a secretária de Assistência Social, Orleide Pacheco, convidam você e sua família para participar do ato de entrega dos ativos (geladeiras e fogões) para as famílias afetadas pelas fortes chuvas no final de dezembro de 2021 e com benefício validado pelo Corpo de Bombeiros.

O evento contará com a presença da secretária estadual de Assistência e
Desenvolvimento Social da Bahia, Fabya Reis, e demais representantes
do Governo do Estado.

Contamos com sua honrosa e valiosa presença.

📅 Quinta, 06 de Julho de 2023
⏰ 14h
📍Salão da Filarmônica 26 de Junho

ITAPETINGA: FUNDAÇÃO JOSÉ SILVEIRA COMPLETA 10 ANOS DE SERVIÇOS PRESTADOS NO HOSPITAL CRISTO REDENTOR EM BENEFÍCIO DA POPULAÇÃO

cristo-e1550714421577
No dia 7 de julho de 2023, a Fundação José Silveira completa 10 anos de prestação de serviços no Hospital Cristo Redentor em benefício da população de Itapetinga e região, com números expressivos e trajetória marcada por iniciativas pioneiras. Ao longo de uma década, foi implantada a primeira UTI no município, reformada a unidade hospitalar com modernização do sistema de gases, gerador, equipamentos de esterilização, desfibriladores, focos, arco cirúrgico, dentre diversas outras melhorias. Nesse período, foram realizados 941.555 atendimentos de urgência e emergência, 47.250 clínicos, 9.674 cirúrgicos, 8.527 obstétricos, 13.658 ortopédicos, além de 4.172 internamentos na UTI.

“Os esforços para garantir a continuidade do funcionamento da unidade são constantes, sendo necessário, mensalmente, aportar recursos próprios para custeio e melhorias. Os investimentos vão desde melhorias estruturais e ampliação dos serviços à capacitação da equipe multiprofissional”, afirma Carlos Dumet, superintendente institucional e financeiro da Instituição.

Entre as melhorias mais recentes estão a ampliação do serviço de cirurgia, a implementação de equipamento para cirurgia ortopédica credenciada ao SUS, programa de capacitação contínua das equipes, melhorias estruturais e disponibilização de novos equipamentos.

“Não tenho como reclamar do hospital porque é o socorro da gente. É onde a gente é acolhido, é bem tratado e bem recebido”. Esse é o sentimento de dona Luzinete, moradora de Itapetinga, paciente do hospital.

BYD: Carros elétricos de até R$ 300 mil produzidos na Bahia serão isentos de IPVA, anuncia Jerônimo

A informação foi divulgada durante o evento de anúncio de implantação de três fábricas da montadora chinesa, a maior em elétricos no mundo.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou, nesta terça-feira (4), que carros elétricos de até R$ 300 mil produzidos no estado serão isentos do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA).

A informação foi divulgada durante o evento de anúncio de implantação de três fábricas da montadora chinesa Build Your Dreams (BYD), maior produtora de carros elétricos do mundo. “Estamos aqui garantindo que os elétricos produzidos na Bahia, que circularão na Bahia, com valores de até R$ 300 mil, serão isentos do pagamento do IPVA”, disse o governador As unidades serão instaladas no município de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador. De acordo com o governo da Bahia, mais de cinco mil empregos diretos serão gerados pela BYD. A empresa investirá R$ 3 bilhões para instalar as três fábricas, e a expectativa é de que a produção inicie no segundo semestre de 2024.

// G1 Bahia.

Atenção: Acidente com vítimas foi registrado na rodovia BR-116. Bombeiros fizeram o resgate

Um passageiro, de 24 anos, foi levado para receber cuidados médicos no Posto de Saúde. O motorista, também de 24 anos, recusou atendimento.

Um gravíssimo acidente ocorreu, na BR-116, envolvendo um Ford/Ka e um VW/Gol. No primeiro veículo, havia duas pessoas que já estavam fora do carro. Ambas foram atendidas pelos bombeiros, mas apenas o passageiro, de 24 anos, foi levado para receber cuidados médicos no Posto de Saúde. O motorista, também de 24 anos, recusou atendimento. No segundo veículo envolvido, havia apenas o motorista, de 30 anos, que foi encontrado ainda dentro do veículo pelos Bombeiros. Ele estava com dores na cabeça e apresentava algumas escoriações na mesma região e no ombro esquerdo. A vítima também foi levada para receber atendimento médico. Após os procedimentos realizados pelos bombeiros, a responsabilidade pela área foi transferida para a concessionária, responsável pela rodovia, trecho de SC. As causas do acidente não foram divulgadas e estavam sendo investigadas.

Zé Raimundo volta a assumir a Presidência da Assembleia Legislativa da Bahia

 

O deputado Zé Raimundo Fontes (PT) voltou a assumir, nessa terça-feira (4), interinamente, a presidência da Assembleia Legislativa, substituindo o titular, deputado Adolfo Menezes (PSD) que viajará durante o recesso. O ato de transmissão de cargo foi à noite. Não houve solenidade, apenas a assinatura do livro de posse como determina a Constituição Estadual, que está publicado no Diário Oficial Eletrônico do Legislativo que circula nesta quarta-feira (5).

É a segunda vez que o primeiro vice-presidente da ALBA assume o comando do Legislativo e já adiantou que seguirá com a mesma postura discreta, mantendo a agenda, os compromissos oficiais e os atos referentes às ações de cunho administrativo durante o período de recesso parlamentar – quando o plenário e as comissões técnicas não funcionam.

O presidente Adolfo Menezes elogiou seu companheiro de Mesa Diretora e tem “a certeza de que o colega Zé Raimundo exercerá com habilidade e competência a Presidência interina, pois é um dos melhores quadros da legislatura, um político experiente que já foi prefeito de Vitória da Conquista, uma das maiores da Bahia, que possui todas as condições para exercer o cargo”, pontuou.

O presidente interino acrescentou que durante todo o período manterá a discrição “exigida pela interinidade” e sequer utilizará o gabinete da Presidência – exceto para algum compromisso formal que venha a ser agendado e o local próprio para a recepção de autoridades, representantes de entidades de classe ou outro grupo é o gabinete localizado no prédio sede da ALBA, o edifício Deputado Luís Eduardo Magalhães, explicou.

O deputado Zé Raimundo acrescentou que exercer a presidência do Poder Legislativo, ainda que interinamente, em períodos curtos, coloca sobre os ombros de quem ocupar esse elevado cargo responsabilidade equivalente.

Portanto, “é com humildade, cautela e muito cuidado que darei o devido seguimento a administração do presidente Adolfo Menezes que tão bem vem desempenhando na função, dirigindo com zelo, austeridade e competência a nossa Assembleia Legislativa “, concluiu.

VEREADOR DE CIDADE BAIANA TERÁ QUE DEVOLVER R$74 MIL POR PAGAMENTO INDEVIDO DE DIÁRIAS

O ex-presidente da Câmara de Vereadores de Várzea da Roça, Jamilson Nunes Araújo, terá que devolver um montante de R$74.075,00 pelo pagamento de diárias de viagens, que segundo o Tribunal de Contas (TCM) foram pagos indevidos. Além disso, o ex-presidente da casa legislativa sofreu uma multa de R$2 mil e o tribunal irá fazer uma representação ao Ministério Público Estadual (MPE) para apuração de eventual crime de improbidade administrativa.

Os fatos apurados são referentes ao exercício de 2019, e apontam a ausência da comprovação de despesas com viagens de vereadores e servidores no montante de R$74.075,00. Em razão das irregularidades, a conselheira Aline Peixoto, que relatou o processo, decidiu pela punição do ex-presidente da Câmara com multa, ressarcimento e denúncia ao MPE.

De acordo com o relatório, o vereador gastou R$48 mil com diárias para vereadores e, R$26.075,00 com diárias para servidores – valores consideravelmente excessivos –, “sem a devida comprovação e sem a definição dos assuntos de interesse público tratados nas viagens”.

CBF anuncia Fernando Diniz como novo treinador da Seleção Brasileira Masculina de futebol

Contrato terá a duração de um ano, válido para datas FIFA. Presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues destacou a competência de Diniz para o cargo

 

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informa que Fernando Diniz é o novo treinador da Seleção Brasileira Masculina. O contrato terá a duração de um ano e começa a valer a partir dos jogos das eliminatórias da Copa do Mundo FIFA 2026, em setembro.

O processo, silencioso e cuidadoso, se deu respeitando as etapas necessárias e a primeira delas foi uma conversa com o presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, com o objetivo de não interferir no trabalho que já vem sendo desenvolvido.

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, teve a preocupação de manter a permanência do técnico no clube durante as competições, para que, nesse momento, ele seja acionado apenas no período de datas FIFA, quando os jogos são interrompidos no Brasil.

“Fiz uma escolha à altura do que merece o torcedor brasileiro, considerando o cenário atual. Agradeço ao presidente Mário Bittencourt pelo entendimento diante da importância de uma resposta de qualidade da CBF ao torcedor. Acompanho a carreira de Fernando Diniz desde o início e considero que ele é parte de uma nova e promissora geração de treinadores que está crescendo no Brasil. Admiro sua maneira de enxergar o futebol, que se assemelha com o estilo dos mais importantes treinadores do mundo. Temos pela frente o desafio das eliminatórias da Copa do Mundo. Desejo não só as categorias de futebol da CBF integradas na parte estrutural, que estamos avançando, como também e principalmente no estilo de jogo em todas as categorias. E Diniz terá muito a contribuir também nessa missão. Mais uma vez agradeço ao clube e seus torcedores pelo apoio e vamos seguir sempre, na minha gestão, respondendo aos desafios com transparência e qualidade”, declarou Ednaldo Rodrigues.

O novo treinador falou da felicidade e da realização de um sonho com o convite feito pela CBF e aceito para conduzir a Seleção

“Estou muito feliz com o convite e com a convocação, certamente vou dar o meu melhor para a CBF e para o futebol brasileiro. É um sonho que estou realizando ao estar ao lado de grandes jogadores, alguns destes atletas foram meus jogadores quando mais jovens. Dois que me vêm à cabeça são o Bruno Guimarães e o Antony. Fui adversário de alguns e outros tantos acabei admirando jogando no Brasil e na Europa. Então, para mim, vai ser um motivo de muito orgulho poder participar e vou procurar ajudar de todas as formas possíveis. Acho que o meu objeto de estudo e o meu prazer no futebol é ajudar o jogador a colocar para fora a sua inventividade, a sua criatividade e que ele seja feliz enquanto joga futebol. Isso eu fiz durante a minha carreira inteira e foi o que me trouxe até aqui e o que eu vou procurar fazer pelos jogadores”, afirmou Fernando Diniz.

PREFEITURA DE JEQUIÉ INVESTE POUCO EM ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Segundo o Demonstrativo de Receitas enviado pela prefeitura de Jequié, para o Tribunal de Contas dos Municípios, através do SIGA – Sistema Integrado de Gestão e Auditoria é possível verificar os dados apresentados pela prefeitura de Jequié com relação a receita auferida da cobrança da Taxa de Iluminação Pública aos moradores de Jequié, da sede e da zona rural.

De janeiro a maio deste ano, a prefeitura de Jequié recebeu da cobrança feita através da COSIP- Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública, o valor médio mensal de R$ 530.504,626, totalizando nesse período, R$ 2.652.523,13.

Já no relatório de Pagamento da Prefeitura de Jequié, enviado ao TCM, consta como pagamento da prefeitura, o valor total de R$ 1.380.169,42 de todas as despesas com iluminação pública no município de Jequié.

Desse montante de R$ 1.380.169,42, a prefeitura de Jequié pagou a Coelba, R$ 716.744, restando saldo de R$ 663.424,70, que foi destinado ao investimento em iluminação pública, mediante aquisição de equipamentos com as empresas:

Ricardo Barreto Medrado EPP, Valor de R$ 16.959,02;

Instituto de Tecnologia de Desenvolvimento Integral, valor de R$ 31.056,48

Tradetek Comercio de Importação, valor de R$ 246.041,64,

Tradetek Comercio de Importação, valor de R$ 227 .531,46.

MGM Comercio e equipamentos iluminação e materiais, valor de R$ 113.733,62

A soma desses fornecedores, que podem ser considerados como investimento em Iluminação Pública para o Município de Jequié, totaliza R$ 635.322,22. Já o valor pago a Coelba é um gasto comum com a iluminação pública, que o município teria sem ou com a prevalência da COSIP.

Nesse caso, entende-se que a arrecadação da COSIP é de R$ 2.652.523,13 e apenas R$ 635.322,22 foram investidos na modernização da iluminação pública de Jequié, equivalente a menos de 25% do valor arrecadado, ou seja, um investimento mensal de R$ 104.317,72 por mês.

Qual a razão da prefeitura está fazendo caixa com esses recursos? Será que a iluminação pública na sede, distritos e povoados de Jequié, está totalmente suprida e não há necessidade de mais nenhum melhoramento?

Obs: Documentação comprovatória abaixo

 

 

 

 FONTE/CRÉDITOS: TV Jequié
 FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Divulgação/criação