prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Destaque1’

Casos de dengue grave aumentam 168% na Bahia; mortes diminuem

Casos de dengue grave aumentam 168% na Bahia; mortes diminuem

ASecretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) registrou, no primeiro semestre de 2023, um aumento de 168% nas formas graves da dengue em comparação ao ano passado. Foram 670 casos em 2023 contra 250 no mesmo período de 2022. Por outro lado, o número de mortes por dengue grave no primeiro semestre caiu de 20 no ano passado para nove neste ano, redução de 55%.

Foram registrados, até 1º de julho deste ano, nove óbitos em todo o estado por conta da dengue, sendo um deles definido pela Câmara Técnica como dengue hemorrágica e dois como febre hemorrágica. Os outros seis óbitos transitam entre dengue e dengue grave. Os óbitos ocorreram nos seguintes municípios: Feira de Santana (3), Jandaíra (1), Campo Alegre de Lourdes (1), Boninal (1), Mucuri (1), Mirante (1) e Vitória da Conquista (1). Ressalta-se que esses óbitos são investigados pelos municípios e avaliados pelo Comitê de Óbito municipal ou Estadual. No primeiro semestre de 2022, foram registrados 20 óbitos pela dengue. Ou seja, os números de 2023 são 55% menores.

Casos totais

Em 2023, no primeiro semestre, foram notificados 31.864 casos prováveis de dengue no estado. No mesmo período de 2022, foram notificados 29.343 casos prováveis, o que representa um incremento de 8,6%.

A dengue, assim como a zika e a chikungunya, são doenças adquiridas e transmitidas pela picada do mosquito aedes aegypti, mais conhecido como mosquito da dengue, ou o aedes albopictus. A única forma de evitar essas três doenças é com o combate do mosquito, por meio da eliminação dos criadouros nas casas, no trabalho e nas áreas públicas. Fonte: Ascom/Sesab

Governo federal vai encerrar programa de escolas cívico-militares

O governo federal irá encerrar o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim). Esta semana, o Ministério da Educação (MEC) enviou um ofício aos secretários de Educação informando que o programa será finalizado e que deverá ser feita uma transição cuidadosa das atividades para não comprometer o cotidiano das escolas.

O Pecim era a principal bandeira do governo de Jair Bolsonaro para a educação.  O programa era executado em parceria entre o MEC e o Ministério da Defesa. Por meio dele, militares atuam na gestão escolar e na gestão educacional. O programa conta com a participação de militares da reserva das Forças Armadas, policiais e bombeiros militares.

O programa foi alvo de elogios e de críticas, além de denúncias de abusos de militares nas escolas. Desde que assumiu o governo, a equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva estuda como finalizar o Pecim sem prejudicar as unidades que aderiram ao programa.

 

 

 

 

No ofício, o MEC informa que será iniciado um processo de “desmobilização do pessoal das Forças Armadas envolvidas na implementação e lotado nas unidades educacionais vinculadas ao programa, bem como a adoção gradual de medidas que possibilitem o encerramento do ano letivo dentro da normalidade necessária aos trabalhos e atividades educacionais.”

A pasta também solicita aos coordenadores regionais do Programa e Pontos Focais das Secretarias que assegurem “uma transição cuidadosa das atividades que não comprometa o cotidiano das escolas e as conquistas de organização que foram mobilizadas pelo Programa”, acrescenta o texto.

Com o encerramento do programa, de acordo com o MEC, cada sistema de ensino deverá definir estratégias específicas para reintegrar as unidades educacionais às redes regulares. A pasta diz ainda, no ofício, que está em tramitação uma regulamentação específica que vai nortear a efetivação das medidas.

Segundo o MEC, 216 escolas aderiram ao modelo nas cinco regiões do país.

O Distrito Federal é uma das unidades federativas que aderiram ao programa. Em nota, a Secretaria de Educação do DF confirmou o recebimento do ofício do MEC e disse que adotará as medidas necessárias para viabilizar a decisão do governo federal. A secretaria ressalta que será encerrado no DF apenas o programa federal e que dará continuidade à iniciativa semelhante em âmbito distrital.

“Importante frisar que o Programa que está sendo encerrado é o de iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, ou seja, distinto do ‘Projeto Escolas de Gestão Compartilhada’ que é executado em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal”. Atualmente, o Projeto Escolas de Gestão Compartilhada no sistema público de ensino do DF está em execução em 13 unidades escolares da rede. Outras quatro escolas funcionam em parceria com o programa do MEC.

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) confirmou que outros estados receberam o ofício, mas ainda não se manifestou sobre o assunto.

Poções| 24ª edição da Marcha para Jesus será no dia 23 de julho, com a cantora Cassiane

A Prefeitura de Poções e a Ordem dos Ministros Evangélicos (OMEP), através da Coordenadoria Municipal de Cultura, vão realizar a 24ª edição da Marcha para Jesus.
Marque aí na sua agenda! O evento gospel será no dia 23 de julho, com a cantora Cassiane – ministra de louvor e adoração e uma das mais consagradas e conhecidas pela sua longa trajetória na música cristã.
A Banda Manancial vai puxar a marcha, que deverá sair às 16h30 do Terminal Rodoviário, passando pela Av. Cônego Pithon com destino à Praça, onde haverá o show de Cassiane, a partir das 20h00.

 

Eunápolis: Ajudante de pedreiro sequestrado foi encontrado morto

Onda de violência só cresce em Eunápolis, no extremo sul da Bahia, onde facções criminosas ostentam seu poder bélico pelas ruas da cidade, sem medo da Justiça, travando verdadeiras guerras entre si, pela disputa de territórios vantajosos para o tráfico. A cidade ocupa ponto estratégico entre várias cidades importantes do extremo sul,  propícia para o trafico.

São verdadeiros foras da lei, que nos remetem às histórias do faroeste americano ou histórias da máfia italiana. Nos últimos dias pessoas foram sequestradas e mortas.

O tráfico de drogas transforma as pessoas. Vagabundos usuários têm que roubar para manter o vício e muitas vezes acabam matando inocentes. Lojas de celulares e joalherias são alvos constantes. A polícia tem feito seu papel, mas os criminosos se proliferam como um vírus ativo.

O alvo da vez foi Josenias Alves Santos, de 39 anos, que foi sequestrado juntamente com sua mulher na segunda-feira, 10/07/2023. A esposa dele foi liberada e o mesmo foi encontrado morto no dia seguinte, 11, no bairro Sta. Isabel, dentro de um córrego numa área de acesso difícil, com ferimentos de arma branca na cabeça.

Segundo o site Via41, a família suspeita que o motivo de crime seja um débito de R$ 200 reais com os traficantes, já que Josenias seria usuário de drogas. A Polícia investiga o caso.

Foto: Via41

BA: Criança desaparecida é encontrada morta em meio ao lixo e pessoa próxima é presa

 

O corpo de uma criança do sexo feminino foi encontrado nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (12), em um terreno baldio na cidade de Juazeiro, no Vale do São Francisco. O cadáver é de uma garota identificada como Ashila Gabriele Bomfim Mendes, de 10 anos, que estava desaparecida desde a noite de terça-feira (11), conforme relato de familiares a sites locais.

Um homem, que seria o ex-padrasto da vítima, foi preso na manhã desta quarta horas após o corpo da criança ser encontrado em meio a entulhos no terreno que fica no bairro João XXIII, próximo a uma pousada. A identidade do suspeito bem com sua relação com a vítima ainda não foram divulgadas pela Polícia Civil, que foi procurada pela reportagem para dar mais detalhes sobre o crime. A instituição ainda não respondeu a solicitação.

Ainda de acordo com sites locais, ele teria raptado a garota por não aceitar o fim do relacionamento com a mãe dela. Ashila Gabriele foi filmada por uma câmera de segurança de uma loja de construção na porta de casa, na Avenida São João, no bairro Jardim Flórida, por volta das 18h39 de terça. Testemunhas afirmam que viram um homem chamando a criança.

*Em atualização

Mulher é morta pelo próprio pitbull ao apartar briga de cães

Iranilda Rocha tentou impedir que o pitbull atacasse seu outro cachorro, um border collie

 

Uma mulher de 58 anos morreu, nesta terça-feira (11), atacada pelo seu próprio cão, da raça pitbull, ao tentar apartar a briga do animal com outro de seus cachorros, um border collie. Segundo a Polícia Civil, a vítima se chamava Iranilda Alves Rocha e morava em Jaupaci, no estado de Goiás.

A tragédia ocorreu na manhã desta terça-feira. Na ocasião, vizinhos chegaram a ouvir a mulher pedindo socorro e acionaram a polícia.

O primeiro a prestar socorro foi um militar aposentado, que conta ter precisado matar o pitbull a fim de tentar salvar a vítima. De acordo com o homem, que não quis ser identificado, tanto o border collie quanto a mulher estavam feridos quando ele chegou.

– Tivemos que atirar contra o cachorro pra entrar, ao entrar no fundo da casa, constatamos a mulher caída no fundo do quintal, toda mordida, com rosto desfigurado e uma mão praticamente comida – descreveu.

Segundo o militar, o pitbull já tinha mostrado sinais de agressividade anteriormente, inclusive avançando em pessoas nas ruas.

O corpo da mulher foi levado ao Instituto Médico Legal (IML), e a Polícia Científica realizou perícia na residência.

Governo da Bahia estuda adotar ponto facultativo nos jogos da Seleção em Copa Feminina de Futebol

Foto: Thaís Magalhães/CBF 

O Governo da Bahia está estudando a possibilidade de adotar ponto facultativo durante os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de Futebol Feminino, que inicia no dia 20 de julho. Os jogos já confirmados da seleção são: 24 de julho, às 8h, 29 de julho, às 7h e 2 agosto, às 7h.

A ministra do Esporte, Ana Moser, afirmou no início do mês que vai trabalhar para ser decretado ponto facultativo no Brasil, com objetivo de dar visibilidade para a competição. A declaração foi dada ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Atá o momento o governo baiano não definiu se irá ou não decretar ponto facultativo.

Polícia Civil prende suspeito de matar ex-candidato a prefeito de Iguaí

A Polícia Civil anunciou a prisão do principal suspeito pelo assassinato do ex-candidato a prefeito de Iguaí, Hebert Rocha Nascimento. O suspeito, identificado como Jeissinho, de 26 anos, foi capturado pelas autoridades, que agora continuam as investigações para determinar as motivações por trás do crime.

O corpo de Hebert Rocha Nascimento, de 28 anos, foi encontrado no final de junho deste ano em um entroncamento da BA-262, que dá acesso ao distrito de Palmeirinha, localizado a 10 km da sede municipal. Um motociclista que passava pelo local descobriu o corpo por volta das 7 horas da manhã de uma segunda-feira, acionando imediatamente as autoridades.

Herbert Rocha Nascimento, ex-candidato a prefeito de Iguai, morto a tiros

De acordo com informações preliminares, Hebert foi vítima de diversos disparos de pistola, a maioria deles na cabeça, e faleceu no local. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Itapetinga para os procedimentos necessários.

Hebert Rocha Nascimento residia em Nova Canaã, município vizinho, e concorreu à prefeitura em 2020 pelo Partido Verde, obtendo 113 votos e ficando em terceiro lugar na disputa eleitoral. Atualmente, trabalhava como revendedor de veículos.

A Polícia Civil divulgou os detalhes sobre o suspeito preso: J. S. S., conhecido como Jeissinho, brasileiro, natural de Nova Canaã/BA, com 26 anos de idade. A prisão foi efetuada por meio de mandado de prisão temporária, emitido pela comarca de Iguaí/Bahia.

Segundo informações das autoridades policiais, Hebert Rocha Nascimento Santos, também conhecido como Ferrugem ou Seninha, desapareceu após ter sido visto pela última vez na Praça do Forró da cidade de Ibicuí/BA, na noite do dia 25 de junho de 2023. O corpo da vítima foi posteriormente encontrado em uma estrada vicinal de Iguaí/BA, com mais de 15 disparos de arma de fogo realizados por uma pistola.

Durante as investigações, a Polícia Civil obteve depoimentos que levaram a contradições no interrogatório do suspeito, uma vez que ele foi a última pessoa a ser vista com a vítima. As investigações prosseguirão para esclarecer ainda mais os detalhes desse crime, e o inquérito será enviado ao judiciário em breve para os devidos procedimentos legais.

Conquista: Corpo é encontrado nas proximidades da UESB. DPT está no local

As autoridades estão conduzindo uma investigação em andamento e espera-se que mais informações sejam divulgadas nas próximas horas.

Na manhã desta terça-feira (11), um corpo do sexo masculino, ainda não identificado, foi encontrado nas proximidades do campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), localizada em Vitória da Conquista. Conforme informações preliminares, o corpo foi encontrado nas proximidades da Casa do Mel, ao longo da estrada que conduz aos bairros localizados após a universidade. As autoridades estão conduzindo uma investigação em andamento e espera-se que mais informações sejam divulgadas nas próximas horas.

Atenção: Bruno foi abordado e morto a tiros, dentro de barbearia, na noite desta terça-feira

O criminoso, acompanhado de um comparsa, fugiu imediatamente após o ocorrido. Durante os tiros, outras duas pessoas estavam presentes no estabelecimento, mas não foram atingidas.

Um indivíduo armado desceu de uma motocicleta e entrou em uma barbearia, atirando contra um jovem identificado apenas como Bruno, por volta das 19h40 da terça-feira (11), no centro de Ipiaú. Infelizmente, Bruno, que residia ao lado do salão, não resistiu aos ferimentos e faleceu no local.

O criminoso, acompanhado de um comparsa, fugiu imediatamente após o ocorrido. Durante os tiros, outras duas pessoas estavam presentes no estabelecimento, mas não foram atingidas. A Polícia Militar isolou a área e acionou o Departamento de Polícia Técnica para realizar a perícia e remover o corpo para o IML. A autoria e motivação desse crime serão investigadas pela Polícia Civil.