prefeitura de pocoes


outubro 2025
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  



:: 3/out/2025 . 18:57

INDENTIFICADO JOVEM ACHADO MORTO HOJE EM POÇÕES SEGUNDO A FAMILIA ESTAVA DESAPARECIDO DESDE DE SEGUNDA FEIRA

familiares reconheceram a vítima como Gustavo Nascimento Soares, de 22 anos. Segundo relatos, Gustavo estava desaparecido desde a última segunda-feira (29), quando saiu de casa por volta das 10h da manhã e não foi mais visto. POLICIA INVESTIGA O HOMICIDIO

Grave acidente com vítima fatal em Vitória da Conquista hoje

Vitória da Conquista, 03 de outubro de 2025 — Um acidente de grandes proporções foi registrado na tarde desta sexta-feira nas proximidades do condomínio Alphaville. A colisão envolveu três motocicletas e resultou, tragicamente, na morte de uma pessoa.

Equipes do SAMU e do Corpo de Bombeiros foram acionadas e prestaram atendimento imediato às demais vítimas, que foram encaminhadas para unidades de saúde da cidade. A Polícia Militar isolou a área para garantir a segurança e permitir o trabalho das autoridades competentes.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) esteve no local para realizar a remoção do corpo e os levantamentos periciais que irão auxiliar nas investigações.

Até o momento, a identidade da vítima fatal não foi divulgada, e o estado de saúde dos outros envolvidos ainda não foi confirmado oficialmente

Colisão frontal na BR-101 mata advogado que se casaria no sábado e tio policial

Um grave acidente na madrugada desta sexta-feira (3) tirou a vida do advogado Patrick Ferreira, morador de Eunápolis, que tinha casamento marcado para este sábado (4). A outra vítima fatal foi o tio dele, o sargento da Polícia Militar Robson Ferreira de Jesus, de 46 anos, com duas décadas de serviços prestados à 62ª CIPM, em Camacã.

Segundo informações, os dois haviam participado de uma confraternização no distrito de São João do Panelinha. Eles retornavam em veículos diferentes quando o sargento parou em um posto de combustível para abastecer. Patrick, ao estranhar a demora do tio, resolveu voltar para verificar. Nesse momento, ocorreu uma colisão frontal em uma curva da BR-101, resultando na morte de ambos.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou ainda que uma terceira pessoa ficou gravemente ferida no acidente, mas não detalhou em qual veículo estava. As circunstâncias da batida seguem sendo investigadas.

Notas de pesar

A tragédia causou grande comoção na região. A OAB de Eunápolis lamentou profundamente a morte de Patrick, destacando sua trajetória e lembrando que ele estava prestes a realizar o sonho do casamento. Já a 62ª CIPM de Camacã prestou homenagem ao sargento Robson, enaltecendo sua dedicação de mais de 20 anos à corporação.

Patrick era filho do policial civil Rogério Ferreira, lotado na 23ª Coorpin de Eunápolis, que enfrenta de forma devastadora a perda do filho e do irmão.

Até o momento, não há informações sobre velório e sepultamento. As informações são do Radar News

Advogado é preso em flagrante tendo relação sexual com menina de 13 anos; avó assinou documento autorizando união

Um advogado de 64 anos foi preso em flagrante na quarta-feira (1º), em Caldas Novas, interior de Goiás, após fugir de Belo Horizonte (MG) com uma adolescente de 13 anos. Segundo a polícia, José Humberto Alves Ribeiro mantinha um relacionamento há cerca de um mês com a menina, com quem morava junto há duas semanas.

O homem fugiu da capital mineira assim que soube da possibilidade de prisão. No momento em que os policiais chegaram à residência onde ele estava com a jovem para cumprir o mandado, eles foram flagrados tendo relação sexual. Diante do flagrante, o homem foi preso pelo crime de estupro de vulnerável.

As investigações apontam que José Humberto se aproximou da vítima após oferecer apoio financeiro à família dela. A avó da adolescente, que tem a guarda provisória, pois a mãe é dependente química, contou à conselheira tutelar que assinou um documento autorizando a união entre a neta e o suspeito.A jovem, inclusive, já realizou um teste de gravidez, o que levanta suspeita de violência sexual. Ainda segundo a avó, advogado estaria arcando com despesas médicas da vítima, por conta de abusos anteriores, e pretendia providenciar a documentação para oficializar um casamento com ela.

A idosa, de 60 anos, também foi indiciada pela Polícia Civil por estupro de vulnerável. De acordo com as investigações, ela também se aproveitava dos benefícios que o advogado dava à família. 

Operação Metanol: Vigilância sanitária apreende bebidas na Barra durante inspeção

Uma inspeção realizada no bairro da Barra pela Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Sanitária e Centro de Informações em Estratégia em Vigilância e Saúde nesta sexta-feira (3), apreendeu bebidas no local com suspeita de adulteração Nesse estabelecimento foi detectado que nem todos os produtos possuem a nota fiscal e diante da suspeita de adulteração no lacre, foi feito um termo de apreensão. O estabelecimento recebe esse termo, ele notifica e comunica o fornecedor, visto que ele comprou de modo formal, dizendo que ele adquiriu desta forma”, conta a diretora.“É feita agora o encaminhamento deste produto entre hoje e amanhã para o laboratório responsável por uma análise toxicológica e o resultado vai ser entregue ao estabelecimento. Se der algum tipo de irregularidade, essa notificação é feita aos órgãos competentes, dependendo de onde foi feita a fabricação deste produto, e a fiscalização é feita na indústria”, finaliza a diretora.

Internet, merenda, transporte e valorização docente: comunidade aponta desafios à Educação durante MPEduc em Bom Jesus da Serra/BA

Auditório cheio com dezenas de pessoas sentadas em cadeiras vermelhas, acompanhando atentamente um evento. Em primeiro plano, homens e mulheres de diferentes idades estão voltados para a frente, enquanto ao fundo vê-se uma plateia diversa e concentrada.

Imagens: Ascom MPF/BA

O Ministério Público Federal (MPF) realizou, no dia 24 de setembro, a 1ª escuta pública do projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc) no município de Bom Jesus da Serra (BA). O evento foi realizado no Colégio Estadual de Tempo Integral e teve à frente o procurador da República Adnilson Gonçalves, coordenador do MPEduc na Bahia. Além da escuta pública, a equipe do programa visitou todas as nove escolas públicas municipais – algo inédito nas ações do MPEduc na Bahia – nos dias 23 e 24 de setembro.

No primeiro dia, foram inspecionadas as escolas da zona rural: Armezina Oliveira Silva Pinhão, Elizio Meira Amaral, Euclides Teixeira Rocha, Libanio Pereira Costa e Sebastião dos Milagres. Já na manhã do segundo dia, as visitas se concentraram nas unidades da área urbana: Colégio Professora Isaura Curcino Moreno, Escola Vitorino José Alves, Creche Fonte do Saber e Escola João Augusto Amaral. Também foi vistoriado o depósito de armazenamento de gêneros alimentícios destinados à merenda escolar. Durante as visitas, professores e alunos preencheram questionários apontando críticas e elogios à educação municipal.

A escuta pública, na tarde de 24 de setembro, reuniu pais, professores, estudantes e autoridades locais, que puderam apresentar críticas, sugestões e demandas na educação municipal. A intenção das visitas e da escuta foi mapear pontos de melhoria para tentar alavancar o Índice de Educação Básica (Ideb) de Bom Jesus da Serra. Em 2023 a nota do município foi 4,5 nos anos iniciais da educação básica (a meta era de 4,9) e de 3,6 nos anos finais (a meta era de 4,5).

A mesma comitiva que visitou as escolas integrou a mesa diretora do evento: o procurador Adnilson; o prefeito de Bom Jesus da Serra, Welton Silva; a Secretária Municipal de Educação, Cláudia Silva; o Inspetor Regional da 5ª IRCE do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia, Ramon de Souza; e a Coordenadora de Educação Integral da Bahia da Secretaria Estadual de Educação, Nájila da Silva; além do Assessor da Secretaria de Educação do município, Valmik Costa; e do Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Claudemir Galdino. As visitas contaram, ainda, com representantes dos conselhos de educação, alimentação e transporte escolar, além do nutricionista e do gestor de obras de Bom Jesus da Serra.

Sala de aula com alunos sentados em carteiras amarelas, de frente para o quadro. Na porta e ao lado, cinco adultos em pé observam a turma, entre eles um homem com camiseta do MPEduc e outros segurando anotações. As crianças estão voltadas para os visitantes, que acompanham a atividade escolar.

Pontos positivos – Entre os pontos positivos identificados nas visitas e apontados pela comunidade na escuta, estão: a existência de espaços para jogos, cantinhos de leitura, execução de programas de conscientização dos alunos contra violência sexual e a estrutura física, considerada razoável. Outro ponto positivo é que todas as escolas de Bom Jesus da Serra são de tempo integral desde o início deste ano letivo, atendendo a 1.620 alunos entre 7h30 e 15h.

Pontos para melhoria – Entre as questões a serem solucionadas, estão: a ausência de conectividade e tecnologia (internet e computadores para alunos e professores); a necessidade de maior segurança dos alunos, tanto nas escolas (extintores, saídas de emergência) quanto durante o transporte escolar (presença de monitores e uso de cinto de segurança); a necessidade de valorização da carreira e dos profissionais da educação – visto que nem todos recebem o piso salarial ou participam de capacitações – e a melhoria da alimentação escolar. Neste quesito, os alunos demandaram por um cardápio mais nutritivo, com mais opções e porções de frutas, além de proteínas mais variadas. Outro ponto levantado foi a inexistência de refeitórios que comportem todos os alunos e, em algumas escolas, a ausência de espaços para isso, o que leva os estudantes a fazerem as refeições em suas próprias mesas de estudo.

Acordos e prazos – Durante a escuta, foram definidos acordos e prazos para melhorar a qualidade da educação no município:

  1. Transporte escolar: o prefeito se comprometeu a promover, a partir da última semana de setembro, as mudanças para atendimento das demandas apresentadas: melhoria das condições dos veículos do transporte escolar, eventual ajuste de rota, e fiscalização e orientação sobre o uso obrigatório do cinto de segurança. Para isso, ficou de compor, em até 10 dias, uma Comissão para acompanhamento periódico das questões, com a participação de pais de alunos.
  2. Plano de carreira e valorização: será criada uma comissão – incluindo o sindicato dos professores – para a elaboração de um novo plano de carreira dos profissionais da educação, com a previsão de valorização da formação e aperfeiçoamento dos professores. O prefeito solicitou o prazo de 90 dias para a criação de um anteprojeto de lei contemplando o plano de carreira e formação.
  3. Manutenção estrutural: foi definida a criação imediata de uma Comissão de Obras para análise periódica dos educandários e realização dos reparos e manutenções necessárias – como o conserto de pisos e janelas quebradas e a adequação dos pátios para o lazer das crianças. A comissão, composta por gestores escolares, a secretária de Educação e o gestor de obras, passará a visitar as escolas a cada 30 dias.
  4. Alimentação escolar: o prefeito e o nutricionista do município se comprometeram a realizar o teste de aceitabilidade alimentar com os alunos, em parceria com o Conselho de Alimentação Escolar e a secretária de Educação, além de verificar a situação das merendas e implementar as mudanças necessárias no cardápio.
  5. Violência e conscientização: diante das queixas dos alunos, o prefeito e a secretária firmaram o compromisso de elaborar, em uma semana, um projeto de formação cidadã e combate à violência no ambiente escolar (incluindo prevenção e combate a furtos), prevendo a contratação de profissional para qualificação de professores e alunos sobre o tema.
  6. Educação em tempo integral e lazer: a secretária informou o planejamento para a alternância das matérias eletivas – uma vez que a necessidade de diversificar as aulas foi apontada pelos alunos. Informou que haverá a implementação de outras atividades culturais no contraturno das aulas, levando em conta o interesse dos alunos para escolha das novas matérias. Além disso, já estavam previstas a construção de três quadras nas escolas rurais – o que, de acordo com o prefeito, aguarda a disponibilização de recursos do estado.

Para além dos encaminhamentos já adotados durante o evento, o MPF deverá elaborar recomendações ao município de Bom Jesus da Serra com base nas visitas e questionários preenchidos pela comunidade escolar. Todas as medidas serão acompanhadas e, em um segundo momento, uma nova visita à região deve verificar as melhorias implementadas pelo poder público.

Para Adnilson, a visita do MPEDuc na região foi muito proveitosa. “Pela primeira vez na Bahia conseguimos visitar todas as escolas de um município. As condições de infraestrutura, em geral, são razoáveis, mas há muito espaço para melhoria. Em parceria com a gestão municipal, que nos recebeu muito bem, vamos acompanhar a adoção de todas as medidas necessárias para aprimorar os pontos levantados, na expectativa de que isso se reflita no aumento do Ideb de Bom Jesus da Serra”, afirmou.

MPEduc – O Ministério Público pela Educação (MPEduc) é um programa coordenado pela Câmara de Direitos Sociais e Fiscalização de Atos Administrativos do MPF (1CCR). O principal objetivo da iniciativa é verificar se as políticas públicas voltadas para a educação básica estão realmente sendo cumpridas pela rede escolar. Para isso, o Ministério Público realiza audiências com a comunidade, aplica questionários, promove reuniões e visita pessoalmente as escolas. Com base nessas informações, são feitas recomendações para que as prefeituras e gestores locais melhorem o que for necessário. Tudo é acompanhado de perto pelo Ministério Público, que depois presta contas à sociedade sobre o que foi feito e os resultados alcançados.

Acesse a ata completa da 1° escuta pública em Bom Jesus da Serra aqui.

Confira a galeria de fotos das visitas e da escuta pública.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na Bahia

CORPO É ENCONTRADO PARCIALMENTE ENTERRADO EM POÇÕES NESSA SEXTA POLICIA INVESTIGA O CASO

Na manhã desta sexta-feira (03), um corpo foi localizado em uma cova rasa no bairro Alto do Paraíso, em Poções, no Sudoeste baiano.

De acordo com as informações iniciais, moradores da região acionaram a polícia após perceberem movimentação estranha no local. A Polícia Militar rapidamente esteve na área, isolando o ponto até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT).

O corpo será removido para o Instituto Médico Legal (IML), onde passará por exames que irão auxiliar na identificação da vítima e nas investigações sobre a causa da morte. Até o momento, a identidade não foi confirmada oficialmente.

A Polícia Civil de Poções ficará responsável pela apuração do caso