Não caiu bem para as famílias que moram nos residenciais construídos pelo governo federal, em Jequié, a afirmação do prefeito Zé Cocá (PP), atribuindo ás ações de delitos, à detentos que cumprem pena no Presídio de Jequié, e que utilizam familiares, moradores dos residenciais próximos ao Presídio, para organizar ações criminosas no município.

CITAÇÃO DE ZÉ COCÁ EM ENTREVISTA

“Temos problemas crônicos. Para mim, o mais grave é a questão do presídio, e já disse isso ao secretário de Segurança Pública desde a época que era da base do governo. É preciso que bloqueadores de sinal de celular sejam instalados no presídio, de onde muitos criminosos organizam ações lá de dentro muitas vezes por meio de contatos estabelecidos com familiares que moram em residenciais próximos. É preciso que haja um trabalho intenso lá de segurança pública, de monitoramento”, ressaltou o prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), em entrevista ao Site Política Livre. A entrevista do prefeito Zé Cocá logo viralizou nas redes sociais, provocando inúmeras manifestações de repudio e revolta por parte de moradores dos residenciais.

O QUE DIZEM OS MORADORES DOS RESIDENCIAIS?

Sandra – Residencial Segredo

“Isso é um absurdo o prefeito que elegemos com tanto amor dizer que nos residenciais só tem parente de bandidos quem mora aqui. Seu prefeito a gente é de bem e foi nós, dos residenciais que o senhor teve bastante votos. O senhor veio neles e ninguém lhe atacou”

Maria – Eldorado

Eu moro no residencial e não tenho nenhum parente criminoso. Agora uns dias atrás, a gente viu aqui uma pessoa saindo do Presídio, preso por ser suspeito de estrupo, e saiu agradecendo uns políticos pela força que ele recebeu.

Paulo – Residencial Cachoeirinha.

Isso é um absurdo ele dizer que o pessoal que mora nos residenciais estão entrando em contato com bandidos, dentro do presídio. Isso aí eu acho uma falta de respeito que ele teve com os moradores dos residenciais”

Renato – Residencial Colina

Esses dias ele disse referente a Euclides em uma entrevista que “quem fala demais, dá bom dia a cavalo! Ele deu bom dia ao estábulo todo nessa entrevista, não sei se isso é consequência das leves batidas que ele vem tomando e como bom menino mimado não sabe lidar com críticas e sempre pega ar, ou se de fato ele está com problemas tão grandes que estão o impedindo de fazer análise de futuro, foi uma merda em cima da outra”.

Gabriela – Residencial Beira Rio.

“Venho expressar minha profunda preocupação e descontentamento em relação às declarações proferidas em sua entrevista senhor Prefeito, onde mencionou que os criminosos estariam ligando para as famílias residentes nos conjuntos habitacionais. Gostaria de ressaltar que essa generalização ofensiva não condiz com a realidade desses residenciais, uma vez que neles habitam pessoas honestas e trabalhadoras. É fundamental que, como líder da cidade, trate essa questão com a devida responsabilidade e sensibilidade, evitando estigmatizar e prejudicar injustamente os moradores dessas comunidades. Contamos com sua compreensão e ação para promover um ambiente seguro e harmonioso para todos os cidadãos”.

Para Yasmim -Residencial Mandacaru

“A fala do prefeito de Jequié, Zé Cocá, pode ser entendida como: “Essa fala do prefeito foi uma fala de preconceito, uma fala   generalizada. Sendo que os residenciais são pessoas prejudicadas com essa gestão. Só não ver quem não quer. E os RESIDÊNCIAIS atingidos pela enchente são os mais esquecidos por ele. Está chegando as duas eleições aí. Só pobre que tem familiar bandido??? Será isso que ele quis dizer. Uma fala totalmente preconceituosa com todos os moradores de residencial”.

Eduardo- Baixa do Bonfim

Prefeito Zé Coca, em relação às declarações recentes que foram proferidas durante uma entrevista, em que houve a associação indevida entre os moradores dos residenciais Minha Casa Minha Vida e a criminalidade, gostaríamos de expressar nossa discordância e preocupação com essas afirmações infundadas e preconceituosas. É fundamental que sejam evitados estereótipos e generalizações que possam prejudicar a imagem da comunidade e de seus cidadãos honestos e trabalhadores. Esperamos que possamos trabalhar juntos para promover um ambiente de respeito e inclusão para todos.”

CONJUNTOS DO MCMV EM JEQUIÉ

Jequié possui 11 conjuntos habitacionais, denominados Residenciais Parque do Sol, Eldorado, Jardim Tropical, Brasil Novo, no bairro Jequiezinho, Residencial Segredo, no Curral Novo, Residencial Vida 1 e 2, na Baixa do Bonfim, Residencial Vida Jequié e Beira Rio, na Cidade Nova, Residencial Campo Belo e Colinas, no Joaquim Romão e Residencial Cachoeirinha 1, 2, 3 e 4, na Cachoeirinha, totalizando aproximadamente 8 mil famílias residentes.

Essas unidades residenciais fazem parte do Programa do Governo Federal, intitulado Minha Casa Minha Vida, que tem por finalidade a diminuição do déficit habitacional, por meio da criação de mecanismos de incentivo à produção e aquisição de novas unidades habitacionais ou requalificação de imóveis urbanos e produção ou reforma de habitações rurais.

Compartilhe: