A buraqueira que tomou conta de Vitória da Conquista neste período chuvoso e também a qualidade das obras realizadas em bairros mais periféricos da cidade foram alvos de duras críticas por parte do deputado federal Waldenor Pereira (PT). O parlamentar concedeu uma entrevista ao programa Conquista de Todos, da Rádio Brasil, nesta terça-feira (27).

Waldenor relembrou que o período chuvoso tem todos os anos, mas que a administração municipal não tem realizado uma planejamento para resolver os transtornos advindos com as fortes chuvas. “Eu faço duas observações e acho e considero que sejam pertinentes. Primeiro é a questão do planejamento. Ora, todos os anos neste período chuvoso as ocorrências são bem semelhantes, portanto, me parece que a Administração Local, pelo que a gente está percebendo dos estragos que a chuva provocou na cidade, não houve um planejamento, não houveram providencias, decisões previas que pudesse mais rapidamente recuperar as vias públicas, fazer umas construções e reparação necessária, a limpeza, e assim por diante”, ponderou.

O deputado federal, que integrou a equipe de transição do Governo Lula, também falou que as obras realizadas recentemente em bairros periféricos são de má qualidade. Waldenor relembrou a polêmica em torno do asfalto que está sendo aplicado nos loteamentos Jardim Valéria, Santa Terezinha, Jardim Copacabana e Jardim Sudoeste. As intervenções estão orçadas em R$ 8 milhões, recurso proveniente de uma emenda do deputado federal Elmar Nascimento e executada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

”A segunda observação que faço é que as obras que estão sendo realizadas, especialmente aquelas relativas a pavimentações têm sido de péssima qualidade, na sua maioria. A gente destaca algumas obras de qualidade que não sofreram com as fortes chuvas que se abateram sobre Vitória da Conquista mais recentemente, mas muitas das obras que estão sendo realizadas especialmente nos bairros mais periféricos revelam uma qualidade inferior o que acaba permitindo que as chuvas cheguem, as fortes chuvas que se abatem sobre a cidade acabem destruindo quase que completamente aquelas obras, algumas delas realizadas inclusive muito recentemente”, continuou Waldenor Pereira. “Então eu faria essas duas observações, quando a questão do planejamento e a questão da qualidade das obras que vem sendo realizadas na nossa cidade, especialmente na periferia. Eu tive a oportunidade recentemente de denunciar, fui visitar e pude perceber in loco”, criticou.

A situação da rede de drenagem também foi levantada pelo parlamentar. A própria prefeita Sheila Lemos (UB) admitiu que a rede de escoamento não tem dado conta da grande quantidade de chuva que vem caindo na cidade. “Infelizmente, como é o caso de Vitória da Conquista, as administrações não planejam suas ações na área do transporte público, mobilidade, saneamento, da drenagem urbana, e o resultado é que as cidades acabam sendo destruídas em épocas de fortes chuvas. A população acaba pagando caro pela incapacidade e pela incompetência da administração pública em cuidas das ações dessa natureza. Vitória da Conquista está sofrendo muito”, reiterou.

Fonte: Da Redação | Foto: Dvulgação

Compartilhe: