Vitória da Conquista registrou um novo recorde de casos diários da Covid-19 nesta quarta-feira (10), foram 228 e mais dois óbitos. As informações foram divulgadas no último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde.

Considerando as datas de confirmação dos boletins municipais, foram 26 óbitos nos 10 primeiros dias de fevereiro, média de 2,6 por dia, a maior desde o início da pandemia. Já a média diária de casos no mês está em 105,5. Alguns destes óbitos ocorreram no mês anterior, mas só foram contabilizados em março.

Pelos dados da prefeitura são ao todo 336 óbitos desde abril de 2020 e um total de 21.156 casos. Já os registros oficiais do Ministério da Saúde apontam que 344 óbitos e 21.815 casos. A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) também registra 344 óbitos. A divergência nos dados pode ocorrer por atraso nas notificações por parte da prefeitura.

Em um cenário estável, mas com média elevada de novos casos e de mortes, a Prefeitura de Vitória da Conquista pode buscar meios para interromper o toque de recolher noturno imposto pelo Governo do Estado até 1º de abril. Na última terça-feira (9), o secretário municipal de Administração e coordenador do Comitê de Gestão de Crise, Kairan Rocha Figueiredo, afirmou em entrevista à Rádio Band FM a intensão de suspender a medida no município.

Nas palavras do secretário, a análise dos dados feita pelo Núcleo de Bioestatística do município mostram que a medida não tem feito efeito no controle da pandemia no município. Ele acredita que o funcionamento dos bares com obediência as normas de prevenção não acarreta em aumento dos casos.

Kairan reafirmou que as medidas implementadas pelo Governo do Estado não surgiram efeitos nos números de Vitória da Conquista, pois a taxa de transmissão permanece estável e que número de casos ativos aumentou desde o início do toque de recolher.

Compartilhe: