Poções: Secretaria de Saúde e Educação lança 5° Campanha de combate a esquistossomose, hanseníase e verminose
A Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Vigilância Epidemiológica, Centro de Endemias em parceria com a Secretaria de Educação, fez o lançamento da 5° Edição de combate a esquistossomose, hanseníase e verminose.
O encontro aconteceu no auditório Colégio Municipal Bem Me Quer, onde teve a participação do secretário de saúde Jorge Luís. Na oportunidade, o mesmo falou da importância dessa campanha e parabenizou o trabalho dos Agentes de Endemias que luta arduamente para combater a esquistossomose.
O Coordenador da Vigilância Epidemiológica, Wesley Freitas, falou sobre os perigos da hanseníase, como identificar e realizar o tratamento. Ele ainda disse sobre a importância dos Pais fazer o alto exame nos filhos, identificando manchas suspeitas devem procura a unidade de saúde no bairro onde reside.
O Agente de Endemias, Walter Marques, responsável pelo educação e saúde, palestrou sobre esquistossomose, a origem, como infecta uma pessoa e sobre as árias de risco, que são elas: região do
Arame, Morrinhos, Cachoerinha, bairros Lagoa grande e Açude.
A campanha será realizada com palestra nas Escolas do município, atingindo o público alvo de 5 a 14 anos, distribuição de coletores, realização de exames e distribuição de emendazol e praziquantel a ministração dos medicamentos será feito pelo enfermeiro da unidade. A meta é atingir 85% da população, o que equivale cerca de 8 mil crianças e adolescentes.
Período de execução, 01 de Abril a 30 de Junho, participaram da reunião, enfermeiros e diretores de Escolas.
* Van Nascimento