A bicentenária Polícia Militar da Bahia atingiu uma conquista histórica: a primeira mulher a integrar o posto de coronel, o mais alto da corporação. A promoção da coronel Ivana Teixeira Andrade, que integra o Quadro de Oficiais de Saúde (QOS), foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de quarta-feira (04/02), em decreto assinado pelo governador Jerônimo Rodrigues.

 

Na noite de terça-feira (03), o chefe do Executivo baiano recebeu em seu gabinete os sete novos promovidos ao posto de coronel. Além da coronel Ivana, também receberam os cumprimentos do governador os coronéis Jonathas Matos de Santana, Gabriel Manuel da Silva Neto, Roberto Santana de Araujo, Cleber Santos da Silva, Eduardo Luiz dos Santos Silva e Roberto de Melo Assunção.

O ato simboliza um avanço significativo para a representatividade feminina nas forças de segurança do estado. O segundo maior posto, o de tenente-coronel, também ganhou destaque, sendo alcançado, nesta promoção, por 11 oficiais.

Graduada em Odontologia pela UFBA, com especialização em Dentística, e formada no Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM), pré-requisito para assumir o mais alto posto da PMBA, a coronel Ivana tem uma trajetória de 32 anos na corporação, que une a precisão da saúde à exatidão da estratégia militar. Ao longo da carreira, a oficial, que tem 56 anos, foi reconhecida com a Medalha Marechal Argolo, a Medalha Três Marias e as medalhas de 10, 20 e 30 anos de serviços prestados à instituição.

Compartilhe: