PF deflagra operação para reprimir desvio de recursos na UFSM Investigação aponta prejuízo de R$ 4,7 milhões em fraudes contábeis e lavagem de dinheiro envolvendo verbas da Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência, vinculada à universidade federal
A operação cumpre quatro mandados de busca e apreensão e implementa o bloqueio de bens móveis e imóveis dos investigados. Dentre as medidas cautelares deferidas pela Justiça Federal, estão buscas e apreensões nos endereços dos investigados, quebras de sigilo bancário, fiscal e telemático, além do sequestro de seis automóveis e três imóveis. O objetivo do bloqueio de bens é garantir o ressarcimento aos cofres públicos ao final do processo.
As investigações tiveram início a partir de denúncia encaminhada pela própria FATEC, que após identificar indícios de manipulação contábil e transferências irregulares de recursos, colaborou com a Polícia Federal na apuração dos fatos. O esquema criminoso consistia na apropriação indevida de verbas públicas, pagamento de despesas pessoais com dinheiro da fundação e utilização de empresas e contas bancárias de terceiros para ocultação do patrimônio adquirido ilicitamente. O prejuízo apurado, entre 2019 e agosto de 2024, foi calculado em R$ 4.734.217,03 (quatro milhões, setecentos e trinta e quatro mil, duzentos e dezessete reais e três centavos).
Os investigados poderão responder pelos crimes de peculato, associação criminosa e lavagem de capitais.