Pesquisa Ipespe: Lula tem 44% e Bolsonaro 31%; Ciro soma 8% e Doria apresenta 3%

Foto: Divulgação

Um levantamento realizado pelo Instituto Ipespe e encomendado pela XP Investimentos, divulgado nesta sexta-feira (6) aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderando a disputa presidencial com 44% das intenções de voto no cenário estimulado. Ele é seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que soma 31% e busca a reeleição.

 

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece na sequência com 8% das intenções de voto e João Doria, ex-governador de São Paulo (PSDB) tem 3%. A pesquisa aponta ainda o deputado federal André Janones (Avante) com 2%. A margem de erro do levantamento é de 3,2 pontos. A senadora Simone Tebet (MDB) e o cientista político Luiz Felipe d’Avila (Novo) têm 1% cada um e empatam tecnicamente com Doria e Janones. A sindicalista Vera Lucia (PSTU), o ex-deputado José Maria Eymael (DC) e o deputado Luciano Bivar (União Brasil) não pontuaram. Brancos e nulos somam 8% e não sabem, 2%.

 

Para o levantamento, o instituto entrou em contato por telefone com 1.000 entrevistados, de 16 anos ou mais, entre os dias 2 e 4 de maio. O nível de confiança é de 95,5%. A sondagem foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-03473/2022.

 

Na pesquisa espontânea, Lula aparece na dianteira com 38% dos votos e Bolsonaro tem 29%. No caso de um eventual segundo turno, no cenário Lula e Bolsonaro, o petista soma 54% e o presidente 34%. Nenhum, branco e nulo 12%.