Vitória da Conquista atingiu neste mês o número recorde de casos ativos do Coronavírus em relação a toda a pandemia, 682 no total. O aumento dos casos ao longo do mês também chama a atenção, entre o primeiro dia de novembro e o último domingo (06), foram registrados mais de 2 mil novos casos da doença (10.047-12.053).

Se comparado com os dados de meados de setembro, antes dos primeiros atos de campanha serem iniciados, o número de casos ativos só fez crescer durante o período eleitoral. As informações são do Blog do Sena.

No final de setembro, quando a campanha foi oficialmente iniciada, os casso ativos já passavam de 400. No final do mês de novembro, quando as eleições do primeiro turno já haviam acabado, os casos ativos já superavam a casa dos 500. Chegando a quase 700 após o segundo turno.

A informação foi divulgada no último domingo (06), pela Secretaria Municipal de Saúde por meio do boletim que epidemiológico sobre os dados do Coronavírus no município, emitidos diariamente.

Dos casos ativos, 27 pacientes estão internados. Também ontem, o município passou a marca dos 12 mil casos confirmados. A taxa de ocupação dos leitos de UTI no município também subiu, ultrapassando os 86%.

O prefeito Herzem Gusmão (MDB) anunciou nesta segunda-feira (07), que testou positivo para a doença.

Aumento dos casos pós-eleições

Na Bahia, o período que sucedeu as eleições foi quando foram registrados o maior aumento nos casos de Coronavírus. O secretário de saúde da Bahia, Fábio Villas-Boas chegou a afirmar que o Tribunal Regional Eleitoral deveria proibir os eventos com aglomerações.

O início das campanhas provocou um aumento expressivo no número de casos. Em Vitória da Conquista, onde a disputa pela Prefeitura foi decidida no segundo turno, a doença encontrou um cenário mais propício para se difundir.

Se comparados os dados do dia 27 de setembro, quando o período eleitoral foi iniciado, com os dados do último boletim, foram registrados mais de 4400 novos casos da doença (7.629-12.053).

O cenário é ainda mais preocupante quando se compara a taxa de crescimento dos casos. Conforme os dados divulgados pela Central Integrada de Comando e Controle da Saúde do Governo da Bahia, Vitória da Conquista já ultrapassou o índice da capital Salvador, sendo a cidade com o maior índice de novos casos de Coronavírus na Bahia, com uma taxa de 2,14%.| BDS