Neoenergia Coelba vem investindo em tecnologia e novos equipamentos para reforçar a rede elétrica do Sul da Bahia. Apenas nos três primeiros meses do ano, a distribuidora aportou mais de R$ 100 milhões em obras de melhorias no sistema de distribuição da região, entregando importantes ativos, como novos alimentadores em Itamaraju e Porto Seguro.

 

Além das obras citadas, a distribuidora realizou a renovação da rede subterrânea de Caraíva, beneficiando a população local e os comerciantes da região turística. O investimento em novas tecnologias também vem acontecendo no Sul da Bahia. Desde 2021, 36 esquemas de Self-healing e AIRs (Automação Inteligente de Redes) foram instalados, envolvendo a instalação de cerca de mais de 300 religadores automáticos que beneficiaram cerca de 350 mil unidades consumidoras.

 

“As tecnologias são ativos importantes no sistema elétrico pois permitem o religamento do fornecimento de energia em até 60 segundos. Ao detectar uma interferência na rede, que pode ser causada por queda de árvores, efeitos climáticos ou animais, o equipamento isola automaticamente a região afetada e reconecta a rede por outro caminho, garantindo o retorno imediato da energia”, explicou o superintendente de Operações da região, Jean Vianna.

 

Aliado aos novos ativos, a distribuidora mantém um plano de manutenção contínuo na região. No primeiro trimestre do ano, os técnicos da distribuidora percorreram 8,6 mil quilômetros- distância equivalente a três viagens de Ilhéus à Porto Alegre (RS), para inspecionar a rede elétrica e identificar e corrigir possíveis defeitos.

 

Como medida preventiva, a Neoenergia Coelba executou cerca de 45 mil podas na região Sul. O serviço é fundamental para diminuir as ocorrências provocadas pela queda da vegetação na rede elétrica. Além disso, foram realizados aproximadamente oito mil serviços estruturais nos equipamentos do sistema de distribuição de energia.

 

“Os investimentos são feitos baseados em estudos técnicos que reforçam a rede elétrica e beneficiam os consumidores da região. Todas essas ações, somadas ao esforço operacional, fazem com que tenhamos uma maior confiabilidade no fornecimento de energia no Sul da Bahia.”, destacou o gerente de Operações da região, Bruno Rodrigues.

 

Desde o ano passado, os técnicos da Coelba percorreram mais de 100 mil quilômetros para inspecionar a rede elétrica e realizar aproximadamente 20 mil podas. Também houve a construção de 72 quilômetros de rede de média tensão de forma preventiva.

 

Sobre a Neoenergia Coelba – A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, empresa da Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Neoenergia Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).