Mais de 20 pássaros que estavam dentro de mochila fechada são resgatados em carro na BR-116 — Foto: Divulgação / PRFMais de 20 pássaros, mantidas em cativeiro e que estavam dentro de uma mochila fechada, foram resgatados na tarde desta sexta-feira (18), na BR-116, em Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia. Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), animais estavam com três pessoas, dentro de um carro. O trio assinou o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e vai responder na Justiça Criminal.

Segundo informações da PRF, o caso foi descoberto após uma abordagem a um veículo, no KM 830. Inicialmente foram solicitados os documentos de porte obrigatório (CNH e CRLV) do motorista e a documentação pessoal dos passageiros.

O órgão federal informou que após consulta detalhada nos sistemas informatizados da PRF, a equipe decidiu vistoriar o interior do automóvel. Durante revista nas bagagens, os policiais encontraram os pássaros em gaiolas que estavam dentro de uma mochila fechada.

Mais de 20 pássaros que estavam dentro de mochila fechada são resgatados em carro na BR-116 — Foto: Divulgação / PRF

Os passageiros do carro assumiram a responsabilidade pelos animais e confessaram que não tinham autorização do órgão ambiental para criação ou transporte. De acordo com a PRF, o trio informou que compraram as aves em Bariri (SP) para levá-los até a cidade baiana de Água Fria, para criação própria.

Entre os animais estavam aves das espécies canário-da-terra, coleirinha, trinca-ferro. A PRF informou que todos os pássaros foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Ibama e quando estiverem aptos, serão devolvidos a natureza.