:: ‘Destaque1’
Médico é preso pela segunda vez acusado de abusar sexualmente de pacientes

A casa caiu para um médico acusado de abusar sexualmente de pacientes pela segunda vez.
O profissional de saúde, de 47 anos, foi preso ontem, quarta-feira.
O fato aconteceu em Florianópolis e ganhou grande repercussão na mídia.
Ele já havia sido flagrado pelas forças policiais no mês de dezembro do ano passado, após denúncia de que o médico havia apalpado e partes íntimas de uma paciente após ela informar que estava com dores estomacais.
Agora ele voltou a cair nas garras da polícia.
As equipes que comandaram a operação pedem para que novas possíveis vítimas procurem a delegacia com o objetivo de denunciar o profissional.
Na época da primeira prisão ele foi solto com tornozeleira eletrônica.
fonte: Blog do rodrigo ferraz
Caminhão tombou na chegada ao município de Itapetinga nessa manhã
Manhã de quinta-feira, 09, com acidente.
Um caminhão tombou na chegada ao município de Itapetinga, distante 100 km de Vitória da Conquista.
A cena chamou a atenção de quem passava pelo trecho.
Apesar da gravidade, não temos informações de feridos.
O fato aconteceu próximo ao trevo que dá acesso a fábrica Azaleia.

fonte: blog rodrigo ferraz
FABRÍCIO APLAUDE COMENTÁRIO DE JESSICA SENRA SOBRE DISCURSO RACISTA DE VEREADOR GAÚCHO

Farmacêutica prevê própria morte em rede social; ex-marido é o principal suspeito

Uma farmacêutica morta a pedradas, nesta quarta-feira (8), tinha como pretensão de vida militar nas redes sociais pela igualdade social, assim como pelos direitos das mulheres. Identificada como Marcelle Christine de Bulhões, ela teve o ato de prever a própria morte. Isso porque, antes do caso acontecer na Cidade Universitária, em Maceió (AL), ela criou o hábito de, recentemente, enviar um recado para as mulheres e incentivar o rompimento de ciclos abusivos.
“Vire a página. Dê um ponto final nas coisas que te fazem mal. A vida é um círculo, não um quadrado. Tenha pressa de ser feliz, porque nós não sabemos quanto tempo nos resta”, publicou duas semanas antes de ir a óbito.
Principal suspeito do crime, o ex-marido de Marcelle é procurado pela polícia. Em contato com as amigas, ela relatou que tinha sido agredida por ele e que, também, recebeu ameaças de morte após o fim do relacionamento. Além disso, nas últimas semanas, a vítima postou mensagens expondo que passava por momentos difíceis e que, mesmo assim, tinha que manter o sorriso no rosto.
Pai e filhos são executado a tiros dentro da própria casa

Um dos filhos ainda tentou fugir depois do ataque do suspeito, porém foi alcançado
Três pessoas foram mortas a tiros dentro da própria casa, localizada no assentamento Arcanjo Belarmino, situado na zona rural da cidade de Pedras de Fogo, cidade localizada no litoral sul do estado da Paraíba. O caso aconteceu nesta quarta-feira (8). A princípio, se trata de um homem e dos seus dois filhos.
Conforme informações divulgadas pela Polícia Civil, um dos filhos do homem chegou a tentar fugir após o ataque dos suspeitos, porém foi perseguido pelos suspeitos quando, em um determinado momento, foi alcançado e morto.
Informações iniciais dão conta que os dois filhos moravam no bairro de Mandacaru, na capital João Pessoa, e o pai na cidade em que todos acabaram assassinados. Vale mencionar que os filhos estavam há poucos dias na casa do pai antes do ocorrido. Agora, a Polícia Civil irá investigar o caso.
fonte: Bocão news
Operação da Polícia Rodoviária Federal recupera mais de 20 veículos roubados no oeste da BA

A Operação Dublê, da Polícia Rodoviária Federal, recuperou, em cinco dias , 22 veículos roubados no oeste da Bahia . Do total apreendido, foram 19 motocicletas e 3 automóveis.
A operação, realizada entre sexta (3) e a última terça-feira (7), teve o objetivo de identificar fraudes relacionadas à adulteração, clonagem, receptação, furto, roubo, uso documento falso ou com indícios de adulteração dos elementos identificadores dos veículos.
As ações foram realizadas pela PRF nas BR- 242, 135, 020 e 349, nas cidades de Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Ibotirama, Correntina, Formosa do Rio Preto e Santa Maria da Vitória, no oeste da Bahia.
fonte: G1 Bahia
Enfermeira Aline Peixoto é eleita para o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado

A enfermeira Aline Peixoto foi eleita, nesta quarta-feira (8), conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia. A nova conselheira foi escolhida pelos deputados baianos em uma votação secreta no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Aline Peixoto é esposa do ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Rui Costa.
Ela foi eleita em primeira rodada por 40 votos e venceu o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Conceição do Coité, que teve 19 votos. Quatro deputados votaram nulo. A Alba tem 63 deputados estaduais e para ser eleito era necessário 32 votos.
A ex-primeira dama vai ocupar o cargo que estava vago desde o ano passado, quando o conselheiro Raimundo Moreira se aposentou.
Após a eleição, Aline divulgou nota à imprensa, onde comemorou a escolha dos deputados baianos. Ela destacou ser a primeira mulher eleita para a corte justamente no Dia Internacional da Mulher e agradeceu aos parlamentares.
“Quero aqui agradecer a cada deputada e deputado por mais este episódio de fortalecimento da democracia e dos ideais republicanos. O Poder Legislativo realizou um processo de escolha transparente e conduzido com lisura. A confiança depositada em mim será o maior incentivo para seguir em frente e dar o meu melhor”, disse.
Ela prometeu atuar com rigor, mas se aproximar dos gestores durante o mandato.
“Atuarei ao lado de todos os conselheiros na manutenção do rigor habitual do TCM. Que este seja punitivo quando necessário, porém também educativo, aproximando-se cada vez mais dos gestores”.
Aline Peixoto presidiu a organização Voluntárias Sociais da Bahia enquanto era primeira-dama do estado, entre 2015 e 2022. Antes disso, foi assessora especial da Secretaria de Saúde da Bahia e diretora do Hospital Geral de Ipiaú.
Antes da votação, os líderes do governo, deputado Rosemberg Pinto (PT), e da oposição, Alan Sanches (União Brasil), falaram aos deputados e defenderam os votos em seus candidatos, Aline e Tom, respectivamente. O deputado do PSOL, Hilton Coelho, defendeu o voto nulo e disse ser contrário às duas candidaturas.
/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2015/11/14/primeira_dama.jpg)
Aline Peixoto será conselheira do TCM — Foto: Reprodução/TV Bahia
Um edição suplementar do Diário Oficial foi publicada ainda na quarta-feira e trazia a nomeação da ex-primeira dama da Bahia para o TCM. A medida foi assinada pelo governador Jerônimo Rodrigues.
Aline Peixoto será a primeira mulher conselheira do Tribunal de Constas dos Municípios do Estado da Bahia.
Poções: Ontem (07 de março) a prefeitura realizou a reinauguração da APIMP (responsável por realizar trabalhos de assistência para a população e também diversos cursos profissionalizantes).

A Reinauguração contou com a presença da Prefeita (Nilda Magalhães), de vereadores e sociedade civil.
A APIMP oferta grandes oportunidades para todos que querem realizar os mais diversos cursos, para se qualificar profissionalmente.

Boa Nova: Prefeitura renova termo de compromisso com o programa Despertar.

O Programa Despertar é um dos Programas de Promoção Social do SENAR-AR/BA, com o objetivo de promover a educação voltada para a responsabilidade social, a qual deve alavancar mudança de valores, aliada à postura cidadã e socioambiental.
O Programa Despertar é realizado em parceria entre o SENAR-AR/BA, Sindicatos dos Produtores Rurais e Prefeituras Municipais. O programa atende aos alunos da rede Municipal, do Infantil ao 9º ano do ensino fundamental, trabalhando a Educação Socioambiental com temas transversais como: meio ambiente, economia, ética, saúde, cidadania, pluralidade cultural.
Para o Coordenador do Programa, O Professor Rosiel Miranda, o Despertar forma crianças e jovens, preparando-os para a vida e para o exercício da cidadania. “As ações têm efeito transformador nos estudantes e comunidades”.
O encontro aconteceu no gabinete do prefeito Adonias Rocha, com a presença do presidente da Câmera de Vereadores Thiago Andrade, os vereadores Renato da Boa Vista, Zai Marreta, a secretária de Educação Alcione Souza, o secretário de Agricultura Ivonildo Miranda, o Diretor de Cultura Charles Henrique e o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Poções Edson Wanderllan, assinaram o documento se comprometendo com a manutenção do Programa no município.
*ASCOM-PMBN.
Dia Internacional da Mulher: a origem e sua importância
A origem do Dia Internacional da Mulher
O Dia Internacional da Mulher é comemorado em vários países no dia 8 de março. Apesar de, no Brasil, muitas pessoas acreditarem que a data está relacionada a um incêndio em uma fábrica de tecidos nos Estados Unidos, a verdadeira história é outra, um pouco diferente, como veremos a seguir.
Primeiros movimentos nos Estados Unidos e Europa
A primeira manifestação em relação às mulheres ocorreu em Nova York, no dia 26 de fevereiro de 1909. A passeata contou com cerca de 15 mil mulheres que protestaram por melhores condições de trabalho, que na época eram muito precárias e exploradoras.
Em outubro do ano seguinte, em Copenhague, capital da Dinamarca, aconteceu a Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, na qual a líder socialista alemã Clara Zetkin sugeriu que houvesse uma agenda anual de ações em prol das mulheres.
Até o momento, não havia uma data estabelecida, mas já em fevereiro do ano seguinte, 1911, diferentes manifestações foram iniciadas.
Primeiro 8 de março
A partir de 1911, as manifestações começaram a acontecer anualmente em diferentes datas entre fevereiro e março, de acordo com cada país.
No dia 8 de março de 1917, um grupo de operárias saiu às ruas para protestarem contra a fome e contra a Primeira Guerra Mundial. Elas foram fortemente repreendidas e o episódio acabou dando início à Revolução Russa.
Desde então, o movimento internacional socialista adotou a data como o Dia internacional da Mulher e as comemorações e passaram a ser realizadas no mesmo dia em vários países.
Oficialização da data pela ONU
A ONU — Organização das Nações Unidas — declarou o ano de 1975 como o “Ano Internacional da Mulher” e, foi a partir desse ano que o 8 de março foi oficializado como Dia Internacional da Mulher.
Anualmente, homens e mulheres de todas as idades vão às ruas nessa data para manifestarem apoio às conquistas e para lutarem por mais direitos e respeito.
O incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist
No Brasil, houve uma crença de que o dia 8 de março seria referente a um incêndio ocorrido na fábrica de tecidos Triangle Shirtwaist, no ano de 1911. Apesar do fato ser verdadeiro e de muitas mulheres terem morrido nesse episódio, dois fatores são determinantes para que ele não seja o principal motivador da escolha da data.
O primeiro é que o incêndio ocorreu no dia 25 de março e não 8. O segundo é que movimentos anteriores já sinalizavam a movimentação das mulheres em relação à luta por melhores condições de trabalho e de igualdade de direitos, como mencionado anteriormente.
Outra corrente falava sobre um outro episódio ocorrido em 1857, em Nova York. Operárias de uma fábrica têxtil em greve teriam sido mortas em um incêndio criminoso por seus patrões. Contudo, não existe comprovação de que esse fato seja verídico, muito menos que tenha ocorrido no dia 8 de março.
A importância dessa data
Se você pensa que o Dia Internacional da Mulher é aquele dia do ano reservado para dar flores e chocolates para agradar as mulheres da sua vida, está muito enganado. Existem sim algumas ações legais para fazer nessa data.
Mas o dia 8 de março é, principalmente, um dia de muita luta e também um dia de lembrar e celebrar todas as vitórias conquistadas. Veja abaixo alguns pontos muito importantes sobre a data.
Luta por direitos iguais
Apesar de já estarmos no século XXI, muitas mulheres enfrentam dificuldades em ter direitos básicos garantidos ao redor do mundo. Desde casos mais extremos, como países árabes que imputam uma série de proibições às mulheres, inclusive do direito de ir e vir, até países mais liberais, como o Brasil, onde o machismo estrutural ainda dita muitas das regras vividas no dia a dia.
Por isso a data é tão importante, pois ela faz com que o mundo pare por um dia para ouvir o que as mulheres têm a dizer e, a cada pequena intervenção, as mudanças necessárias vão sendo implementadas na sociedade.
Ressignificação do papel da mulher na sociedade
Antes do feminismo, as mulheres eram submissas aos seus maridos e não tinham vários dos direitos que vemos hoje. Um exemplo disso é que até a Constituição Federal de 1988, as mulheres não tinham a igualdade de direitos assegurada por lei.
Nas primeiras décadas daquele século, elas precisavam de autorização do marido, registrada em cartório, para trabalhar.
Hoje, a mulher é empoderada, tem seu papel muito mais forte e presente na sociedade. São as principais fontes de sustentação de seus lares, são mais valorizadas por seus talentos e habilidades e sofrem menos preconceitos a cada dia.
Celebração das conquistas
O dia 8 de março também é um dia para celebrar as conquistas, que sempre foram tão suadas. É um momento para lembrar que, por causa dessas manifestações, hoje elas podem votar e serem votadas, podem representar sua comunidade, podem ser independentes e terem suas carreiras próprias.
A data ajuda a valorizar tudo o que foi realizado por todas aquelas que foram às ruas nas décadas passadas, que acreditaram em um mundo melhor e mais justo e proporcionaram às mulheres de hoje, todos os direitos e acesso que podem usufruir.
Lembrete de que a luta ainda é necessária
Apesar de tantos avanços e mudanças, há muito ainda a ser feito. A nossa legislação prevê direitos e benefícios, mas na prática, ainda tem muita coisa sendo feita com base no machismo e na misoginia.
A cada Dia Internacional da Mulher, é preciso voltar às ruas e lembrar que a luta não terminou e que cada uma têm um papel fundamental nisso.
As lutas das mulheres atuais
No início do século XX, a luta das mulheres eram por direitos que hoje são básico, como uma jornada de trabalho justa, direito a escolher seus representantes na política e de se elegerem para representar outras mulheres. Hoje, essas batalhas já foram vencidas, mas outras ainda precisam ser guerreadas, como as abaixo.
Igualdade salarial
Quem não se lembra do protesto da jogadora de futebol Marta na Copa do Mundo de Futebol Feminino que aconteceu em 2019, na França. No mesmos jogo em que se consagrou a única jogadora de futebol do mundo a marcar gols em 5 mundiais, o que mais chamou a atenção foi seu protesto na comemoração. Na chuteira, em lugar de um patrocínio, um símbolo pela equidade de gênero no esporte.
Ela, eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo, maior artilheira em Mundiais entre homens e mulheres, maior artilheira da Seleção Brasileira entre homens e mulheres, recusou o patrocínio porque o valor estava muito abaixo do que é praticado para atletas do mesmo nível do sexo masculino.
Se, com tantos feitos e visibilidade, a Marta precisou se manifestar e dar um basta, imagine o quanto de mulheres não recebem salários inferiores que seus colegas que exercem a mesma função? É uma luta no mercado de trabalho que, infelizmente, precisa seguir firme.
Violência contra as mulheres
A violência contra a mulher está estampada na capa dos jornais diariamente. A Lei Maria da Penha é uma importante conquista, mas os agressores ainda existem e resistem. A grande maioria, maridos e companheiros que não aceitam o fim de uma relação ou que se sentem donos da mulher.
Só em 2019, houve um aumento em mais de 7% na quantidade de feminicídios no país, sem falar nos casos de agressão física e sexual. O Dia da Mulher deve ser usado para ressaltar a importância da denúncia e para educar os homens desde novos para que eles não cometam tais crimes.
Feminismo negro
Outra corrente de luta social bastante relevante no Brasil é contra o racismo. Se as mulheres já sofrem diferentes tipos de preconceitos e estigmas, quando falamos das negras o problema se multiplica.
A cor da pele e os traços étnicos são suficientes para serem classificadas como pessoas inferiores, criminosas e coisas similares. Além de lutarem por seus direitos como mulher, elas precisam lutar por seus direitos como seres humanos, como acesso à saúde, educação, alimentação e emprego.
Preconceito contra mulheres LGBTQIAP+
Por fim, precisamos falar do universo LGBTQIAP+. Uma sigla que engloba diferentes tipos de pessoas marginalizadas, das quais várias são mulheres. As lésbicas e trans são as que mais sofrem preconceito, por não se encaixarem no padrão tradicional da sociedade, que já mostrou que têm dificuldades em aceitar o diferente.
As ações do Dia Internacional da Mulher devem envolver todas as mulheres: lésbicas, trans, cis, brancas, negras, indígenas, ricas e pobres. Todas elas têm que ter os mesmo direitos garantidos, todas elas devem poder ser quem elas quiserem e sonharem ser. Por isso, não desperdice o dia 8 de março apenas com flores e chocolates.
fonte: Solides










