prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Destaque1’

General Guilherme assume o comando militar do norte

Belém (PA) – O General de Exército Luciano Guilherme Cabral Pinheiro assumiu o Comando Militar do Norte (CMN), em solenidade realizada nesta quinta-feira (20), no 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS), em Belém.

A cerimônia foi presidida pelo Comandante do Exército, General de Exército Tomás. Oficiais Generais integrantes do Alto Comando do Exército e antigos comandantes militares do Norte também prestigiaram a passagem de comando, além de autoridades civis e militares.

O evento teve início com a cerimônia de inauguração do retrato do General Costa Neves, na Galeria dos Comandantes do CMN, como forma de eternizar a trajetória e reconhecer o trabalho desenvolvido na função desde agosto de 2022. O General agora segue para nova missão no Comando Militar da Amazônia (CMA), em Manaus.

Para o novo comandante, o desafio é dar continuidade ao trabalho já desenvolvido no ambiente de selva. Ele destacou a Operação CORE 23, um exercício combinado com o Exército dos Estados Unidos, como um dos principais projetos para a nova gestão. “Essa operação é uma das que vão ocorrer. Será o coroamento do nosso ano de instrução. É a primeira vez que será realizado na região amazônica”, destacou.

Antes de chegar ao CMN, o General Guilherme atuava como Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (CHEC). A partir de agora, terá como desafio comandar as tropas do Exército Brasileiro nos estados do Amapá, Maranhão, Pará e na porção norte do Tocantins, área que corresponde à Amazônia Oriental, com cerca de 20% do território nacional. O CMN conta com mais de 30 organizações militares.

Como Oficial General, desempenhou as funções de Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sudeste (CMSE), com sede em São Paulo, Comandante da Aviação do Exército, com sede em Taubaté, 1° Subchefe do Estado-Maior do Exército e Comandante da 10ª Região Militar, com sede em Fortaleza.

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou um reajuste médio de 8,18% para as tarifas de energia da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). O aumento já pode ser aplicado desde o sábado, 22 de abril.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou um reajuste médio de 8,18% para as tarifas de energia da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). O aumento já pode ser aplicado desde o sábado, 22 de abril.

O reajuste médio para os consumidores cativos atendidos em baixa tensão (residenciais, em sua maioria) será de 8,66%, e para os atendidos em alta tensão (indústrias e comércio de grande porte) será de 6,91%. A Coelba atende a 6,3 milhões de unidades consumidoras em todo o estado.

Segundo a Aneel, o processo é parte da Revisão Tarifária Periódica da Coelba, prevista no contrato de concessão da empresa, e os fatores que mais impactaram no cálculo da revisão foram os custos com compra e transporte de energia, além da retirada de componentes financeiros considerados no processo anterior.

Motorista desvia de buracos e colide veículo em barranco na estrada de Potiraguá

Abandonada há muito tempo pelo Governo do Estado da Bahia e, principalmente pelo Consórcio do Médio Sudoeste, a rodovia BA-670 e 270, trecho que liga o entroncamento de Itororó até o município de Potiraguá está praticamente intransitável em decorrência da buraqueira.

Na manhã desta segunda-feira (24), um grave acidente foi registrado no trecho esburacado entre a Fazenda EMA e Moisés Araújo. Segundo informações colhidas pelo Blog do Edyy, o motorista tentou desviar das crateras no meio da pista e acabou perdendo o controle da direção do veículo e bateu de frente com um barranco. A

A batida foi muito forte e o veículo teve perca total. Apesar da gravidade do acidente, o condutor não se feriu.

Prefeitura de Boa Nova intensifica trabalhos de recuperação nas estradas vicinais

A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Transportes, vem realizando recuperação e manutenção em todas as estradas vicinais do município.

Nesta semana, foi realizado o serviço na região da Piabanha e Associação. Demais regiões estão sendo atendidas as demandas mais críticas do município que é vasto em sua extensão rural que é grande em sua extensão. Todas as regiões serão atendidas.

Jovem Gustavo Alves, de 22 anos, morre após bater moto em caminhão na BR-116

Uma equipe do SAMU foi acionada para socorrer a vítima, mas ela já havia falecido no local. A Polícia Civil e a Polícia Rodoviária Federal registraram o óbito.

Um jovem identificado como Gustavo Alves dos Santos, de 22 anos, faleceu na noite deste sábado (22), vítima de acidente de trânsito que ocorreu na BR-116, próximo à entrada do Distrito de Fátima. Segundo informações de testemunhas, Gustavo conduzia uma moto quando colidiu na traseira de um caminhão. Uma equipe do SAMU foi acionada para socorrer a vítima, mas ela já havia falecido no local. A Polícia Civil e a Polícia Rodoviária Federal estiveram presentes realizando os procedimentos necessários para a perícia e para controlar o trânsito. O corpo foi encaminhado ao IML. Em seguida foi liberado para ser realizado o velório e o sepultamento neste domingo.

// Patos Online.

PRF resgata aves silvestres transportadas em condições precárias na BR-116

No ônibus que seguia para Caruaru (PE), os policiais constataram que dois passageiros transportavam um total de 18 aves silvestres distribuídas em duas gaiolas.

Na tarde de ontem (22), policiais rodoviários federais resgataram 18 aves silvestres que foram encontradas em condições precárias dentro de pequenas gaiolas durante uma fiscalização no Km 830 da BR 116, no trecho do município de Vitória da Conquista (BA).

Durante a fiscalização de um ônibus que fazia o roteiro São Paulo (SP) x Caruaru (PE), os policiais constataram que dois passageiros transportavam um total de 18 aves silvestres distribuídas em duas gaiolas. Um dos homens alegou que levaria as aves para Teresina (PI), com o propósito de criá-las. As aves estavam debilitadas devido às condições de transporte, e foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres de Vitória da Conquista para receberem cuidados adequados. Já os responsáveis assinaram um termo circunstanciado de ocorrência e se comprometeram a comparecer em juízo quando intimados.

// Nucom-PRF.

Carro tomado de assalto em Vitória da Conquista é localizado na zona rural de Iguaí

Segundo informações, a vítima teve o carro tomado por homens armados, enquanto trafegava com o veículo em uma via conquistense.

Um carro de passeio que foi roubado no último dia 4 de abril, em Vitória da Conquista, foi recuperado pela Polícia Militar nesta sexta-feira (21). Segundo informações, a vítima teve o carro tomado por homens armados, enquanto trafegava com o veículo em uma via conquistense.

Policia Militar, após receber denúncia acerca de um veículo abandonado na estrada conhecida como Riachão, na zona rural de Iguaí, montou operação para averiguar a informação. Ao consultar a situação do carro, abandonado por criminosos, foi verificado que o mesmo havia sido roubado na cidade de Vitória da Conquista. O veículo foi apresentado na Delegacia de Polícia para adoção das medidas cabíveis.

// Itambé Agora.

Identificada a idosa que morreu atropelada na noite deste domingo

Dona Ziza foi atropelada por um veículo na Avenida Rui Barbosa em barra do choça. Ela estava sentada na rua, quando o condutor a atropelou. Ele nada pode fazer.

Foi identificada como Jesuína Evangelista Silva “Ziza”, de 61 anos, a mulher que morreu atropelada na noite deste domingo (23), à 21h, no Distrito de Barra Nova, em Barra do Choça. Dona Ziza foi atropelada por um veículo na Avenida Rui Barbosa.

 

 

Ela estava sentada na rua, quando o condutor a atropelou. Ele nada pode fazer. Dona Ziza chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do Hospital. Ela é uma pessoa muito conhecida e querida na comunidade. Deixa três filhos e netos.

// Blog do Jorge Amorim.

Ana Beatriz morreu após colidir moto com cavalo, na saída de festa de cavalgada

Bia não resistiu aos ferimento e morreu. Uma outra pessoa também se envolveu no acidente, porém, sofreu apenas escoriações pelo corpo.

Na noite deste domingo, 23, uma motociclista, de 20 anos, trafegava na BA-493, nas proximidades do povoado da Ponta Aguda, onde acontecia um evento de cavalgada, em Itatim, quando colidiu a motocicleta contra um cavalo. A mulher, identificada como Ana Beatriz (Bia) não resistiu aos ferimento e morreu. Uma outra pessoa também se envolveu no acidente, porém, sofreu apenas escoriações pelo corpo. Ele foi socorrido até o hospital local e, em seguida, liberado. Equipe do Instituto Médico Legal de Itaberaba foi acionada para fazer o recolhimento do corpo.

// Itatim News.

Passista se interna para cirurgia no útero e tem braço amputado

Uma passista da Acadêmicos do Grande Rio se internou para retirar miomas no útero e teve alta dias depois com parte do braço esquerdo amputado.

“Só lembro mesmo disso, de acordar em outro hospital sem o braço”, disse Alessandra dos Santos Silva, de 35 anos, que também é trancista.

 

A Secretaria Estadual de Saúde e a Polícia Civil do RJ investigam o caso.

Alessandra dos Santos Silva e a mãe — Foto: Reprodução/TV Globo

Alessandra dos Santos Silva e a mãe — Foto: Reprodução/TV Globo

Cronologia do caso

 

  • Agosto de 2022: Alessandra sente dores e tem sangramentos. Exames apontam miomas no útero e recomendam a retirada imediata. Ela começa a se preparar.
  • 30 de janeiro: Alessandra recebe uma ligação do Hospital da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, convocando-a para a cirurgia.
  • 3 de fevereiro: Alessandra se interna e é operada pela manhã. À noite, médicos detectam uma hemorragia.
  • 4 de fevereiro: o Hospital da Mulher avisa à família que terá de fazer em Alessandra uma histerectomia total — a retirada completa do útero.
  • 5 de fevereiro: parentes foram visitar Alessandra, mas ela estava intubada e, segundo eles, com as pontas dos dedos esquerdo escurecidas. Braços e pernas estavam enfaixados. Segundo a mãe, falaram que a paciente “estava com frio”.
  • 6 de fevereiro: a família é avisada de que Alessandra — ainda intubada — terá que ser transferida para o Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (Iecac), em Botafogo. Segundo parentes, o braço da passista estava praticamente preto. Um médico lhes diz que iria drenar o braço, “que já estava começando a necrosar”.
  • 10 de fevereiro: o Iecac informa que a drenagem não deu certo e que “ou era a vida de Alessandra, ou era o braço”, porque a necrose iria se alastrar. A família autoriza a amputação. A cirurgia é feita, mas o estado da mulher se agrava, com o rim e o fígado quase parando e com risco de uma infecção generalizada.

 

“Ela subiu com os médicos apavorados para salvá-la, ou não ia sair dali viva. Chamaram a gente no canto: ‘Queríamos que vocês olhassem a mão dela. Ou tirava, ou ela ia morrer’”, lembrou a mãe, Ana Maria.

 

  • 12 de fevereiro: Alessandra é extubada.
  • 15 de fevereiro: A passista recebe alta.
  • 28 de fevereiro: A mulher volta ao Iecac para a revisão da cirurgia de amputação. Segundo a mãe, Ana Maria, o médico se assusta com o estado dos pontos e recomenda que elas voltem ao Heloneida Studart.
  • 4 de março: após ser recusada em diferentes hospitais, Alessandra é internada no Hospital Maternidade Fernando Magalhães e transferida para o Hospital Municipal Souza Aguiar.
  • 4 de abril: Alessandra recebe alta.

 

Ajuda dos amigos

 

A família da Alessandra também diz que ela só está viva graças à ajuda dos amigos, que foram incansáveis.

“A gente correu muitos hospitais para tentar que ela entrasse, mas todos alegaram que ela tinha que voltar para o lugar onde ela passou pela cirurgia”, disse Lukas Matarazzo. Mas a família não quis retornar para o Heloneida Studart e só conseguiu a vaga na rede municipal.

Agora, a família ainda conta com a ajuda dos amigos para arcar com todos os medicamentos e com a fisioterapia.

A família fez um boletim de ocorrência na delegacia.

“Já fizemos um requerimento nos hospitais para pegar os prontuários. A partir desse documento, a gente vai entrar com uma ação contra o Estado”, afirmou a advogada Bianca Kald.

Alessandra está noiva há 11 anos e tinha o sonho — agora impossível — de engravidar. Ela também não sabe como vai conseguir trabalhar em salões de cabeleireiro sem uma das mãos.

“Eu quero que os responsáveis paguem, que o hospital se responsabilize, porque eles conseguiram acabar com a minha vida. Destruíram meu trabalho, minha carreira, meu sonho… tudo”, declarou Alessandra.

 

O que dizem as autoridades

 

A Secretaria Estadual de Saúde disse que vai abrir uma sindicância para apurar o que aconteceu no Hospital da Mulher Heloneida Studart.

A Polícia Civil informou que o caso foi registrado na 64ª DP (São João de Meriti) e que os agentes requisitaram o laudo médico de atendimento na unidade para fazer uma análise.

Caso semelhante em hospital particular

 

Um caso semelhante aconteceu em outubro do ano passado. Gleice Kelly Silva deu entrada no Hospital da Mulher Intermédica de Jacarepaguá para dar à luz e, dias depois, teve o braço amputado.

Gleice teve uma hemorragia depois do parto e, segundo os familiares da jovem, os médicos decidiram criar um acesso venoso na mão dela para introduzir a medicação. Mas, durante o procedimento, a jovem relata que começou a sentir muita dor e incômodo.

Logo depois, a mão foi ficando roxa e inchada. O quadro de saúde da jovem foi se agravando, e os médicos decidiram transferi-la para outro hospital da mesma rede, em São Gonçalo, na Região Metropolitana.

Três dias após o nascimento da bebê, ela e os familiares receberam a notícia de que a mulher teria que amputar a mão.

Gleice Kelly foi internada para dar à luz e teve a mão amputada após uma complicação — Foto: Reprodução/ TV Globo

Gleice Kelly foi internada para dar à luz e teve a mão amputada após uma complicação — Foto: Reprodução/ TV Globo