prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Destaque1’

A Prefeitura de Poções, por meio da Secretaria de Obras e Coordenadoria de Limpeza Pública, está vem executando uma importante ação para combater a proliferação do mosquito da dengue.

Trata-se da limpeza do Canal São José e Espírito Santo, que são áreas propícias à criação do mosquito transmissor da doença.
A ação tem como objetivo principal diminuir os focos do mosquito da dengue na região, evitando assim a disseminação da doença. Para isso, uma equipe de limpeza está trabalhando diariamente na retirada de entulhos e lixo deixados na área, além da capinação das margens do canal.
A Prefeitura ressalta a importância da colaboração da população no combate à dengue. É fundamental que cada morador faça sua parte, mantendo seus quintais limpos e sem acúmulo de água parada, que é o ambiente ideal para a proliferação do mosquito.
A dengue é uma doença grave e que pode ser fatal. A Prefeitura de Poções está empenhada em combater a doença e conta com a ajuda de cada cidadão para garantir a saúde e o bem-estar de todos. Juntos, podemos vencer essa batalha contra o mosquito da dengue.

Covid-19: Governo abre vacinação de dose bivalente para todos acima de 18 anos

Senhora toma vacina contra a Covid-19

Senhora toma vacina contra a Covid-19 Foto do leitor

O Ministério da Saúde vai ampliar a partir desta terça-feira a aplicação da dose de reforço da vacina bivalente de Covid-19 para todas as pessoas com 18 anos de idade ou mais.

 

Até o momento, segundo plataforma LocalizaSUS, 10 milhões de pessoas já estão com a proteção reforçada contra a Covid-19, por meio da vacina bivalente. E a ampliação da faixa etária pode contemplar cerca de 97 milhões de pessoas.

 

A partir de amanhã poderão se vacinar todas as pessoas da faixa etária que já tenham recebido ao menos duas doses de vacinas monovalentes como esquema primário ou que tenham recebido previamente qualquer vacina covid-19 monovalente como dose de reforço.

A final do Campeonato da Segunda Divisão Municipal no último domingo (23) foi emocionante e cheia de surpresas. O Juventude venceu o Divinense por 3 a 1, garantindo o título e a vaga na primeira divisão. Confira algumas fotos da partida

Pode ser uma imagem de 7 pessoas

Pode ser uma imagem de 9 pessoas, pessoas jogando futebol e pessoas jogando futebol americano

Pode ser uma imagem de 12 pessoas

Pode ser uma imagem de 5 pessoas, pessoas jogando futebol americano, pessoas jogando futebol e grama

 

 

Com atleta de Vitória da Conquista no time, Seleção Brasileira foi campeã do Sul-Americano Sub-17

A Seleção Brasileira foi campeã do Campeonato Sul-Americano Sub-17 de 2023. O torneio foi realizado no Equador e o jogo do título aconteceu na noite deste domingo (23), na capital Quito. No elenco estava o jogador Luiz Gustavo, natural de Vitória da Conquista, e atualmente nas categorias de base do Corinthians.

A fase final da competição foi disputada no formato de hexagonal, por pontos corridos, sem disputa de final. Brasil e Equador chegaram na última rodada com chances de conquistar o título. Enquanto o Brasil aplicou 3 a 2 na Argentina, que tinha apenas chances remotas de ser campeã, os donos da casa ficaram apenas no 1 a 1 com a Venezuela.

O Equador poderia ter conquistado o título no saldo de gols de tivesse vencido, mas acabou com 11 pontos, atrás do Brasil, que só pode comemorar após o apito final do jogo, que aconteceu na sequência, no mesmo estádio.

Luiz Gustavo esteve presente em oito dos nove jogos disputados pela seleção, totalizando 570 minutos em campo. Ele fez o terceiro gol da vitória por 3 a 2 sobre o Paraguai no dia 14 de abril, com um chute forte de fora da área.

Caso Lucas Terra: mais de 20 anos após crimes, pastores acusados de estuprarem e queimarem jovem vivo vão a júri popular na Bahia

Lucas Terra tinha 14 anos quando foi abusado sexualmente e queimado vivo  — Foto: Reprodução/TV Bahia

Lucas Terra tinha 14 anos quando foi abusado sexualmente e queimado vivo — Foto: Reprodução/TV Bahia

Dois pastores evangélicos acusados de estuprarem e assassinarem o adolescente Lucas Vargas Terra, no ano de 2001, serão julgados nesta terça-feira (25), em Salvador. O júri será realizado no Fórum Ruy Barbosa, e a previsão é de que será concluído na sexta-feira (28).

Lucas Terra tinha 14 anos quando foi estuprado pelos pastores Joel Miranda e Fernando Aparecido da Silva, após flagrar uma relação sexual entre os dois, dentro de um templo da Igreja Universal do Reino de Deus, na capital baiana.

Depois disso, os dois réus colocaram o adolescente dentro de uma caixa de madeira e o queimaram vivo em um terreno baldio. Joel Miranda e Fernando Aparecido da Silva serão julgados pelos crimes de homicídio qualificado por motivo torpe e ocultação de cadáver.

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) não informou se eles também irão a júri pelo abuso sexual. Além deles, um terceiro pastor, o Silvio Galiza, também foi acusado do crime, condenado e preso em 2007, mas teve pena reduzida e ganhou liberdade condicional, em 2012. Entenda ponto a ponto:

Réus neste júri:

 

👉 Joel Miranda: na época do crime, Joel era pastor da Igreja Universal no Rio Vermelho – onde o estupro ocorreu. Após o crime, ele se mudou para o Rio de Janeiro, onde até 2022 comandava uma igreja.

👉 Fernando Aparecido da Silva: em 2001, ele trabalhava no Templo da Pituba. Após o crime, ele passou a comandar uma igreja em Minas Gerais.

O crime:

 

👉 O crime aconteceu no dia 21 de março de 2001, dentro de um templo da Igreja Universal do Reino de Deus, no bairro do Rio Vermelho.

👉 Na época, o pai da vítima contou que o adolescente foi estuprado após ter flagrado os pastores Joel e Fernando tendo relações sexuais.

👉 Depois disso, o adolescente foi colocado dentro de uma caixa de madeira e queimado vivo em um terreno baldio na Avenida Vasco da Gama, em Salvador, com ajuda do pastor Silvio.

Histórico:

 

👉 O pastor Silvio Galiza foi o primeiro a ser identificado pela polícia, por participação no crime. Ele foi apontado como o principal autor da morte de Lucas Terra. Em 2004, ele foi condenado a 18 anos de prisão e cumpriu cerca de sete anos de regime fechado. Em 2012, ele ganhou liberdade condicional.

👉 Em 2007, Silvio denunciou os pastores Joel Miranda e Fernando Aparecido da Silva por envolvimento no crime. Ele também confirmou que o flagrante da relação sexual entre Joel e Fernando foi a motivação do crime.

👉 Em 2008, o pastor Fernando Aparecido da Silva chegou a ser preso, mas em poucos meses, passou a responder o processo em liberdade.

👉 Em novembro de 2013, a Justiça inocentou Joel e Fernando. A família de Lucas recorreu e, em setembro de 2015, os desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) decidiram, por unanimidade, que os religiosos fossem à júri popular, decisão confirmada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

👉 Em abril de 2017, o STJ negou recurso especial para os acusados, que pediram a suspensão do júri popular.

👉 Em novembro de 2020, a 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu que os pastores vão a júri popular.

Morte do pai de Lucas

 

Pai de Lucas Terra protestou em frente ao fórum de Salvador — Foto: Reprodução/ TV Bahia

Pai de Lucas Terra protestou em frente ao fórum de Salvador — Foto: Reprodução/ TV Bahia

José Carlos Terra, de 65 anos, pai de Lucas Vargas Terra, morreu em fevereiro de 2019, no Hospital Ernesto Simões, em Salvador. Ele estava internado na unidade e teve uma parada respiratória decorrente de uma cirrose hepática, diagnosticada um ano antes.

 

Na época, a mãe de Lucas – Marion Terra – disse que ele teve o estado de saúde agravado em novembro de 2019, após receber a notícia de que a decisão que indicou o envolvimento do bispo Fernando Aparecido da Silva na morte do filho havia sido anulada pelo Ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), por falta de provas.

Uma “quase tragédia” foi registrada na BA-262 entre Vitória da Conquista e Anagé

Segundo a Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv), a colisão lateral entre carro de passeio e um caminhão, aconteceu após uma ultrapassagem malsucedida.

Uma ultrapassagem causou um acidente na BA-262, perto do povoado de Pradoso, em Vitória da Conquista. O acidente ocorreu por volta das 17h. Segundo a Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv), a colisão lateral entre carro de passeio e um caminhão, aconteceu após uma ultrapassagem malsucedida. O automóvel tentou fazer a ultrapassagem e acabou colidindo com o caminhão. Apesar do susto e dos estragos, ninguém ficou ferido. A Polícia Rodoviária controlou o tráfego de veículos no local, dando assim, segurança tanto para quem trafegava pela rodovia, como para os envolvidos no acidente.

// Sudoeste Acontece.

Patrícia Dutra Cangussu foi executada após casa ser invadida nesta segunda-feira

O crime foi registrado por volta das 3h30, quando homens encapuzados invadiram a vítima de 30 anos, e efetuaram os disparos contra ela, que morreu no local.

Um homicídio foi registrado na madrugada desta segunda-feira (24) em Pojuca. Uma mulher foi morta a tiros dentro de casa, situada na Rua Coração de Maria, no bairro Nova Pojuca. De acordo com informações apuradas pelo Mais Região, o crime foi registrado por volta das 3h30, quando homens encapuzados invadiram a casa de Patrícia Dutra Cangussu, 30 anos, e efetuaram os disparos contra ela. A vítima não chegou a ser socorrida. Conforme relatos, o companheiro da vítima que estava em casa, conseguiu fugir durante a ação criminosa. Ele deu entrada no Hospital Municipal Carlito Silva, onde recebeu atendimento médico. O caso foi registrado na 32ª Delegacia Territorial de Pojuca, onde será investigado.

Bahia: Garota é espancada até a morte e namorado executado por suspeita de pertencer a “facção rival”

Diego Bonfim, de apenas 20 anos, estava na casa de Raynara Vitória Sousa Celestino, de 16 anos, quando foi abordado pelos criminosos. Ele foi baleado e a garota espancada até morrer.

Um jovem identificado como Diego Bonfim, morador do bairro da Federação, foi executado por traficantes do BDM, após ter seu relacionamento amoroso com uma jovem de bairro rival em que ele morava descoberto. O assassinato aconteceu no bairro do Rio Sena.

Segundo informações apuradas pelo Informe Baiano, Diego, de apenas 20 anos, estava na casa de Raynara Vitória Sousa Celestino, de 16 anos, quando foi abordado pelos criminosos. Diego morava no mesmo bairro, que é dominado pelos traficantes do CV. Em um vídeo divulgado pelos criminosos, Diego é questionado sobre sua origem. Ele tenta se explicar, dizendo que mora próximo da Avenida Vasco da Gama, mas que não vive na área conhecida como Forno, dominada por traficantes do CV. “É perto do pistão, na Vasco, lá é CV. Eu não moro dentro não, meu tio. Não me envolvo não”, disse o jovem antes de ser executado. Horas depois, o corpo de Diego foi encontrado por populares na rua.

Espancada até a morte

A jovem que estava com ele, identificada como Raynara Vitória Sousa Celestino, 16 anos, moradora do bairro Rio Sena, foi agredida. Ela foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no Hospital do Subúrbio. Sobre a morte de Diego, a Polícia civil disse que “um homem sem identificação foi socorrido por policiais militares para o Hospital do Subúrbio, na noite de sábado (22), após ser atingido por disparos de arma de fogo. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade de saúde”. A PC disse ainda as circunstâncias, autoria e motivação do crime serão investigadas pela 3ª Delegacia de Homicídios (DH/BTS). No entanto, a Polícia Civil ainda não confirma a relação entre as vítimas. Diego deixou um filho de 1 ano.

Conquista: Sheila Lemos vai gastar aproximadamente R$60 milhões com iluminação de LED

A Prefeitura de Vitória de Conquista vai gastar aproximadamente R$60 milhões com a iluminação de LED na cidade. O programa Brilha Conquista, visa substituir todas as lâmpadas de vapor de sódio da cidade e dos distritos por iluminação de LED.

A iniciativa entra em ação para resolver o problema da escuridão nas ruas da cidade após mais de três anos, quando na gestão do ex-prefeito Herzem Gusmão, lâmpadas convencionais foram substituídas por lâmpadas de LED, em alguns bairros. No entanto, a maior parte da  vias da cidade não foram contempladas. Para executar a mudança, na época, o gestor realizou um empréstimo junto à Caixa Econômica Federal, o Finisa Ilumina, na ordem de R$10 milhões que tinha com objetivo a iluminação pública.

Agora, na gestão de Sheila Lemos, a colocação será feita pela Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), por meio do consórcio SPE Iluminação, vencedor do processo licitatório conduzido pela Prefeitura. O valor exato é na ordem de 59.474.961,00 (cinquenta e nove milhões, quatrocentos e setenta e quatro mil, novecentos e sessenta e um reais).

A troca das lâmpadas antigas por iluminação de LED chega após reclamações dos moradores da terceira maior cidade da Bahia. Segundo relatos dos moradores, a várias ruas de diferentes bairros estão enfrentando o mesmo problema: a escuridão. A prefeita Sheila Lemos chegou a declarar que a troca das lâmpadas seria iniciada em dezembro de 2022 ou em janeiro de deste ano.

No entanto, o projeto só entrou em ação agora no mês de abril e algumas ruas do bairro Urbis V, na zona oeste, foram contempladas. Com o projeto Brilha, o problema parece que será sanado.

Itabuna: Nova sede da Deam é entregue pelo Governo do estado

IMAGENS: KELLY HOSANA

Apoio: Com investimento de R$ 2 milhões, a unidade tem áreas para acolhimento de vítimas e atendimento mais humanizado.

As mulheres de Itabuna passaram a contar com um espaço mais acolhedor para denunciar violência doméstica. A Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) recebeu sede nova, entregue no início da tarde desta segunda-feira (24), pelo Governo do Estrado.

O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, e a delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, participaram da inauguração da unidade, que fica situada no Complexo Policial da cidade.

A entrega faz parte dos investimentos promovidos pelo Programa de Modernização das Estruturas Físicas da Segurança Pública, que prevê intervenções em quase 700 unidades em todo o estado, com a aplicação de mais de R$ 600 milhões.

Só na Deam de Itabuna foram investidos mais de R$ 2 milhões entre a construção e a aquisição de mobiliário e tecnologia.

Além de mais amplo e confortável, a unidade oferece espaços de escuta individualizada, permitindo mais discrição no atendimento das vítimas. Também possui espaço para atendimento psicológico especializado e área reservada para atendimento ao público infantil.

“Sem dúvidas a entrega das Deams está entre nossas prioridades. Este tipo de investimento oferece mais acolhimento às vitimas e melhores condições de trabalho aos servidores. A rede de proteção tão necessária para as mulheres que já chegam fragilizadas precisa funcionar por completo e ter uma Polícia Judiciária estruturada e capacitada colabora para isso”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.

Já a delegada-geral lembrou outras obras que são realizadas nas unidades da Polícia Civil no município. As sedes da 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior e a Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes passam por intervenções na estrutura física e devem ser inauguradas em breve.

Esta é a 4ª nova sede de unidade policial entregue pelo Governo do Estado em 2023. Entre os municípios beneficiados com o programa de modernização estão Salvador, com a entrega da sede da 12ª CIPM, Irecê e Serrolândia com a entrega de novas Delegacias Territoriais e de Coorpin.

Desde o início do projeto, mais de 30 novas sedes de unidades já foram entregues e há dezenas em construção em todas as regiões do estado.