prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Destaque1’

Caminhão baú pega fogo após colisão com carro na região sisaleira

Uma batida deixou um caminhão consumido pelo fogo na manhã desta segunda-feira (11) em um trecho da BR-324, entre Riachão do Jacuípe e Nova Fátima, na região da Bacia do Jacuípe. Segundo o Calila Notícias, o acidente ocorreu na localidade conhecida como “Zé da Mansinha”.
Um dos ocupantes do carro [HB20] precisou ser socorrido pela Brigada Voluntária Anjos Jacuipenses com suspeita de fratura no tornozelo e no maxilar. Não há mais informações sobre o estado de saúde dele. Já os ocupantes do caminhão, o motorista e o ajudante, não ficaram feridos.
Eles conseguiram sair do veículo antes de o fogo se espalhar. Até o momento não há informações sobre o que provocou o acidente.

Suspeito de crimes morre em operação policial na cidade de Jaguaquara; arma de fogo e drogas foram apreendidas, diz PM

Homem foi levado ao Hospital pela Polícia Militar. Foto: BMFrahm

Uma operação desencadeada nesta segunda-feira (11) pela Polícia Militar de Jaguaquara através da 3ª Cia do 19º BPM terminou com a morte de um suspeito na cidade. Segundo informações divulgadas pelo Comandante da 3ª Cia, Capitão/PM Hianderson Ribeiro, era por volta de 12h quando a polícia recebeu informações acerca de indivíduos que, de acordo com a PM, estariam reunidos no bairro Cruzeiro, planejando a execução de crimes, quando as guarnições de serviço juntamente com uma equipe da Polícia Civil se dirigiram ao local, onde houve o confronto armado.

Ainda conforme as informações da PM, as equipes teriam sido recebidas por disparos de arma de fogo, não restando alternativas que não fosse o revide. O homem alvejado, identificado como Ramon de Jesus Gomes, teria sido socorrido ao Hospital de Jaguaquara, mas não resistiu.

O corpo foi encaminhado do Hospital ao Instituto Médico Legal de Jequié para ser submetido ao processo de necropsia. ”Salienta-se que um outro homem visualizado pelos policiais e não identificado, conseguiu empreender fuga durante a ação’’, diz um trecho da nota.

A PM informou também que apreendeu 01 revólver, marca Taurus, calibre .38; 05 estojos deflagrados e uma munição picotada; 01 porção média e 03 petecas de substância análoga à cocaína; 02 porções médias de substância análoga à maconha; R$ 181,00 em espécie; e sacolés para comercialização de entorpecentes.

Da base de produção à comercialização, Governo do Estado impulsiona a agricultura familiar em três municípios baianos

Agricultores e agricultoras familiares dos municípios de Caém, Jacobina e São José do Jacuípe foram beneficiados, no último fim de semana, com novos equipamentos e centros de comercialização para impulsionar o desenvolvimento econômico a partir do rural, desde a base de produção até a comercialização.

No domingo (10/09), as novidades chegaram à São José do Jacuípe, no território Bacia do Jacuípe. Lá foi entregue a nova cobertura do Mercado Municipal e 50 novas barracas de feira, o que beneficiou diretamente as famílias agricultoras que comercializam seus produtos na feira de frutas e verduras, que funcionava a céu aberto, além de toda a população, que contará com mais segurança e conforto para adquirir os produtos.

Ainda em São José de Jacuípe, o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), entregou também a reforma e ampliação da Unidade de Beneficiamento de Mel para a Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa da Bahia (CPC).

O apicultor Leomarcio Araújo, da coordenação estadual do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), contou os benefícios da nova unidade. “Antes, quem desenvolvia a atividade teria que se deslocar para outra unidade ou realizar a colheita de forma inadequada, sem o devido padrão de higiene. Agora, teremos condições de realizar a colheita na própria comunidade e o retorno econômico somará bastante na renda familiar”. A nova unidade está certificada com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para realizar o processamento do mel.

Já nos municípios de Caém e Jacobina, os equipamentos foram entregues no sábado (9/9). Em Caém, 40 barracas de feira agora estão disponíveis para organizar e qualificar a feira livre do município. Além disso, foi autorizada a reforma da praça que sedia o espaço e a reforma e ampliação do Mercado Municipal da sede.

Com os novos equipamentos, feirantes como Tales Azevedo esperam melhorar a comercialização dos produtos. “Antes, tínhamos barracas improvisadas, algumas até bem antigas e desgastadas. Com essas barracas novas, nossa feira fica mais organizada e atraente. Agora, podemos apresentar nossos produtos de forma mais profissional e convidativa”.

Kits produtivos

Os agricultores familiares de Caém, Jacobina e de outros municípios que compõem o consórcio vão passar a contar com kits produtivos, entregues por meio da parceria entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável (CDS) do Piemonte da Diamantina.

Em Caém, foi feita ainda a entrega de um kit produtivo contendo uma moto, um tablet, um tanque de resfriamento de leite e um kit de apicultura. Já em Jacobina, foram distribuídos mais tanques de resfriamento de leite, kits de apicultura, motos e tabletes, também frutos dessa parceria. No total, o investimento é de R$ 2,9 milhões para essas iniciativas.

O presidente do Consórcio e prefeito de Mirangaba, Dirceu Ribeiro, comenta que as entregas vão auxiliar o desenvolvimento da agricultura familiar da região. “Vai contribuir bastante porque os resfriadores vão chegar nas comunidades para facilitar a comercialização do leite. Em relação ao mel, destaco os equipamentos de proteção individual (EPI), que trarão mais segurança para os apicultore

Pedimos a colaboração de todos pois os familiares dessa jovem no momento está precisando de oração e também de uma contribuição financeira vamos ajudar.

Paula Micaele se encontra entubada nesse momento pedimos a oração de todos pois para Deus nada é impossível nesse momento a família precisa de contribuição financeira para custear passagem e alimentação já que estão se locomovendo todos os dias para outra cidade.

CHAVE PIX: 77992137066

Maria Margarete da silva

24º ENCONTRO NACIONAL DE CAPOEIRA FOI REALIZADO NESTE FIM DE SEMANA.

Evento reuniu mestres, professores e capoeiristas de todas as idades em três dias de celebração, aprendizado e interação em Vitória da Conquista.

O Encontro Nacional de Capoeira, com o tema ‘‘AJEUM DE PRETO’’ foi realizado nos dias 08 a 10 de setembro, no Sítio Sul Eventos, em Vitória da Conquista. Em sua 24° edição, o evento foi promovido pelo Movimento Cultural Consciência Negra (MCCN) em parceria com o Instituto de Desenvolvimento e Ação Comunitária (IDAC), e o patrocínio foi do Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult) e da Superintendência Estadual de Fomento ao Turismo (Sufotur). O evento também contou com o apoio do deputado estadual Fabrício Falcão.

O Ajeum de Preto foi uma verdadeira festa da cultura popular, o evento reuniu cerca de 150 pessoas de diferentes idades e experiências. O evento teve a capoeira exaltada como uma expressão de resistência e tradição, marcada pela energia contagiante dos capoeiristas, que mostraram a importância de preservar e difundir essa manifestação artística tão representativa da cultura afro-brasileira.

Entre os Mestres que participaram do evento e compartilharam suas vivências, estava o Mestre Jogo de Dentro que fundou o Grupo Semente do Jogo de Angola em 1990 em Salvador ao lado de Mestre João Pequeno de Pastinha. Ele ressaltou que ‘‘a capoeira vai além do corpo e da música, ela faz parte da identidade negra’’, por isso se dedica em disseminar a capoeira de angola no Brasil e no mundo juntamente com o seu grupo.

Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar diferentes aspectos da capoeira, conhecendo suas técnicas, movimentos e valores históricos e ressignificando os saberes deixados pelos ancestrais. Além das vivências proporcionadas pelos mestres, a programação foi diversificada, com a realização de apresentações culturais, oficinas, samba de roda, rodas de capoeira, batizados, trocas de cordel, noite cultural e muito mais.

“O Ajeum de Preto foi um evento muito positivo, onde mais uma vez a nossa cultura foi fortalecida, onde nós, o povo preto, vivenciamos com muita emoção a ancestralidade dentro do evento, com a presença dos amigos que vieram pra somar, o evento foi um sucesso. A capoeira é parte importante da nossa identidade e merece ser valorizada, representa a história de resistência e superação, por isso é fundamental que a cidade promova eventos como esse que valorizam a capoeira, ressaltou o Mestre de Capoeira e um dos organizadores do evento, Fernando (Ferrugem).

A capoeira, além de promover a integração entre os capoeiristas, contribui para a difusão da cultura popular na cidade. Essa manifestação cultural é rica em história e simbolismo, e valorizá-la é valorizar a identidade do povo brasileiro.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E AÇÃO COMUNITÁRIA (IDAC

Carro cai em ribanceira e pega fogo após colisão na BA-262, entre Anagé e Vitória da Conquista

Um acidente ocorreu na manhã deste domingo, dia 10, por volta das 9h, na BA-262, entre as cidades de Anagé e Vitória da Conquista, localizadas na região do Sudoeste da Bahia. Os envolvidos foram um ônibus da marca Mercedes-Benz, modelo Comil Campione R, e um carro da marca GM, modelo Astra GLS.
De acordo com informações fornecidas pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE), suspeita-se que ambos os veículos estavam seguindo no mesmo sentido, de Anagé para Conquista, quando o carro colidiu com a parte frontal do ônibus. Após a colisão, o carro desceu uma ribanceira e acabou pegando fogo.
O motorista do carro, identificado como Pablo, de 29 anos, foi prontamente socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e encaminhado ao Hospital Geral de Conquista para receber os cuidados necessários.

Conquista: Mulher de 23 anos é encaminhada ao Disep pela PRF após ser flagrada com mais de 100 kg de drogas em ônibus

Uma mulher, cuja identidade não foi revelada,  de 23 anos de idade, foi encaminhada no último domingo (10) ao Disep (Distrito Integrado de Segurança Pública) após ser flagrada pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) com mais de 100 quilos de drogas em um ônibus rodoviário interestadual.

A apreensão de drogas ocorreu em um ônibus que fazia a rota São Paulo (SP) com destino a Arapiraca (AL), na BR-116, km 830.

Durante uma averiguação de rotina voltada para o combate ao tráfico de entorpecentes, os agentes da PRF notaram cinco caixas no bagageiro externo do veículo, o que levantou suspeitas.

Em seguida, os policiais identificaram a passageira responsável pelo transporte das caixas e, após uma inspeção mais detalhada, confirmaram que os volumes continham uma quantidade substancial de drogas ilícitas. No total, foram apreendidos 37,4 kg de cocaína, 50,55 kg de crack e 40,8 kg de maconha.

A mulher, de 23 anos, informou às autoridades que receberia uma quantia de 3 mil reais pelo transporte das substâncias ilegais, mas não revelou o destino final da carga. Tanto a passageira quanto os entorpecentes foram encaminhados para o plantão da Polícia Civil em Vitória da Conquista, onde foi registrado o flagrante.

Poções Urgente: Homem é encontrado morto dentro de canal; 2 suspeitos do crime foram presos

Servente de pedreiro é suspeito de matar a companheira e o filho dela de 10 anos a facadas

Um homem é suspeito de matar a companheira e o filho dela a facadas, em Araguapaz, na região noroeste do estado. De acordo com a Polícia Civil, após o crime, o servente de pedreiro Luciano Lino de Sousa, de 44 anos, se matou em seguida.

Segundo informado pelo delegado Ricardo Ramos, o caso foi descoberto pelo patrão do suspeito, que deu falta dele e foi até a casa em que ele morava. Ao não ser atendido, o empregador pulou o muro e encontrou os corpos de Monica Cristina da Silva Batista, de 35 anos, e Pedro Davi da Silva, de 10 anos.

A polícia ainda detalhou que o que se sabe sobre a morte do suspeito até este domingo (10) é que, no sábado (9), por volta das 6 horas, ele entrou de forma proposital na frente de um caminhão em uma rodovia. A suspeita é que o crime contra a mulher e a criança tenha ocorrido no mesmo dia.

O delegado detalhou que o casal estaria junto há três meses. Os vizinhos disseram à polícia que não chegaram a ouvir nenhuma discussão.

De acordo com a polícia, a motivação do crime ainda é desconhecida. O caso é investigado pela Delegacia de Mozarlândia, que tentará descobrir mais detalhes nos próximos dias.

Adolescente desaparecida em Lucas do Rio Verde é encontrada morta

O corpo de uma jovem foi encontrado enterrado amordaçado com as mãos amarradas para trás e com requintes de crueldade na tarde deste sábado (9) no município de Lucas do Rio Verde, a 360 km de Cuiabá. Yasmim Estefânia Alves Ribeiro, de 15 anos, estava desaparecida desde terça-feira (5).

Segundo o Corpo de Bombeiros (CBM), as buscas tiveram início no período da manhã em uma área de mata e após novas informações pela Polícia Civil, seguiram para uma área de mata de um outro bairro. As equipes encontraram o corpo com a ajuda de um cão farejador por volta das 15h.

Ainda no sábado (9), policiais civis prenderam em flagrante um homem apontado como responsável pelo assassinato e ocultação de cadáver. Ao todo, são três homens detidos que deverão responder por rapto, homicídio e ocultação de cadáver.

O homem preso no sábado, de 25 anos, estava em um barraco conhecido como ‘favelinha’, quando foi abordado por policiais. Ele tentou fugir mesmo algemado, mas sem sucesso.

Dois dos criminosos supostamente envolvidos no crime foram pegos no dia 6 de setembro. Ambos confessaram a participação no homicídio.

O suposto responsável pelo assassinato também confessou e relatou que um dos seus comparsas forneceu o veículo usado no sequestro da menina. Eles levaram ela para o bairro Tessele Júnior e, de lá, seguiram com a adolescente até a margem da mata, que fica ao lado do bairro, e a entregaram a outros dois criminosos que deveriam executá-la.