Foto: Reprodução
Este ano não haverá o pagamento do abono salarial, então, os trabalhadores devem aguardar o PIS/PASEP 2022. Tradicionalmente, esse benefício era liberado entre julho do ano corrente e junho do ano seguinte mas, diante da prioridade econômica frente ao combate da pandemia, o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) decidiu adiar o pagamento.A medida também leva em consideração o orçamento necessário para viabilizar o Benefício de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm).
Com essa mudança, os trabalhadores querem saber como será feito o pagamento do abono salarial no próximo ano. Por isso, reunimos neste artigo as principais informações sobre o PIS/PASEP 2022. Acompanhe!
O que é o PIS/PASEP?
O PIS/PASEP se trata da unificação dos fundos constituídos com recursos do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público – (PASEP).
Tem direito ao PIS os trabalhadores de empresas privadas e que recebem através da Caixa Econômica, casas lotéricas ou correspondentes Caixa Aqui.
Por outro lado, os servidores públicos que possuem o direito ao PASEP, recebem o recurso através do Banco do Brasil.
Pagamento do PIS/PASEP 2022
O pagamento adiado se refere ao calendário 2020, então, os trabalhadores que prestaram seus serviços com carteira assinada no referido ano, receberão o PIS/PASEP apenas em 2022. Em uma situação normal o abono salarial começaria a ser pago agora em julho e terminaria em junho de 2022.
Diante disso, é necessário ficar atento às datas de pagamento, visto que segundo a Resolução nº 896, de 23 de março de 2021, haverá uma alteração no período de pagamento. A partir do próximo ano, os valores serão liberados entre janeiro a dezembro de cada exercício.
Desta forma, o Codefat pretende divulgar no mês de janeiro de 2022 o calendário de pagamento anual e os procedimentos operacionais para identificação dos trabalhadores que possuem o direito ao abono salarial, serão realizados no período compreendido entre o mês de outubro desde ano, até o mês de janeiro de 2022.
Valor do abono
O abono tem o valor máximo definido por meio do salário mínimo, que é corrigido de acordo com o ano dos pagamentos. Mas para saber quanto você irá receber, também depende da quantidade de meses trabalhados no ano-base, assim, o pagamento será proporcional.
Para quem trabalhou em 2020, por exemplo, o valor que deveria ter sido recebido este ano poderia variar entre R$ 92 a R$ 1.100.
Sabendo que em 2022 o salário mínimo será novamente reajustado, é preciso aguardar o valor que será fixado pelo governo para calcular o PIS/PASEP.
Quem vai receber?
Mesmo diante dessas mudanças, os critérios para receber o PIS/PASEP continuam as mesmas. Dentre elas, estão:
Estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos;
Compartilhe: