O Hospital Geral de Vitória da Conquista emitiu nesta sexta-feira (28) um comunicado de superlotação. A unidade de saúde, que é um das maiores do interior da Bahia, está sem vagas no pronto socorro, na sala de reanimação, sem pontos de oxigênio disponíveis, sem leitos para testamento de pacientes com Coronavírus e sem vaga na sala de medicação.

Com a superlotação, o hospital solicita que outros pacientes sejam encaminhadas pada outros hospitais que pertencem ao Sistema Único de Saúde, pois a equipe técnica já não tem mais condições de tratar dos pacientes de forma adequada.

Os corredores e a recepção da emergência já estão sendo utilizados para alocar os pacientes, o que mostra a gravidade da situação. Conforme apurou o Blog do Sena, o painel epidemiológico mantido pelo Governo do Estado, mostra que 100% dos leitos de UTI adulto destinado a pacientes com Coronavírus estão ocupados. Já a ocupação dos leitos clínicos já atingiu 89%, isto é, dos 18 leitos disponíveis, 16 já estão ocupados.

Apesar de o aviso ter sido emitido pelo Hospital de Base, outras unidades já estou próximas da ocupação máxima. No Hospital das Clínicas de Conquista, 65% dos leitos de UTI destinados a paciente com Coronavírus estão ocupados.

O aumento da demanda por serviços de saúde se dão em face do aumentos dos casos de Coronavirus e de outras infecções virais.