O retorno, após o recesso junino, previsto para esta segunda-feira (08), não aconteceu para as escolas da zona rural. Motivo: falta de transporte escolar. As aulas nessas escolas só devem retornar entre os dias 22 e 29 de julho.

O Blog do Sena entrou em contato com o Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista (SIMMP) que confirmou a informação: Cerca de 15 escolas nucleadas não tiveram aula, entre as localidades estão Capinal, Inhobim, Baté Pé e Santa Marta.

A direção do Sindicato visitou as comunidades para verificar a situação. Na foto: Escola de Inhobim

O retorno às aulas das escolas da zona rural foi adiado devido à falta de celeridade da Prefeitura para realizar a licitação do transporte escolar. A última licitação do serviço foi realizada em 2013. Mesmo sob avisos da necessidade de um novo processo licitatório, o atual Governo Municipal continuou fazendo as contratações apenas por contrato emergencial. Mas dessa vez, a Prefeitura foi advertida pelo Tribunal de Justiça que determinou o cancelamento de todos os contratos. Resultado: Alunos sem transportes, e consequentemente fora da escola.

SIMMP informou também que enviou ofício à Secretaria Municipal de Educação (SMED) solicitando o posicionamento oficial do Governo a respeito do adiamento do recesso, assim como ao Conselho Municipal de Educação, pois apenas este pode aprovar alterações no calendário letivo.