Visão que virou oportunidade: Dr. Otto foi pioneiro na implantação do umbu gigante em Poções
O ex-prefeito de Poções, Otto Wagner de Magalhães, foi o primeiro gestor da região a apostar na implantação do cultivo do umbu gigante no município. À época, a iniciativa foi alvo de críticas e até motivo de piadas por parte de algumas pessoas primcipalmente politicos chegararam a chamar de doido sonhador e outras palavras e que não acreditavam no potencial da fruta para transformar a economia local.
Mesmo diante da desconfiança, o então prefeito seguiu firme no projeto. Visionário, Dr. Otto acreditava no benefício que o umbu gigante poderia trazer para os agricultores e para toda a região. As mudas, antes de serem distribuídas aos produtores rurais, eram cultivadas e cuidadas em estufas no distrito de Morrinhos, garantindo qualidade e fortalecimento das plantas antes do plantio definitivo.
A proposta era expandir o cultivo por toda a zona rural de Poções, incentivando os pequenos produtores a investirem na nova cultura agrícola. No entanto, segundo relatos, comentários maldosos e a falta de adesão de parte da população acabaram desmotivando muitos agricultores, que desistiram da ideia ainda no início.
Hoje, aqueles que acreditaram no projeto colhem os frutos — literalmente. O umbu gigante possui alto valor de mercado, inclusive para exportação, além de ser matéria-prima para diversos produtos derivados da polpa, como doces, geleias, sucos e licores, agregando ainda mais valor à produção. Especialistas apontam que, se houvesse maior adesão na época, Poções poderia atualmente figurar entre os maiores polos produtores da fruta no Brasil, com potencial até mesmo para instalação de fábricas de beneficiamento no município.
A história mostra que grandes iniciativas muitas vezes enfrentam resistência antes de serem reconhecidas. O projeto do umbu gigante é um exemplo de que ideias inovadoras podem mudar a realidade de muitas famílias quando recebem apoio e continuidade.
A iniciativa do ex-prefeito deixou um legado importante para o desenvolvimento agrícola local e segue sendo lembrada como um marco na busca por alternativas econômicas para o fortalecimento da zona rural de Poções
Ver essa foto no Instagram









