No dia 05 de Abril de 2020, às 20:00 horas, a Secretaria Municipal de Saúde de Poções – Bahia informa à comunidade poçoense que, até o presente momento, foram notificados dez casos suspeitos de COVID19 em Poções – Bahia, desses, nove pacientes encontram-se em quarentena domiciliar e um internado em isolamento em unidade hospitalar do nosso município. Todas essas condutas foram baseadas em protocolos e recomendações expedidas pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e Ministério da Saúde (MS).
Informamos ainda que dois casos, dentre os quatro que foram colhidos exames foram descartados, totalizando quatro casos descartados da doença, e nenhum mais aguarda resultado e mantemos até o momento sem nenhum caso confirmado. O fim de semana foi marcado por diversas denúncias de festas em localidades urbanas e rurais, para todas as denúncias foram deslocadas viaturas da polícia militar, guarda municipal e vigilância sanitária, com objetivo de coibir ações que aglomeram pessoas.
A Secretaria de Saúde do município reitera mais uma vez que os decretos, as recomendações de sociedades civis, comoções sociais expedidas em mídias tem por objetivo efetuar a principal medida eficaz da diminuição da possibilidade de propagação do vírus, que é o isolamento social. É importante frisar novamente que, conforme recomendações da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), é orientado à população em geral utilizar máscaras de pano, com pelo menos duas camadas, nas ruas, com objetivo de prevenir a propagação da doença em nosso estado, medidas já adotadas com sucesso em outros países.
A despeito dos resultados negativos, que deixa feliz a toda comunidade poçoense, não é o momento de desconsiderar a gravidade da doença, tampouco descuidar as medidas já adotadas e respeitadas, para essa semana, intensificaremos todas as ações implementadas até então acrescidas de outras, mantendo o objetivo de prevenir a terra do divino dessa pandemia e criar estrutura necessária para atendimento dos pacientes que, por ventura, precisem do nosso sistema de saúde. Importante ainda intensificar os cuidados pessoais, com lavagem constante das mãos, uso de máscaras, tendo em vista que municípios vizinhos, como Vitória da Conquista, onde existe um fluxo diário de munícipes, sofre um aumento gradativo do número de casos diariamente.

Atenciosamente

Leandro Araújo Mascarenhas
Prefeito de Poções – BA

Jorge Luís Lemos
Secretário de Saúde
Vice Prefeito de Poções – Bahia

05 de abril de 2020, 20:00 h.