Ser santo, atingido por um raio ou ganhar na Mega da Virada: saiba o que é mais provável
Com o sorteio da Mega da Virada se aproximando, o sonho de se tornar o mais novo bilionário do Brasil ganha força. No entanto, de acordo com as estatísticas, essa probabilidade pode ser mais surpreendente do que, de fato, o valor do prêmio – que este ano conta com o maior valor da história.
A Caixa Econômica Federal estima que as chances de acertar os seis números são de 1 em mais de 50 milhões, o que torna o prêmio algo quase improvável. Por outro lado, a probabilidade de uma pessoa ser atingida por um raio no Brasil é, em média, de 1 para 1 milhão, conforme aponta o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Na prática, esse risco é 50 vezes maior do que a sorte de ganhar na Mega.
Outro evento que, segundo as estatísticas, é muito mais provável, é o de ser canonizado. No livro “Vida: As Probabilidades”, o autor Gregory Baer estima que a chance de alguém virar santo é de 1 em 20 milhões. Já a possibilidade de ter quadrigêmeos são de aproximadamente 1 em 700.000 gestações, segundo apontado pela a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva.O Arquivo Internacional de Ataques de Tubarão, do Museu de História Natural da Flórida (EUA), aponta que a chance de uma pessoa ser atacada por um tubarão é de 1 em 11,5 milhões. Na prática, isso significa que, mesmo sendo um evento raríssimo, ainda é cerca de quatro vezes mais provável do que acertar sozinho as dezenas da Mega da Virada.









