Partido vai governar em 115 das 417 cidades do estado. Na Chapada, serão 10 municípios comandados por prefeitos da legenda. Base política do governador teve vitórias em 309 cidades, enquanto a oposição conquistou 107 municípios.

O Partido Social Democrático (PSD) foi a legenda que mais elegeu prefeitos na Bahia nas eleições municipais de 2024. A partir do ano que vem, 115 das 417 cidades do estado estarão sob o comando de prefeitos filiados ao partido. O número equivalente a mais de 27% das cidades do estado.

No ranking dos partidos que conquistaram mais prefeituras, o segundo lugar foi ocupado pelo Avante. O partido saiu vencedor em 60 municípios. E também se consolidou como a legenda que mais cresceu entre uma eleição municipal e outra, saindo de 4 prefeitos eleitos em 2020 para os atuais 60 em 2024.

Com vitória consolidada em 50 cidades baianas, o Partido dos Trabalhadores (PT) aparece em seguida e ocupa a terceira posição no ranking.

Na Chapada Diamantina, das 24 cidades do território, 10 serão comandadas por prefeitos do PSD, cinco pelo Avante, três pelo PSB e duas pelo PT.

Os três partidos fazem parte da base aliada ao Governo da Bahia. Juntos, eles vão comandar 225 municípios, mais da metade do estado (53%).

Formada ainda por MDB, PCdoB, PV, PSB, Podemos e Solidariedade, a base governista conquistou 309 prefeituras ao todo, enquanto a oposição ficou com 107. Apesar de um número menor de prefeituras, 13 das 20 maiores cidades da Bahia serão administradas por prefeitos que fazem oposição ao governo do Estado, incluindo a capital do estado.

O prefeito eleito de Seabra, Neto da Pousada, faz parte do PCdoB, base aliada do governo.

Os dados são do Mapa de Apuração do g1, elaborado com informações do 1º turno disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O Progressistas (PP) aparece na 4ª posição, com 41 prefeituras, e o União Brasil, principal partido de oposição ao governo estadual, ficou em 5º lugar, com 39 prefeitos eleitos neste ano.

O 2º turno inédito em Camaçari, onde disputam Luiz Caetano (PT) e Flávio Matos (União Brasil), ainda pode dar mais vantagens aos partidos dos candidatos.

O feito do PSD não se limitou à Bahia, o partido também conquistou o maior número de prefeituras a nível nacional. Ao todo, a legenda conseguiu vencer em 888 municípios do país.

O senador baiano Otto Alencar, presidente PSD no estado, celebrou as vitórias e comentou sobre a contribuição do partido para a base do governador Jerônimo Rodrigues nas cidades. “Sou municipalista e sei que tudo acontece nos municípios. É lá que se resolve as dificuldades sociais da população”, disse em um vídeo publicado em uma rede social.

O governador da Bahia também avaliou positivamente o balanço das eleições. “Saímos com êxito dessas eleições”, resumiu ele em comunicado feito pelo PT.

Compartilhe: