Primeiro nome na lista que disputa vaga na cabeça de chapa do PT ao Governo da Bahia, o secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues (PT), já é o nome favorito da militância da legenda.

Os outros dois candidatos petistas que disputam a candidatura são Luiz Carlos Caetano (secretário de Relações Institucionais) e Moema Gramacho (prefeita de Lauro de Freitas). Os nomes foram anunciados pelo senador Jaques Wagner (PT), em entrevista à Rádio Metropole nesta segunda-feira (7).

Foi na titularidade da pasta da educação, que Rodrigues fortaleceu seu nome na disputa. Natural de Jequié, Jerônimo é graduado em engenharia agronômica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) com especialização em desenvolvimento territorial sustentável, pela Universidade Federal De Campina Grande (UFCG).

Ele é mestre em Ciências Agrárias pela UFBA. Atuou no Movimento de Organização Comunitária (MOC), de 1995 a 2006. Foi membro do conselho curador da Fapesb e do fundo de combate à pobreza da Bahia, do conselho de segurança alimentar e nutricional baiano.

Na política, atuou em diversas áreas, como secretário executivo adjunto do Ministério do Desenvolvimento Agrário; secretário nacional do Desenvolvimento Social; assessor especial da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia; assessor especial da Secretaria de Planejamento; secretário de Desenvolvimento Rural. Em 2019 assumiu o seu grande desafio: comandar a pasta mais estratégica e de maior orçamento do estado da Bahia, a Educação

Fonte: Chayenne Guerreiro/Metro1 | Foto: Mateus Pereira