A Secretaria Municipal de Saúde do município de Poções, divulgou na manhã desta quarta-feira (08), números parciais da campanha de vacinação contra a gripe.
A campanha nacional deu inicio no dia 04 de Abril e estende até dia 31 de Maio. Em Poções, o dia “D” da campanha foi no último dia 04 de Maio, segundo assim o cronograma do Ministério da Saúde, priorizando crianças dos seis meses a seis anos incompletos e gestantes, idosos, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, trabalhadores da saúde, povos indígenas e professores de escolas públicas e privadas, cidadãos privados da liberdade, trabalhadores do sistema penitenciário e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas.
No município, a vacinação continua em todas as unidades de saúde  que ficam abertas das 7:oo às 12:00 e das 13 às 17h. Para a aplicação da dose é necessário apresentar a carteira de vacinação em dia. A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A meta é imunizar pelo menos 90% dos grupos elegíveis para vacinação.
Os dados parciais apresentados pela Secretaria de Saúde mostravam que no município já ultrapassou os 50% do público alvo, chegando assim aos 58% de dose aplicadas; Crianças 57,21% Trabalhadores da saúde 35,02% Gestantes 80,04% Puérperas 93,51% Idosos 60,25% e Professores 40,64%.
Outros dados também foram divulgados, no geral; Brasil 46,54% e estadual 41,20%. Crianças e gestantes foram priorizadas este ano porque foram as que menos se vacinaram em 2018. “Estamos otimista que chegaremos ao nosso alvo, que segue o mesmo do Ministério da Saúde, que é vacinar 90% dos munícipes. Quero ressaltar que as doses continuam disponíveis nas unidades de saúde, portanto se você ainda não foi imunizado, se desloque até sua unidade, sempre acompanhado de seus documentos pessoais, cartão do SUS, cartão da família e caderneta de vacinação”, disse o coordenador de Vigilância Epidemiológica do município, o enfermeiro Wesley Freitas.