De acordo com boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde na noite desta última terça-feira, 14 de Abril, 02 exames atestaram negativo para a infecção do COVID19 (corona vírus) desde o início da pandemia (no mês de fevereiro) todos os pacientes atestaram negativo para a doença, número de casos confirmados te o momento está zerado no município.

Para o secretário de saúde, Jorge Luís, o vírus tem sido contido devido às ações de contenção aplicada no município, a exemplo das barreiras sanitárias, uso de mascaras, abertura alternada do comercio, higienização de lugares onde aglomera pessoas, controle da feira livre, dentre outras ações que fazem parte do plano de contingência.

Segundo relatório técnico emitido pela Secretaria de saúde, através do setor de Vigilância Epidemiológica do município, o coordenador Wesley Freitas, apresentou um gráfico de projeção apontando o início da curva do COVID19 em Poções. De acordo com o gráfico, a curva acontece no mês de Abril e poderá prolongar até Julho, devido ao clima frio que sobre vem na região.

Ainda de acordo com o gráfico, podemos entender o perigo de não manter o distanciamento social, onde a curva, representada pela linha preta sobrepõe à linha verde (capacidade de atendimento do SUS). No gráfico, podemos ver também o resultado do distanciamento social só dos idosos (linha vermelha), mesmo assim ainda sobrepõe a capacidade de atendimento do SUS. Já mantendo o distanciamento total como é recomendado pela Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde e Secretaria Municipal, os possíveis infectados poderão ser totalmente cobertos pelo atendimento do sistema de saúde (representado pela linha marrom) que fica a baixa da linha verde.

Todas essas informações foram apresentadas no boletim diário via life no Facebook na página oficial do secretário de saúde.