Pesquisa PoderData divulgada nesta sexta-feira, 29, revela que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto para a Presidência com vantagem de cinco pontos sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL). O petista tem 41% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, aparece em segundo, com 36%, uma diferença de cinco pontos percent

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece na sequência, com 6%; o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) tem 4%, e o deputado federal André Janones (Avante), 3%. Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para ou mais ou para menos, esses três pré-candidatos estão tecnicamente empatados.

A diferença de cinco pontos entre o petista e presidente é a mesma registrada pelo mesmo instituto na rodada de 15 dias atrás, indicando estabilidade de ambos os pré-candidatos.

Naquela ocasião, porém, a lista de presidenciáveis tinha um nome a menos, já que a edição mais recente do levantamento incluiu o nome de Luciano Bivar, pré-candidato do União Brasil, partido que anunciou o desembarque do projeto de uma candidatura única da terceira via. Ele tem 1% das intenções de voto, empatado com a senadora Simone Tebet (MDB).

José Maria Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP), Luiz Felipe D’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU) não pontuaram. Brancos e nulos somam 4% e não sabem, 3%.

O PoderData consultou 3 mil eleitores por telefone entre os dias 24 e 26 de abril. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais, para mais ou para menos. O registro da pesquisa na Justiça Eleitoral é BR-07167/2022.Fonte Jornal A Tarde. foto Reprodução