Vitória da Conquista segue com alerta de chuvas intensas e grande perigo até às 10h20 desta sexta-feira (10), segundo boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A quantidade de chuva pode ser superior a 60 milímetros por hora ou 100 milímetros por dia e ventos superiores a 100 km/h.

Segundo o Inmet, há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e transtornos no transporte rodoviário das áreas afetadas. Em caso de situação de grande perigo, o Inmet orienta que o cidadão procure abrigo e evite permanecer ao ar livre.

De acordo com a Defesa Civil Municipal, no período de 24 horas até meio-dia, os cinco pluviômetros instalados na área urbana de Vitória da Conquista registraram uma média de 29,35 milímetros de chuva. Nos bairros Patagônia e Bruno Bacelar, foram observadas as maiores quantidades de chuva, 34,68 e 31,45 milímetros, respectivamente. Já são aproximadamente 15 chamados registrados pelo órgão.

A Defesa Civil funciona 24 horas por dia para atender a população, em casos como deslizamentos, desabamentos, enchentes e inundações e pode ser acionada por meio do número 199.

Secom PMVC