Há um ano, o Hospital de Jaguaquara, no Vale do Jiquiriça, passou pelo processo de estadualização, compondo a rede de unidades de saúde sob responsabilidade do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab). Desde então, mais de 117 mil procedimentos cirúrgicos, clínicos e de diagnóstico foram realizados na unidade gerida pela Fundação Fabamed, ampliado e descentralizando a assistência à saúde.

No período, os procedimentos de diagnóstico foram destaque na unidade, que realizou quase 60 mil diagnósticos entre laboratório clínico, radiologia, ultrassonografia e eletrocardiograma, como explica o diretor médico da unidade, Washington Luiz Galindo.

“Nesse primeiro ano de gestão, realizamos mais de 117 mil procedimentos, contribuindo para trazer qualidade de vida a toda a população de Jaguaquara. Prezamos, sempre, por um serviço humano e de qualidade. Por trás de todos os milhares de atendimentos e procedimentos, existem inúmeras vidas que serão sempre a primazia da nossa gestão”, avalia.

Ao longo de 2023, foram mais de 55 mil procedimentos clínicos realizados, com destaque para Atendimento de Urgência na Atenção Especializada, com 40.237 atendimentos, e Consulta Médica na Atenção Especializada, com 8.032. Além disso, foram mais de 1,3 mil cirurgias ambulatoriais realizadas no período.

Presidente da Fundação Fabamed, José Saturnino Rodrigues ressalta que o trabalho tem sido focado no reforço à assistência. “O Hospital de Jaguaquara passou a ser gerido por uma organização social que traz consigo uma história de êxito, que trabalha sempre para oferecer serviços mais qualificados e tecnologia de última geração, aliando cuidado e estrutura de ponta. E isso fica claro diante da produtividade exposta, que representa a saúde chegando para milhares de baianos e baianas do Vale do Jiquiriça”, comemora.

Classificado como unidade de médio porte, o HJ conta com 54 leitos e disponibiliza ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) atendimento médico em urgência e emergência adulto e pediátrico, internação hospitalar nas especialidades de clínica médica, cirúrgica, urologia, angiologia, ginecologia, além de atendimento ambulatorial e serviços de apoio assistencial.

Compartilhe: